Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MATERIAL DIDÁTICO: MÉTODO EDUCACIONAL PARA CRIANÇA COM TEA DA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ CASTRO DE CAXIAS-MA

Palavra-chaves: MATERIAL DIDÁTICO, AUTISMO, APRENDIZAGEM Pôster (PO) GT 10 - Educação Especial
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37416
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 388
    "inscrito_id" => 4807
    "titulo" => "MATERIAL DIDÁTICO: MÉTODO EDUCACIONAL PARA CRIANÇA COM TEA DA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ CASTRO DE CAXIAS-MA"
    "resumo" => "O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é definido como uma alteração comportamental de etiologias múltiplas com presença de alterações qualitativas e quantitativas na comunicação e interação social, bem como comportamentos, interesses e presença de atividades repetitivas e restritas. O termo TEA tem sido amplamente utilizado para se referir a três condições que tem vários aspectos em comum: o Autismo Infantil, a Síndrome de Asperger e o Transtorno Global do Desenvolvimento Sem Outra Especificação.  (APA, 2013. P.880). O objetivo deste projeto foi desenvolver um material didático como método educacional para criança com TEA. A pesquisa foi desenvolvida no período de janeiro de 2017 na escola municipal José Castro situado na cidade Caxias-MA, por possuir em seu quadro de alunos crianças com aspectro autista. O material didático foi desenvolvido para uma criança diagnosticada com TEA, matriculada no 3º Ano do ciclo de alfabetização e que está em processo de alfabetização. Os resultados mostraram que os objetivos proposto foram alcançados no qual a aluna demostrou grande interesse pelo material desenvolvido, propôs sua aprendizagem na disciplina de ciências e no qual demonstrou menos dificuldades na matéria de ciências. Concluiu-se que adaptação de material didático configura-se em uma importante ferramenta no auxilio ao ensino e aprendizagem de crianças com o Transtorno do Espectro Autista."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "MATERIAL DIDÁTICO, AUTISMO, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA10_ID4807_09082017181946.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDREA SANTOS MASCARENHAS"
    "autor_nome_curto" => "ANDREA SANTOS"
    "autor_email" => "andrea.s.m.quimica@outloo"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37416
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 388
    "inscrito_id" => 4807
    "titulo" => "MATERIAL DIDÁTICO: MÉTODO EDUCACIONAL PARA CRIANÇA COM TEA DA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ CASTRO DE CAXIAS-MA"
    "resumo" => "O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é definido como uma alteração comportamental de etiologias múltiplas com presença de alterações qualitativas e quantitativas na comunicação e interação social, bem como comportamentos, interesses e presença de atividades repetitivas e restritas. O termo TEA tem sido amplamente utilizado para se referir a três condições que tem vários aspectos em comum: o Autismo Infantil, a Síndrome de Asperger e o Transtorno Global do Desenvolvimento Sem Outra Especificação.  (APA, 2013. P.880). O objetivo deste projeto foi desenvolver um material didático como método educacional para criança com TEA. A pesquisa foi desenvolvida no período de janeiro de 2017 na escola municipal José Castro situado na cidade Caxias-MA, por possuir em seu quadro de alunos crianças com aspectro autista. O material didático foi desenvolvido para uma criança diagnosticada com TEA, matriculada no 3º Ano do ciclo de alfabetização e que está em processo de alfabetização. Os resultados mostraram que os objetivos proposto foram alcançados no qual a aluna demostrou grande interesse pelo material desenvolvido, propôs sua aprendizagem na disciplina de ciências e no qual demonstrou menos dificuldades na matéria de ciências. Concluiu-se que adaptação de material didático configura-se em uma importante ferramenta no auxilio ao ensino e aprendizagem de crianças com o Transtorno do Espectro Autista."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "MATERIAL DIDÁTICO, AUTISMO, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA10_ID4807_09082017181946.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDREA SANTOS MASCARENHAS"
    "autor_nome_curto" => "ANDREA SANTOS"
    "autor_email" => "andrea.s.m.quimica@outloo"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é definido como uma alteração comportamental de etiologias múltiplas com presença de alterações qualitativas e quantitativas na comunicação e interação social, bem como comportamentos, interesses e presença de atividades repetitivas e restritas. O termo TEA tem sido amplamente utilizado para se referir a três condições que tem vários aspectos em comum: o Autismo Infantil, a Síndrome de Asperger e o Transtorno Global do Desenvolvimento Sem Outra Especificação. (APA, 2013. P.880). O objetivo deste projeto foi desenvolver um material didático como método educacional para criança com TEA. A pesquisa foi desenvolvida no período de janeiro de 2017 na escola municipal José Castro situado na cidade Caxias-MA, por possuir em seu quadro de alunos crianças com aspectro autista. O material didático foi desenvolvido para uma criança diagnosticada com TEA, matriculada no 3º Ano do ciclo de alfabetização e que está em processo de alfabetização. Os resultados mostraram que os objetivos proposto foram alcançados no qual a aluna demostrou grande interesse pelo material desenvolvido, propôs sua aprendizagem na disciplina de ciências e no qual demonstrou menos dificuldades na matéria de ciências. Concluiu-se que adaptação de material didático configura-se em uma importante ferramenta no auxilio ao ensino e aprendizagem de crianças com o Transtorno do Espectro Autista.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.