Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM UTILIZANDO JOGOS E MATERIAL CONCRETO NO CONTEÚDO FRAÇÃO COM ALUNOS DO PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO

Palavra-chaves: ESTRATÉGIAS DE ENSINO, JOGOS E MATERIAL CONCRETO, NOVO MAIS EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36871
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2601
    "inscrito_id" => 4796
    "titulo" => "ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM UTILIZANDO JOGOS E MATERIAL CONCRETO NO CONTEÚDO FRAÇÃO COM ALUNOS DO PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "O presente trabalho teve como objetivo principal relatar a experiência vivenciada com os alunos do programa Novo Mais Educação de uma escola da rede pública e do campo, na cidade de Jacaraú-PB, acerca da possibilidade da aplicação de ferramentas como estratégia fomentadora e facilitadora da produção de conhecimento acerca do conteúdo fração. Tendo como metodologia:aulas expositivas, prática e dinâmica, com utilização de jogos e produção de alimento. Assim, utilizamos jogos como uma ferramenta didática importante e eficaz para aprimorar a compreensão e apreensão do conceito do conteúdo trabalhado em sala de aula. As ferramentas utilizadas caracterizam-se como jogos: Bingo das frações e Dominó das frações. E, como material concreto, foi desenvolvido o tangram, disco de fração,e, ainda, utilizamos uma receitade bolo, caracterizando assim, como uma aula pratica e inovadora tornando-a mais atrativa e diferenciando das aulas vivenciadas no horário do ensino regular. É válido salientar que, cada aluno construiu seu próprio tangram. O tamanho da amostra variou entre trinta a quarenta alunos, haja vista que, as atividades foram aplicadas num período de oito aulas em dias diversos. Durante a aplicação das atividades, ficou explicito o interesse, envolvimento e entusiasmo dos participantes, tornando-se evidente a partir dos questionamentos e observações que foram levantadas ao decorrer das aulas, por parte dos alunos e de nós, aplicadores. Mediante a estes fatos, relatamos e classificamos, em termos gerais, o resultado esperado como satisfatório, segundo nossa avaliação observacional,uma vez que os alunos apresentaram alto nível de aprendizagem, a qual se pode concluir com base nos acertos e desenvoltura na solução de problemas do tipo fração."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ESTRATÉGIAS DE ENSINO, JOGOS E MATERIAL CONCRETO, NOVO MAIS EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID4796_14092017204335.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA VERÔNICA PEREIRA BARBOSA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VERÔNICA"
    "autor_email" => "vitflor1@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36871
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2601
    "inscrito_id" => 4796
    "titulo" => "ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM UTILIZANDO JOGOS E MATERIAL CONCRETO NO CONTEÚDO FRAÇÃO COM ALUNOS DO PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "O presente trabalho teve como objetivo principal relatar a experiência vivenciada com os alunos do programa Novo Mais Educação de uma escola da rede pública e do campo, na cidade de Jacaraú-PB, acerca da possibilidade da aplicação de ferramentas como estratégia fomentadora e facilitadora da produção de conhecimento acerca do conteúdo fração. Tendo como metodologia:aulas expositivas, prática e dinâmica, com utilização de jogos e produção de alimento. Assim, utilizamos jogos como uma ferramenta didática importante e eficaz para aprimorar a compreensão e apreensão do conceito do conteúdo trabalhado em sala de aula. As ferramentas utilizadas caracterizam-se como jogos: Bingo das frações e Dominó das frações. E, como material concreto, foi desenvolvido o tangram, disco de fração,e, ainda, utilizamos uma receitade bolo, caracterizando assim, como uma aula pratica e inovadora tornando-a mais atrativa e diferenciando das aulas vivenciadas no horário do ensino regular. É válido salientar que, cada aluno construiu seu próprio tangram. O tamanho da amostra variou entre trinta a quarenta alunos, haja vista que, as atividades foram aplicadas num período de oito aulas em dias diversos. Durante a aplicação das atividades, ficou explicito o interesse, envolvimento e entusiasmo dos participantes, tornando-se evidente a partir dos questionamentos e observações que foram levantadas ao decorrer das aulas, por parte dos alunos e de nós, aplicadores. Mediante a estes fatos, relatamos e classificamos, em termos gerais, o resultado esperado como satisfatório, segundo nossa avaliação observacional,uma vez que os alunos apresentaram alto nível de aprendizagem, a qual se pode concluir com base nos acertos e desenvoltura na solução de problemas do tipo fração."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ESTRATÉGIAS DE ENSINO, JOGOS E MATERIAL CONCRETO, NOVO MAIS EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID4796_14092017204335.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA VERÔNICA PEREIRA BARBOSA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VERÔNICA"
    "autor_email" => "vitflor1@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo principal relatar a experiência vivenciada com os alunos do programa Novo Mais Educação de uma escola da rede pública e do campo, na cidade de Jacaraú-PB, acerca da possibilidade da aplicação de ferramentas como estratégia fomentadora e facilitadora da produção de conhecimento acerca do conteúdo fração. Tendo como metodologia:aulas expositivas, prática e dinâmica, com utilização de jogos e produção de alimento. Assim, utilizamos jogos como uma ferramenta didática importante e eficaz para aprimorar a compreensão e apreensão do conceito do conteúdo trabalhado em sala de aula. As ferramentas utilizadas caracterizam-se como jogos: Bingo das frações e Dominó das frações. E, como material concreto, foi desenvolvido o tangram, disco de fração,e, ainda, utilizamos uma receitade bolo, caracterizando assim, como uma aula pratica e inovadora tornando-a mais atrativa e diferenciando das aulas vivenciadas no horário do ensino regular. É válido salientar que, cada aluno construiu seu próprio tangram. O tamanho da amostra variou entre trinta a quarenta alunos, haja vista que, as atividades foram aplicadas num período de oito aulas em dias diversos. Durante a aplicação das atividades, ficou explicito o interesse, envolvimento e entusiasmo dos participantes, tornando-se evidente a partir dos questionamentos e observações que foram levantadas ao decorrer das aulas, por parte dos alunos e de nós, aplicadores. Mediante a estes fatos, relatamos e classificamos, em termos gerais, o resultado esperado como satisfatório, segundo nossa avaliação observacional,uma vez que os alunos apresentaram alto nível de aprendizagem, a qual se pode concluir com base nos acertos e desenvoltura na solução de problemas do tipo fração.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.