HORA DA VIRADA: A LEITURA ENTRE A ESCOLA E A UNIVERSIDADE
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37132 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1600 "inscrito_id" => 4144 "titulo" => "HORA DA VIRADA: A LEITURA ENTRE A ESCOLA E A UNIVERSIDADE" "resumo" => "Este trabalho traz o relato de uma experiência que tem com o objetivo de ampliar a competência linguística dos estudantes das turmas do projeto Hora da Virada (HV) voltados para aqueles com defasagem idade/série. Compartilhamos parte das propostas realizadas nas aulas de Língua Portuguesa e Produção Textual, que integraram no primeiro semestre de 2017 a pesquisa “Educação e Currículo: práticas, políticas e programas no cotidiano da escola. Neste trabalho visamos, sobretudo, aprimorar a leitura e a produção textual através de textos dos gêneros literário e jornalístico. A pesquisa e os trabalhos desenvolvidos como desdobramento desta está sendo realizada em uma escola municipal, que nomeamos de Escola Azul, pertencente à rede educacional da prefeitura de São Gonçalo/RJ. Para o desenvolvimento deste trabalho que tem como horizonte desenvolver, através da produção textual, as diferentes linguagens como apresentada nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1997), assim como, estimular a pesquisa com a ida à biblioteca escolar e o uso dos diversos jornais encontrados nas bancas de jornal do entorno contribuindo para a leitura e escrita como prática social e o domínio linguístico tanto escrito quanto oral. Apoiando-nos na teoria de Koch&Elias (2010), que defende que o trabalho com gêneros e sequências textuais desenvolve a competência metagenérica dos alunos, auxiliando-os na escolha adequada do que produzir textualmente nas situações comunicativas que se apresentam cotidianamente, formulamos algumas estratégias didáticas para as atividades que visam aprimorar a organização do pensamento e o desenvolvimento de ideias e argumentos para a produção e uma maior participação dos alunos. Resultando, portanto, em uma produção textual com mais qualidade e interesse demonstrado pelos alunos. Concluímos que, além de ampliar a competência desses estudantes, aprendemos com eles e com essa pesquisa integrando universidade e escola, que não há uma receita mas que é preciso educar, como nos diz Margareth Meed, naquilo que ninguém sabe ainda, mas que alguns terão que saber amanhã." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "LEITURA, PRODUÇÃO TEXTUAL, HORA DA VIRADA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID4144_10092017235223.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALDALEA FIGUEIREDO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "SANTOS" "autor_email" => "ialda@icloud.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37132 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1600 "inscrito_id" => 4144 "titulo" => "HORA DA VIRADA: A LEITURA ENTRE A ESCOLA E A UNIVERSIDADE" "resumo" => "Este trabalho traz o relato de uma experiência que tem com o objetivo de ampliar a competência linguística dos estudantes das turmas do projeto Hora da Virada (HV) voltados para aqueles com defasagem idade/série. Compartilhamos parte das propostas realizadas nas aulas de Língua Portuguesa e Produção Textual, que integraram no primeiro semestre de 2017 a pesquisa “Educação e Currículo: práticas, políticas e programas no cotidiano da escola. Neste trabalho visamos, sobretudo, aprimorar a leitura e a produção textual através de textos dos gêneros literário e jornalístico. A pesquisa e os trabalhos desenvolvidos como desdobramento desta está sendo realizada em uma escola municipal, que nomeamos de Escola Azul, pertencente à rede educacional da prefeitura de São Gonçalo/RJ. Para o desenvolvimento deste trabalho que tem como horizonte desenvolver, através da produção textual, as diferentes linguagens como apresentada nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1997), assim como, estimular a pesquisa com a ida à biblioteca escolar e o uso dos diversos jornais encontrados nas bancas de jornal do entorno contribuindo para a leitura e escrita como prática social e o domínio linguístico tanto escrito quanto oral. Apoiando-nos na teoria de Koch&Elias (2010), que defende que o trabalho com gêneros e sequências textuais desenvolve a competência metagenérica dos alunos, auxiliando-os na escolha adequada do que produzir textualmente nas situações comunicativas que se apresentam cotidianamente, formulamos algumas estratégias didáticas para as atividades que visam aprimorar a organização do pensamento e o desenvolvimento de ideias e argumentos para a produção e uma maior participação dos alunos. Resultando, portanto, em uma produção textual com mais qualidade e interesse demonstrado pelos alunos. Concluímos que, além de ampliar a competência desses estudantes, aprendemos com eles e com essa pesquisa integrando universidade e escola, que não há uma receita mas que é preciso educar, como nos diz Margareth Meed, naquilo que ninguém sabe ainda, mas que alguns terão que saber amanhã." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "LEITURA, PRODUÇÃO TEXTUAL, HORA DA VIRADA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID4144_10092017235223.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALDALEA FIGUEIREDO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "SANTOS" "autor_email" => "ialda@icloud.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }