ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: REVELAÇÕES DE SENTIDOS E CONTEXTOS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36003 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3114 "inscrito_id" => 9294 "titulo" => "ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: REVELAÇÕES DE SENTIDOS E CONTEXTOS" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo identificar, entre as diversidades de atividades práticas lúdicas de conteúdos de Ciências Naturais, os exercícios considerados pelos estudantes como mais atrativos, e, consequentemente, encontrar contextos a partir dos sentidos atribuídos a eles. Dessa forma, nossa investigação gira em torno da seguinte questão de pesquisa: Será que a importância dada às atividades práticas se volta mais para a satisfação em aprender, ou seja, no contentamento ou quanto às aprendizagens de conteúdos, ou da própria prática? Para a coleta de dados, participaram 20 estudantes do Ensino Fundamental II (7º ano) em Escola Municipal de Jurema – PE. Os discentes vivenciaram os conteúdos de Meio Ambiente, Biomas Brasileiros, Origem da Vida, os Reinos e temas transversais, com base em aulas teórico-práticas, especialmente, quanto às atividades lúdicas. As atividades desenvolvidas foram maquetes, feira de ciências, jogos, competição de foguetes, peça teatral, dinâmicas e experiências. Os estudantes consideram as produções de maquetes mais atraentes (representam 40%); em seguida, a feira de ciências também apresenta boa aceitação dos discentes (correspondendo 30%). Os mais baixos valores ocorreram para competição de foguetes e peça teatral com 10%, respectivamente; e as dinâmicas e experiências representaram cada uma com 5%. Dos sentidos atribuídos, foi possível encontrar três contextos: (a) Satisfação nas vivências das atividades lúdicas em ciências naturais (30%); (b) Conteúdo e assuntos interessantes em ciências naturais (5%); (c) Multiplicidades de aprendizagem em ciências naturais (65%), concernentes às atividades facilitadoras de aprendizagem, visibilidade nas aprendizagens, aprendizagem na prática, aprendizagem pelas experiências, descoberta de aprendizagem e envolvimento no projeto de Ciências. Das considerações, pode-se dizer que adotar as atividades lúdicas em sala de aula é fundamental por serem propulsoras na contribuição de aprendizagens e isso, por certo, provoca uma satisfação em vivenciar os conteúdos de Ciências Naturais, bem como de outras áreas do conhecimento e até os tornando assuntos interessantes. Este texto se pauta na perspectiva freireana quanto a pensar as atividades lúdicas como possibilidades dos estudantes desenvolverem sua própria produção, ou seja, construção." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "CIÊNCIAS, ATIVIDADES LÚDICAS, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID9294_05102017120153.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELE MARIA DE MORAIS" "autor_nome_curto" => "DANIELE MORAIS" "autor_email" => "daninhamorais10@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36003 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 3114 "inscrito_id" => 9294 "titulo" => "ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: REVELAÇÕES DE SENTIDOS E CONTEXTOS" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo identificar, entre as diversidades de atividades práticas lúdicas de conteúdos de Ciências Naturais, os exercícios considerados pelos estudantes como mais atrativos, e, consequentemente, encontrar contextos a partir dos sentidos atribuídos a eles. Dessa forma, nossa investigação gira em torno da seguinte questão de pesquisa: Será que a importância dada às atividades práticas se volta mais para a satisfação em aprender, ou seja, no contentamento ou quanto às aprendizagens de conteúdos, ou da própria prática? Para a coleta de dados, participaram 20 estudantes do Ensino Fundamental II (7º ano) em Escola Municipal de Jurema – PE. Os discentes vivenciaram os conteúdos de Meio Ambiente, Biomas Brasileiros, Origem da Vida, os Reinos e temas transversais, com base em aulas teórico-práticas, especialmente, quanto às atividades lúdicas. As atividades desenvolvidas foram maquetes, feira de ciências, jogos, competição de foguetes, peça teatral, dinâmicas e experiências. Os estudantes consideram as produções de maquetes mais atraentes (representam 40%); em seguida, a feira de ciências também apresenta boa aceitação dos discentes (correspondendo 30%). Os mais baixos valores ocorreram para competição de foguetes e peça teatral com 10%, respectivamente; e as dinâmicas e experiências representaram cada uma com 5%. Dos sentidos atribuídos, foi possível encontrar três contextos: (a) Satisfação nas vivências das atividades lúdicas em ciências naturais (30%); (b) Conteúdo e assuntos interessantes em ciências naturais (5%); (c) Multiplicidades de aprendizagem em ciências naturais (65%), concernentes às atividades facilitadoras de aprendizagem, visibilidade nas aprendizagens, aprendizagem na prática, aprendizagem pelas experiências, descoberta de aprendizagem e envolvimento no projeto de Ciências. Das considerações, pode-se dizer que adotar as atividades lúdicas em sala de aula é fundamental por serem propulsoras na contribuição de aprendizagens e isso, por certo, provoca uma satisfação em vivenciar os conteúdos de Ciências Naturais, bem como de outras áreas do conhecimento e até os tornando assuntos interessantes. Este texto se pauta na perspectiva freireana quanto a pensar as atividades lúdicas como possibilidades dos estudantes desenvolverem sua própria produção, ou seja, construção." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "CIÊNCIAS, ATIVIDADES LÚDICAS, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID9294_05102017120153.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELE MARIA DE MORAIS" "autor_nome_curto" => "DANIELE MORAIS" "autor_email" => "daninhamorais10@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }