Artigo Anais V FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

Visualizações: 289
A INICIAÇÃO À PESQUISA COMO EIXO CONSTRUTOR DO HABITUS CIENTÍFICO NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, INICIAÇÃO CIENTÍFICA, PEDAGOGIA Comunicação Oral(CO) GT 04 - CURRÍCULO, ESCOLA E TRABALHO DOCENTE Publicado em 26 de junho de 2013

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar os resultados parciais da pesquisa: “O Papel da Iniciação Científica na Formação dos Estudantes de Pedagogia da URCA”. No processo investigativo optou-se pela abordagem qualitativa, buscando compreender os fenômenos a partir dos próprios sujeitos. Como método, utilizou-se a análise documental e também a pesquisa bibliográfica, recorrendo às produções sobre a relação entre pesquisa e formação docente. Foram, inicialmente, aplicados questionários que permitiu traçar um perfil dos bolsistas de Pedagogia da URCA, bem como identificar como se deu o ingresso deles na bolsa. Com base nos estudos bibliográficos e através da análise dos questionários, os resultados sugeriram que o envolvimento dos alunos em grupos de estudo contribui para o seu ingresso e atuação como bolsistas, assim como a necessidade de se pensar mecanismos de democratização, de acesso e de permanência dos alunos em projetos de iniciação à pesquisa como possibilidade formativa pessoal, profissional e social.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.