Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ALTERNATIVAS

Palavra-chaves: DOCENTE, METODOLOGIA, CIÊNCIAS NATURAIS, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37661
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3189
    "inscrito_id" => 7121
    "titulo" => "O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ALTERNATIVAS"
    "resumo" => "O dever do professor é de ensinar e transmitir conhecimento e atualmente existem diversas metodologias que ajudam o professor e contribuem para melhoria do processo ensino aprendizagem. Entretanto, mesmo com diversos recursos e métodos, o docente ainda se enquadra dentro de uma difícil realidade, a de que o ensino das ciências naturais é difícil e complicado. A partir daí o docente precisa buscar e explorar métodos que possam facilitar a transmissão do conhecimento sobre as ciências naturais. As aulas práticas e expositivas de ciências naturais, tornam-se uma opção atrativa para o docente melhorar sua aula de forma positiva. O professor deve indagar os alunos, sendo diferente de uma aula tradicional, onde o professor faz as perguntas e ele mesmo as responde, com respostas prontas. A aula expositiva e dialogada bem dada, isto é, aproveitando os seus recursos áudio visuais da maneira correta, com imagens, vídeos, sons, faz a aula que antes era enfadonha e tradicional se transformar em uma aula interessante e produtiva. Neste contexto, as aulas práticas e expositivas dialogadas empregando recursos audiovisuais de ciências naturais tornam-se uma opção para diversificação da metodologia e consequente melhoria da aprendizagem. Para análise qualitativa e quantitativa, do grau de aprendizagem dos alunos da turma de 9° “B” ano do ensino fundamental maior, com relação a disciplina de ciências, empregou-se três métodos de ensino. O primeiro foi o método de aula tradicional lecionada pelo professor da disciplina; o segundo método foi a aula expositiva dialogada empregando recurso áudio visual e o terceiro foi com aplicação da aula experimental lecionadas pelos alunos bolsistas do programa PIBID do curso de ciências naturais/Química da Universidade Federal do Maranhão. Os dados para análise quantitativa foram obtidos por meio da aplicação de questionários antes e após as aulas referentes ao conteúdo Estrutura Atômica e Teoria Ácido-Base. O presente trabalho tem como objetivo avaliar o potencial das aulas práticas e aulas expositivas dialogadas para o ensino de ciências naturais, tendo o espaço amostral constituído de 22 alunos das turmas do 9º ano do ensino fundamental maior na escola de São Bernardo, estado do Maranhão, a escola Cônego Nestor Carvalho Cunha."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "DOCENTE, METODOLOGIA, CIÊNCIAS NATURAIS, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID7121_07102017175547.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDERSON SILVA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "ANDERSON COSTA"
    "autor_email" => "andersoncosta96@gmail.com"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37661
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3189
    "inscrito_id" => 7121
    "titulo" => "O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ALTERNATIVAS"
    "resumo" => "O dever do professor é de ensinar e transmitir conhecimento e atualmente existem diversas metodologias que ajudam o professor e contribuem para melhoria do processo ensino aprendizagem. Entretanto, mesmo com diversos recursos e métodos, o docente ainda se enquadra dentro de uma difícil realidade, a de que o ensino das ciências naturais é difícil e complicado. A partir daí o docente precisa buscar e explorar métodos que possam facilitar a transmissão do conhecimento sobre as ciências naturais. As aulas práticas e expositivas de ciências naturais, tornam-se uma opção atrativa para o docente melhorar sua aula de forma positiva. O professor deve indagar os alunos, sendo diferente de uma aula tradicional, onde o professor faz as perguntas e ele mesmo as responde, com respostas prontas. A aula expositiva e dialogada bem dada, isto é, aproveitando os seus recursos áudio visuais da maneira correta, com imagens, vídeos, sons, faz a aula que antes era enfadonha e tradicional se transformar em uma aula interessante e produtiva. Neste contexto, as aulas práticas e expositivas dialogadas empregando recursos audiovisuais de ciências naturais tornam-se uma opção para diversificação da metodologia e consequente melhoria da aprendizagem. Para análise qualitativa e quantitativa, do grau de aprendizagem dos alunos da turma de 9° “B” ano do ensino fundamental maior, com relação a disciplina de ciências, empregou-se três métodos de ensino. O primeiro foi o método de aula tradicional lecionada pelo professor da disciplina; o segundo método foi a aula expositiva dialogada empregando recurso áudio visual e o terceiro foi com aplicação da aula experimental lecionadas pelos alunos bolsistas do programa PIBID do curso de ciências naturais/Química da Universidade Federal do Maranhão. Os dados para análise quantitativa foram obtidos por meio da aplicação de questionários antes e após as aulas referentes ao conteúdo Estrutura Atômica e Teoria Ácido-Base. O presente trabalho tem como objetivo avaliar o potencial das aulas práticas e aulas expositivas dialogadas para o ensino de ciências naturais, tendo o espaço amostral constituído de 22 alunos das turmas do 9º ano do ensino fundamental maior na escola de São Bernardo, estado do Maranhão, a escola Cônego Nestor Carvalho Cunha."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "DOCENTE, METODOLOGIA, CIÊNCIAS NATURAIS, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID7121_07102017175547.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDERSON SILVA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "ANDERSON COSTA"
    "autor_email" => "andersoncosta96@gmail.com"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O dever do professor é de ensinar e transmitir conhecimento e atualmente existem diversas metodologias que ajudam o professor e contribuem para melhoria do processo ensino aprendizagem. Entretanto, mesmo com diversos recursos e métodos, o docente ainda se enquadra dentro de uma difícil realidade, a de que o ensino das ciências naturais é difícil e complicado. A partir daí o docente precisa buscar e explorar métodos que possam facilitar a transmissão do conhecimento sobre as ciências naturais. As aulas práticas e expositivas de ciências naturais, tornam-se uma opção atrativa para o docente melhorar sua aula de forma positiva. O professor deve indagar os alunos, sendo diferente de uma aula tradicional, onde o professor faz as perguntas e ele mesmo as responde, com respostas prontas. A aula expositiva e dialogada bem dada, isto é, aproveitando os seus recursos áudio visuais da maneira correta, com imagens, vídeos, sons, faz a aula que antes era enfadonha e tradicional se transformar em uma aula interessante e produtiva. Neste contexto, as aulas práticas e expositivas dialogadas empregando recursos audiovisuais de ciências naturais tornam-se uma opção para diversificação da metodologia e consequente melhoria da aprendizagem. Para análise qualitativa e quantitativa, do grau de aprendizagem dos alunos da turma de 9° “B” ano do ensino fundamental maior, com relação a disciplina de ciências, empregou-se três métodos de ensino. O primeiro foi o método de aula tradicional lecionada pelo professor da disciplina; o segundo método foi a aula expositiva dialogada empregando recurso áudio visual e o terceiro foi com aplicação da aula experimental lecionadas pelos alunos bolsistas do programa PIBID do curso de ciências naturais/Química da Universidade Federal do Maranhão. Os dados para análise quantitativa foram obtidos por meio da aplicação de questionários antes e após as aulas referentes ao conteúdo Estrutura Atômica e Teoria Ácido-Base. O presente trabalho tem como objetivo avaliar o potencial das aulas práticas e aulas expositivas dialogadas para o ensino de ciências naturais, tendo o espaço amostral constituído de 22 alunos das turmas do 9º ano do ensino fundamental maior na escola de São Bernardo, estado do Maranhão, a escola Cônego Nestor Carvalho Cunha.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.