: O presente trabalho sobre a utilização de experimentos de baixo custo envolvendo as leis de Newton para o ensino de Física tem como objetivo mostrar como ocorre a aprendizagem dos alunos por meio da utilização de experimentos sobre as leis de Newton. Esse trabalho surgiu a partir da necessidade de mostrar que ao utilizar atividades experimentais como estratégia para ensinar as leis de Newton atrai a atenção dos alunos para a aula, uma vez que o conteúdo na maioria das escolas de todo Brasil é explicado por meios de conceitos e fórmulas e isso acaba tornando a aula monótona. O uso de experimentos possibilita aos discentes uma visão diferenciada da Física e dos processos desenvolvidos nos conhecimentos científicos. O estudo foi realizado com a turma com 22 alunos que cursam o 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal José Cavalcante de Oliveira escola da rede municipal de Regeneração-PI. O estudo se embasou em alguns autores como: Carvalho Junior (2002), Feynman (1999), Pietrocola (2010), Schroeder (2007) e Severino (2008). A metodologia utilizada no trabalho foi uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Após a realização dos experimentos o instrumento utilizado para a coleta dos dados da pesquisa foram os questionários aplicados a todos os alunos. Os resultados analisados e discutidos, mostra de modo geral que o uso de experimentos beneficia no aprendizado dos alunos, além de que utilizar atividades como metodologia facilitadora de aprendizagem auxilia na compreensão dos conteúdos de Física e isso desperta o interesse dos estudantes, uma vez que esse procedimento oferece um caráter inovador.