ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM UTILIZANDO JOGOS E MATERIAL CONCRETO NO CONTEÚDO FRAÇÃO COM ALUNOS DO PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36871 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2601 "inscrito_id" => 4796 "titulo" => "ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM UTILIZANDO JOGOS E MATERIAL CONCRETO NO CONTEÚDO FRAÇÃO COM ALUNOS DO PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO" "resumo" => "O presente trabalho teve como objetivo principal relatar a experiência vivenciada com os alunos do programa Novo Mais Educação de uma escola da rede pública e do campo, na cidade de Jacaraú-PB, acerca da possibilidade da aplicação de ferramentas como estratégia fomentadora e facilitadora da produção de conhecimento acerca do conteúdo fração. Tendo como metodologia:aulas expositivas, prática e dinâmica, com utilização de jogos e produção de alimento. Assim, utilizamos jogos como uma ferramenta didática importante e eficaz para aprimorar a compreensão e apreensão do conceito do conteúdo trabalhado em sala de aula. As ferramentas utilizadas caracterizam-se como jogos: Bingo das frações e Dominó das frações. E, como material concreto, foi desenvolvido o tangram, disco de fração,e, ainda, utilizamos uma receitade bolo, caracterizando assim, como uma aula pratica e inovadora tornando-a mais atrativa e diferenciando das aulas vivenciadas no horário do ensino regular. É válido salientar que, cada aluno construiu seu próprio tangram. O tamanho da amostra variou entre trinta a quarenta alunos, haja vista que, as atividades foram aplicadas num período de oito aulas em dias diversos. Durante a aplicação das atividades, ficou explicito o interesse, envolvimento e entusiasmo dos participantes, tornando-se evidente a partir dos questionamentos e observações que foram levantadas ao decorrer das aulas, por parte dos alunos e de nós, aplicadores. Mediante a estes fatos, relatamos e classificamos, em termos gerais, o resultado esperado como satisfatório, segundo nossa avaliação observacional,uma vez que os alunos apresentaram alto nível de aprendizagem, a qual se pode concluir com base nos acertos e desenvoltura na solução de problemas do tipo fração." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "ESTRATÉGIAS DE ENSINO, JOGOS E MATERIAL CONCRETO, NOVO MAIS EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID4796_14092017204335.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA VERÔNICA PEREIRA BARBOSA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "VERÔNICA" "autor_email" => "vitflor1@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36871 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2601 "inscrito_id" => 4796 "titulo" => "ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM UTILIZANDO JOGOS E MATERIAL CONCRETO NO CONTEÚDO FRAÇÃO COM ALUNOS DO PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO" "resumo" => "O presente trabalho teve como objetivo principal relatar a experiência vivenciada com os alunos do programa Novo Mais Educação de uma escola da rede pública e do campo, na cidade de Jacaraú-PB, acerca da possibilidade da aplicação de ferramentas como estratégia fomentadora e facilitadora da produção de conhecimento acerca do conteúdo fração. Tendo como metodologia:aulas expositivas, prática e dinâmica, com utilização de jogos e produção de alimento. Assim, utilizamos jogos como uma ferramenta didática importante e eficaz para aprimorar a compreensão e apreensão do conceito do conteúdo trabalhado em sala de aula. As ferramentas utilizadas caracterizam-se como jogos: Bingo das frações e Dominó das frações. E, como material concreto, foi desenvolvido o tangram, disco de fração,e, ainda, utilizamos uma receitade bolo, caracterizando assim, como uma aula pratica e inovadora tornando-a mais atrativa e diferenciando das aulas vivenciadas no horário do ensino regular. É válido salientar que, cada aluno construiu seu próprio tangram. O tamanho da amostra variou entre trinta a quarenta alunos, haja vista que, as atividades foram aplicadas num período de oito aulas em dias diversos. Durante a aplicação das atividades, ficou explicito o interesse, envolvimento e entusiasmo dos participantes, tornando-se evidente a partir dos questionamentos e observações que foram levantadas ao decorrer das aulas, por parte dos alunos e de nós, aplicadores. Mediante a estes fatos, relatamos e classificamos, em termos gerais, o resultado esperado como satisfatório, segundo nossa avaliação observacional,uma vez que os alunos apresentaram alto nível de aprendizagem, a qual se pode concluir com base nos acertos e desenvoltura na solução de problemas do tipo fração." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "ESTRATÉGIAS DE ENSINO, JOGOS E MATERIAL CONCRETO, NOVO MAIS EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA13_ID4796_14092017204335.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA VERÔNICA PEREIRA BARBOSA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "VERÔNICA" "autor_email" => "vitflor1@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }