GÊNERO E FUTSAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO UNIFACEX
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37075 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1626 "inscrito_id" => 4667 "titulo" => "GÊNERO E FUTSAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO UNIFACEX" "resumo" => "Quando o assunto é futebol de maneira geral, culturalmente associamos a uma figura masculina como representante dela. Levando esta problemática ao contexto escolar, vemos que essa questão sobre gênero e futebol pode ser pensada nas aulas de Educação Física. Assim, nosso objetivo geral foi relatar uma sequência pedagógica realizada pelo PIBID de Educação Física do Unifacex, tratando sobre o tema de gênero e futsal/futebol, com os objetivos específicos de promover e debater sobre a inserção da mulher no futebol e experimentar os movimentos básicos do futebol. Para tanto, temos a etnografia educacional como metodologia de pesquisa, uma vez que essa metodologia permite a inserção do pesquisador no campo de estudo e envolver-se com o grupo estudado; a aula torna-se um laboratório de reflexão sobre a interação entre os estudantes e o professor. Como técnica de coleta de dados, utilizamos a observação participante e o diário de bordo relatando as observações e nossos encontros pedagógicos. Para isso, foram realizadas observações das aulas com o supervisor de campo para conhecimento das turmas, bem como do ambiente escolar e traçar juntos um planejamento. As aulas foram aplicadas nos dias 01,08 e 09 de junho de 2017 nas turmas de 8°série do ensino fundamental a 1° ano do ensino médio. Como resultados das observações, pudemos perceber a exclusão da mulher nas situações de futebol. Dessa forma, nossas intervenções foram planejadas no intuito de fomentar essa reflexão sobre a participação da mulher no futebol. As intervenções pedagógicas resultaram não apenas em discutir sobre a participação da mulher no futebol, mas sobre a participação de todos. A partir das aulas abertas sobre a prática do futebol e das discussões dos textos sobre a história da mulher no futebol, notamos uma participação maior das mulheres nas aulas de Educação Física, demonstrando seu interesse nessa prática corporal, ao mesmo tempo, que vimos o quanto os homens excluem as mulheres, afirmando que futebol é violento e só deve ser praticado por homens. Cada aula terminava com um momento de reflexão, onde debatíamos sobre essa tensão entre homens e mulheres no futebol. Depois dessas aulas, conseguimos fomentar uma reflexão que sensibilizou as turmas envolvidas nesse projeto. Por fim, podemos concluir que o PIBID alcançou um triplo objetivo: 1) de desmistificar no que diz respeito a participação da mulher no futebol, 2) fomentou uma reflexão sobre a atuação do supervisor de campo sobre aulas de futebol e 3) propicia aos bolsistas do Pibid uma formação inicial em Educação Física conectada diretamente ao cotidiano escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "FUTSAL, GÊNERO, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA7_ID4667_11092017003810.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALISON AYRTON NASCIMENTO REIS" "autor_nome_curto" => "ALISON REIS" "autor_email" => "alison_ayrton@hotmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX (UNIFACEX)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37075 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1626 "inscrito_id" => 4667 "titulo" => "GÊNERO E FUTSAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO UNIFACEX" "resumo" => "Quando o assunto é futebol de maneira geral, culturalmente associamos a uma figura masculina como representante dela. Levando esta problemática ao contexto escolar, vemos que essa questão sobre gênero e futebol pode ser pensada nas aulas de Educação Física. Assim, nosso objetivo geral foi relatar uma sequência pedagógica realizada pelo PIBID de Educação Física do Unifacex, tratando sobre o tema de gênero e futsal/futebol, com os objetivos específicos de promover e debater sobre a inserção da mulher no futebol e experimentar os movimentos básicos do futebol. Para tanto, temos a etnografia educacional como metodologia de pesquisa, uma vez que essa metodologia permite a inserção do pesquisador no campo de estudo e envolver-se com o grupo estudado; a aula torna-se um laboratório de reflexão sobre a interação entre os estudantes e o professor. Como técnica de coleta de dados, utilizamos a observação participante e o diário de bordo relatando as observações e nossos encontros pedagógicos. Para isso, foram realizadas observações das aulas com o supervisor de campo para conhecimento das turmas, bem como do ambiente escolar e traçar juntos um planejamento. As aulas foram aplicadas nos dias 01,08 e 09 de junho de 2017 nas turmas de 8°série do ensino fundamental a 1° ano do ensino médio. Como resultados das observações, pudemos perceber a exclusão da mulher nas situações de futebol. Dessa forma, nossas intervenções foram planejadas no intuito de fomentar essa reflexão sobre a participação da mulher no futebol. As intervenções pedagógicas resultaram não apenas em discutir sobre a participação da mulher no futebol, mas sobre a participação de todos. A partir das aulas abertas sobre a prática do futebol e das discussões dos textos sobre a história da mulher no futebol, notamos uma participação maior das mulheres nas aulas de Educação Física, demonstrando seu interesse nessa prática corporal, ao mesmo tempo, que vimos o quanto os homens excluem as mulheres, afirmando que futebol é violento e só deve ser praticado por homens. Cada aula terminava com um momento de reflexão, onde debatíamos sobre essa tensão entre homens e mulheres no futebol. Depois dessas aulas, conseguimos fomentar uma reflexão que sensibilizou as turmas envolvidas nesse projeto. Por fim, podemos concluir que o PIBID alcançou um triplo objetivo: 1) de desmistificar no que diz respeito a participação da mulher no futebol, 2) fomentou uma reflexão sobre a atuação do supervisor de campo sobre aulas de futebol e 3) propicia aos bolsistas do Pibid uma formação inicial em Educação Física conectada diretamente ao cotidiano escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "FUTSAL, GÊNERO, PIBID" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA7_ID4667_11092017003810.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALISON AYRTON NASCIMENTO REIS" "autor_nome_curto" => "ALISON REIS" "autor_email" => "alison_ayrton@hotmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX (UNIFACEX)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }