Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

HORTA NA ESCOLA: PRATICANDO A INTERDISCIPLINARIDADE E DESENVOLVENDO A SUSTENTABILIDADE

Palavra-chaves: HORTA ESCOLAR, INTERDISCIPLINARIDADE, SUSTENTABILIDADE Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O referido projeto: “Horta na Escola: Praticando a interdisciplinaridade e desenvolvendo a sustentabilidade”, buscou incentivar as escolas da rede municipal de São Vicente Férrer/PE da educação Infantil, (creche e pré-escola) ao ensino fundamental e EJAI (Educação de Jovens, Adultos e Idosos) para mudanças de valores, hábitos e atitudes com plantio de hortas por meio da educação ambiental. Ressalta-se que a organização das hortas escolares, estão sendo se adequando de acordo com espaço das mesmas, sendo assim, com a solução da horta vertical, feitas a partir de garrafas pet, para as escolas que não possuem espaço para a implantação da horta no solo, e as demais trabalhar no espaço disponível possui (solo ou hidropônica). Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) sugerem que os conteúdos de educação ambiental e alimentar sejam tratados nos temas transversais de maneira interdisciplinar na educação formal possibilitando um universo para uma Alimentação Saudável, bem como, a integração da interdisciplinaridade de forma mais efetiva. O Projeto “Horta na Escola: praticando a interdisciplinaridade e desenvolvendo a sustentabilidade”, foi pensado com objetivo de que os educandos da Educação infantil, Ensino Fundamental e EJAI (Educação Jovens, Adultos e Idosos) aprendam o cultivo de hortaliças, e a partir da atividade de plantar, cuidar e colher passe a valorizar as práticas campesinas. Quando o educando aprende a cultivar hortaliças através do Eixo Temático: TERRA-VIDA-TRABALHO seu aprendizado quebra as barreiras escolares chegando até o seu ambiente familiar. Tem como objetivo, Implantar hortas nas escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJAI da rede municipal de ensino, possibilitando uma alimentação saudável, e a inserção de um laboratório natural interdisciplinar aos alunos. A educação Alimentar é essencial e deve basear-se em um processo ativo, assim, a horta escolar passa a ser um espaço alternativo para aquisição de aprendizado sobre alimentação e nutrição, podendo ser considerado um laboratório vivo onde as crianças experimentam diversas experiências, tornando o contato com os alimentos mais atraente e prazeroso, motivando assim o uso de uma alimentação mais nutritiva e saudável (BRASIL, 2005; REIS; SANTOS, 2005 apud SILVEIRA; ANDRADE; GUIMARÃES, 2009).

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