Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROJETO PRAIA LIMPA: O QUE O OLHAR DOS ESTUDANTES NOS DIZEM SOBRE O MEIO AMBIENTE.

Palavra-chaves: FOTOGRAFIA, MEIO AMBIENTE, PRAIA LIMPA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL Pôster (PO) GT 14 - Educação Ambiental
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38400
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2649
    "inscrito_id" => 4169
    "titulo" => "PROJETO PRAIA LIMPA: O QUE O OLHAR DOS ESTUDANTES NOS DIZEM SOBRE O MEIO AMBIENTE."
    "resumo" => "Este trabalho apresenta um relato de experiência desenvolvida com estudantes do IV Ciclo da EJA – Educação de Jovens e Adultos, na Escola Municipal Professor Bartolomeu Fagundes, situada na cidade de Baía Formosa, Estado do Rio Grande do Norte. O Projeto de Educação Ambiental, no qual foi proposto uma oficina de fotografia, será desenvolvida na referida escola durante todo o mês de outubro pelo professor de ciências responsável por essas turmas. O projeto “Praia Limpa”, é um projeto do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, que junto a escolas estaduais e municipais, leva conhecimento e vivencia da educação ambiental aos alunos da rede pública de ensino. A oficina teve como objetivo retratar a percepção dos estudantes da transformação e degradação do meio ambiente, em especial toda a linha de praias da cidade de Baía formosa. Através de debates em sala de aula, foi enfocado o conceito de meio ambiente e ressaltada a importância dos ambientes com os quais estamos envolvidos. Por fim, procedeu-se à escolha das paisagens a serem fotografadas. A partir da oficina foram confeccionados painéis fotográficos dos espaços escolares e produzidos textos sobre o projeto praia limpa e o contexto da educação ambiental na experiência de fotografar. Estes trabalhos serão expostos no Hall da escola e os melhores trabalhos irão para um passeio em um barco escola cedido pelo governo do estado, em novembro. Pode-se afirmar que esta experiência contribuiu para a melhoria da preservação do meio ambiente, uma vez que boa parte do grupo ainda não tivera a oportunidade de fotografar cenas corriqueiras do dia a dia da praia com outra sensibilidade. Contribuiu também no sentido de valorização da produção individual e do grupo, que passou a perceber o meio ambiente não só do ponto de vista natural, mas como local de relações humanas, ainda que se trate de ambiente natural."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "FOTOGRAFIA, MEIO AMBIENTE, PRAIA LIMPA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA14_ID4169_15092017215231.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOELLYTON DO ROZÁRIO COSTA"
    "autor_nome_curto" => "JOELLYTON COSTA"
    "autor_email" => "jozynhocosta@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38400
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2649
    "inscrito_id" => 4169
    "titulo" => "PROJETO PRAIA LIMPA: O QUE O OLHAR DOS ESTUDANTES NOS DIZEM SOBRE O MEIO AMBIENTE."
    "resumo" => "Este trabalho apresenta um relato de experiência desenvolvida com estudantes do IV Ciclo da EJA – Educação de Jovens e Adultos, na Escola Municipal Professor Bartolomeu Fagundes, situada na cidade de Baía Formosa, Estado do Rio Grande do Norte. O Projeto de Educação Ambiental, no qual foi proposto uma oficina de fotografia, será desenvolvida na referida escola durante todo o mês de outubro pelo professor de ciências responsável por essas turmas. O projeto “Praia Limpa”, é um projeto do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, que junto a escolas estaduais e municipais, leva conhecimento e vivencia da educação ambiental aos alunos da rede pública de ensino. A oficina teve como objetivo retratar a percepção dos estudantes da transformação e degradação do meio ambiente, em especial toda a linha de praias da cidade de Baía formosa. Através de debates em sala de aula, foi enfocado o conceito de meio ambiente e ressaltada a importância dos ambientes com os quais estamos envolvidos. Por fim, procedeu-se à escolha das paisagens a serem fotografadas. A partir da oficina foram confeccionados painéis fotográficos dos espaços escolares e produzidos textos sobre o projeto praia limpa e o contexto da educação ambiental na experiência de fotografar. Estes trabalhos serão expostos no Hall da escola e os melhores trabalhos irão para um passeio em um barco escola cedido pelo governo do estado, em novembro. Pode-se afirmar que esta experiência contribuiu para a melhoria da preservação do meio ambiente, uma vez que boa parte do grupo ainda não tivera a oportunidade de fotografar cenas corriqueiras do dia a dia da praia com outra sensibilidade. Contribuiu também no sentido de valorização da produção individual e do grupo, que passou a perceber o meio ambiente não só do ponto de vista natural, mas como local de relações humanas, ainda que se trate de ambiente natural."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "FOTOGRAFIA, MEIO AMBIENTE, PRAIA LIMPA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA14_ID4169_15092017215231.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOELLYTON DO ROZÁRIO COSTA"
    "autor_nome_curto" => "JOELLYTON COSTA"
    "autor_email" => "jozynhocosta@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este trabalho apresenta um relato de experiência desenvolvida com estudantes do IV Ciclo da EJA – Educação de Jovens e Adultos, na Escola Municipal Professor Bartolomeu Fagundes, situada na cidade de Baía Formosa, Estado do Rio Grande do Norte. O Projeto de Educação Ambiental, no qual foi proposto uma oficina de fotografia, será desenvolvida na referida escola durante todo o mês de outubro pelo professor de ciências responsável por essas turmas. O projeto “Praia Limpa”, é um projeto do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, que junto a escolas estaduais e municipais, leva conhecimento e vivencia da educação ambiental aos alunos da rede pública de ensino. A oficina teve como objetivo retratar a percepção dos estudantes da transformação e degradação do meio ambiente, em especial toda a linha de praias da cidade de Baía formosa. Através de debates em sala de aula, foi enfocado o conceito de meio ambiente e ressaltada a importância dos ambientes com os quais estamos envolvidos. Por fim, procedeu-se à escolha das paisagens a serem fotografadas. A partir da oficina foram confeccionados painéis fotográficos dos espaços escolares e produzidos textos sobre o projeto praia limpa e o contexto da educação ambiental na experiência de fotografar. Estes trabalhos serão expostos no Hall da escola e os melhores trabalhos irão para um passeio em um barco escola cedido pelo governo do estado, em novembro. Pode-se afirmar que esta experiência contribuiu para a melhoria da preservação do meio ambiente, uma vez que boa parte do grupo ainda não tivera a oportunidade de fotografar cenas corriqueiras do dia a dia da praia com outra sensibilidade. Contribuiu também no sentido de valorização da produção individual e do grupo, que passou a perceber o meio ambiente não só do ponto de vista natural, mas como local de relações humanas, ainda que se trate de ambiente natural.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.