Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 213
AÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INFANTIL, AÇÃO PEDAGÓGICA, INTENCIONALIDADE Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

Este trabalho apresenta análises da rotina de uma turma de Educação Infantil, resultantes de uma coleta de dados realizada na disciplina Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil II, ofertada no Curso de Pedagogia da UFCG/CFP. As informações foram obtidas a partir de uma observação que enfocou a ação pedagógica na Educação Infantil, em uma escola municipal no Sítio Malhada Bonita da cidade de Santa Helena – PB. Nessa observação foram analisados o espaço e organização da sala, organização do tempo, relação professor-aluno, organização e disponibilidade dos materiais, experiência de cuidado e o acompanhamento de aprendizagem. Os autores que embasaram as análises foram: BARBOSA (2006); BUJES (2001); HORN (2012); OLIVEIRA (2012). As conclusões apontam que a relação entre cuidar e educar estão bem articulados, na sala/escola observada. Há uma boa organização do espaço e da sala de aula. A interação professor-aluno é essencial para que ocorra uma melhor interação e facilitando as abordagens de conteúdo, atenção e respeito mútuo. Com um ponto a ser repensado, que é a questão da organização do tempo das atividades, observamos que se faz necessário uma maior avaliação a respeito das atividades que foram proposta pela professora, no tocante a intencionalidade de tais atividades.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.