Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA PROBABILIDADE DE UM EXPERIMENTO ALEATÓRIO UTILIZANDO COMO RECURSO DIDÁTICO MATERIAL CONCRETO MANIPULATIVO

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA;, PROBABILIDADE DE UM EXPERIMENTO ALEATÓRIO;, MATERIAL CONCRETO MANIPULATIVO. Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35870
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 56
    "inscrito_id" => 1542
    "titulo" => "APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA PROBABILIDADE DE UM EXPERIMENTO ALEATÓRIO UTILIZANDO COMO RECURSO DIDÁTICO MATERIAL CONCRETO MANIPULATIVO"
    "resumo" => """
      Resumo\r\n
      Nas últimas décadas muitos estudos têm sido desenvolvidos sobre o cálculo das probabilidades, isto se dá, não apenas, por este ser um tema de muita complexidade, mas, pelas dificuldades enfrentadas pelos docentes em trabalhar este conteúdo em sala de aula.  Neste sentido, o presente trabalho procura embasado na Teoria da Probabilidade estruturar aspectos relevantes, os quais organizados em forma de proposta didática para que os mesmos possam servir de ponte para enfocar o papel do rigor, da abstração e do formalismo para a construção do conhecimento matemático. Desta forma, numa abordagem ao conceito de Probabilidade de um Experimento Aleatório, utilizando como recurso didático material concreto manipulativo, o estudo em si visa buscar alternativas de ensino que possam facilitar o trabalho do professor na sala de aula e o desenvolvimento de recursos que facilitem a aquisição dos conceitos necessários pelos estudantes, durante o processo ensino aprendizagem.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA;, PROBABILIDADE DE UM EXPERIMENTO ALEATÓRIO;, MATERIAL CONCRETO MANIPULATIVO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID1542_28042017103929.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HÉLIO OLIVEIRA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "HÉLIO"
    "autor_email" => "helioosr@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35870
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 56
    "inscrito_id" => 1542
    "titulo" => "APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA PROBABILIDADE DE UM EXPERIMENTO ALEATÓRIO UTILIZANDO COMO RECURSO DIDÁTICO MATERIAL CONCRETO MANIPULATIVO"
    "resumo" => """
      Resumo\r\n
      Nas últimas décadas muitos estudos têm sido desenvolvidos sobre o cálculo das probabilidades, isto se dá, não apenas, por este ser um tema de muita complexidade, mas, pelas dificuldades enfrentadas pelos docentes em trabalhar este conteúdo em sala de aula.  Neste sentido, o presente trabalho procura embasado na Teoria da Probabilidade estruturar aspectos relevantes, os quais organizados em forma de proposta didática para que os mesmos possam servir de ponte para enfocar o papel do rigor, da abstração e do formalismo para a construção do conhecimento matemático. Desta forma, numa abordagem ao conceito de Probabilidade de um Experimento Aleatório, utilizando como recurso didático material concreto manipulativo, o estudo em si visa buscar alternativas de ensino que possam facilitar o trabalho do professor na sala de aula e o desenvolvimento de recursos que facilitem a aquisição dos conceitos necessários pelos estudantes, durante o processo ensino aprendizagem.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA;, PROBABILIDADE DE UM EXPERIMENTO ALEATÓRIO;, MATERIAL CONCRETO MANIPULATIVO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID1542_28042017103929.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HÉLIO OLIVEIRA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "HÉLIO"
    "autor_email" => "helioosr@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Resumo Nas últimas décadas muitos estudos têm sido desenvolvidos sobre o cálculo das probabilidades, isto se dá, não apenas, por este ser um tema de muita complexidade, mas, pelas dificuldades enfrentadas pelos docentes em trabalhar este conteúdo em sala de aula. Neste sentido, o presente trabalho procura embasado na Teoria da Probabilidade estruturar aspectos relevantes, os quais organizados em forma de proposta didática para que os mesmos possam servir de ponte para enfocar o papel do rigor, da abstração e do formalismo para a construção do conhecimento matemático. Desta forma, numa abordagem ao conceito de Probabilidade de um Experimento Aleatório, utilizando como recurso didático material concreto manipulativo, o estudo em si visa buscar alternativas de ensino que possam facilitar o trabalho do professor na sala de aula e o desenvolvimento de recursos que facilitem a aquisição dos conceitos necessários pelos estudantes, durante o processo ensino aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.