O presente trabalho teve como objetivo principal relatar a experiência vivenciada com os alunos do programa Novo Mais Educação de uma escola da rede pública e do campo, na cidade de Jacaraú-PB, acerca da possibilidade da aplicação de ferramentas como estratégia fomentadora e facilitadora da produção de conhecimento acerca do conteúdo fração. Tendo como metodologia:aulas expositivas, prática e dinâmica, com utilização de jogos e produção de alimento. Assim, utilizamos jogos como uma ferramenta didática importante e eficaz para aprimorar a compreensão e apreensão do conceito do conteúdo trabalhado em sala de aula. As ferramentas utilizadas caracterizam-se como jogos: Bingo das frações e Dominó das frações. E, como material concreto, foi desenvolvido o tangram, disco de fração,e, ainda, utilizamos uma receitade bolo, caracterizando assim, como uma aula pratica e inovadora tornando-a mais atrativa e diferenciando das aulas vivenciadas no horário do ensino regular. É válido salientar que, cada aluno construiu seu próprio tangram. O tamanho da amostra variou entre trinta a quarenta alunos, haja vista que, as atividades foram aplicadas num período de oito aulas em dias diversos. Durante a aplicação das atividades, ficou explicito o interesse, envolvimento e entusiasmo dos participantes, tornando-se evidente a partir dos questionamentos e observações que foram levantadas ao decorrer das aulas, por parte dos alunos e de nós, aplicadores. Mediante a estes fatos, relatamos e classificamos, em termos gerais, o resultado esperado como satisfatório, segundo nossa avaliação observacional,uma vez que os alunos apresentaram alto nível de aprendizagem, a qual se pode concluir com base nos acertos e desenvoltura na solução de problemas do tipo fração.