FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA: POSSIBILIDADES DE VALORIZAÇÃO DO SUJEITO.
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37031 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4181 "inscrito_id" => 3434 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA: POSSIBILIDADES DE VALORIZAÇÃO DO SUJEITO." "resumo" => "Neste texto, destacamos uma revisão de literatura sobre a formação docente continuada e a valorização dos sujeitos locais. Tal demanda se faz perceber pela inquietude docente nos enfrentamentos atuais, que denunciam o despreparo e a urgente necessidade de rever sua formação. É uma urgência reconduzir os processos educativo, uma vez que em tempos de globalização as demandas são muitas, a rotina escolar não consegue acompanhar a celeridade das mudanças e a transformação do conhecimento e portanto este tempo exige, entre outras ações, um profissional diferente daquele, cuja missão era o reproduzir de saberes historicamente construídos. Neste estudo nos baseamos em autores que apresentam uma nova perspectiva de formação continuada. Nela o educador é sujeito da própria formação e as experiências e saberes historicamente construídos devem ser partilhados com seus pares no espaço e tempo escolar. A formação inicial não consegue, nem mesmo tem obrigação de fazê-lo, dar conta de um professor pronto e preparado aos desafios da profissão. O docente se faz em sua vivência, nos enfrentamentos diários vai descobrindo caminhos, partilhando experiências, descontruindo e reconstruindo práticas e primordialmente se reconhecendo capaz, se percebendo sujeito. Desta forma uma formação baseada na reprodução de “verdades” alheias, teorias e apresentação de experiências outras, distantes da realidade local, se configuram como ineficientes. A pesquisa evidenciou o caráter autônomo do professor enquanto fator preponderante na construção de saberes e estes, por sua vez, necessários à transformação de que necessita a escola. O docente possui papel decisivo na própria formação, sujeito de sua construção, pela valorização de sua prática e saberes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, SUJEITOS, VALORIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID3434_16102017184447.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AIDA MARIA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "AIDA SILVA" "autor_email" => "aida.maria.74@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37031 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4181 "inscrito_id" => 3434 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA: POSSIBILIDADES DE VALORIZAÇÃO DO SUJEITO." "resumo" => "Neste texto, destacamos uma revisão de literatura sobre a formação docente continuada e a valorização dos sujeitos locais. Tal demanda se faz perceber pela inquietude docente nos enfrentamentos atuais, que denunciam o despreparo e a urgente necessidade de rever sua formação. É uma urgência reconduzir os processos educativo, uma vez que em tempos de globalização as demandas são muitas, a rotina escolar não consegue acompanhar a celeridade das mudanças e a transformação do conhecimento e portanto este tempo exige, entre outras ações, um profissional diferente daquele, cuja missão era o reproduzir de saberes historicamente construídos. Neste estudo nos baseamos em autores que apresentam uma nova perspectiva de formação continuada. Nela o educador é sujeito da própria formação e as experiências e saberes historicamente construídos devem ser partilhados com seus pares no espaço e tempo escolar. A formação inicial não consegue, nem mesmo tem obrigação de fazê-lo, dar conta de um professor pronto e preparado aos desafios da profissão. O docente se faz em sua vivência, nos enfrentamentos diários vai descobrindo caminhos, partilhando experiências, descontruindo e reconstruindo práticas e primordialmente se reconhecendo capaz, se percebendo sujeito. Desta forma uma formação baseada na reprodução de “verdades” alheias, teorias e apresentação de experiências outras, distantes da realidade local, se configuram como ineficientes. A pesquisa evidenciou o caráter autônomo do professor enquanto fator preponderante na construção de saberes e estes, por sua vez, necessários à transformação de que necessita a escola. O docente possui papel decisivo na própria formação, sujeito de sua construção, pela valorização de sua prática e saberes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, SUJEITOS, VALORIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID3434_16102017184447.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AIDA MARIA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "AIDA SILVA" "autor_email" => "aida.maria.74@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }