FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA: A TEORIA, VIVÊNCIA E PRÁTICA EM SINTONIA NAS AULAS DE ESTÁGIO
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37028 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2336 "inscrito_id" => 2137 "titulo" => "FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA: A TEORIA, VIVÊNCIA E PRÁTICA EM SINTONIA NAS AULAS DE ESTÁGIO" "resumo" => "O presente artigo se objetiva a discutir sobre a formação do professor de Geografia durante as aulas de estágio, mais especificamente sobre o conhecimento teórico construído na universidade, a vivência e prática docente, na Educação Básica. Por meio de um levantamento teórico/ou bibliográfico de algumas obras, como as Buriolla (2014), Bondía (2002), Silva et al (2014), Santos & Varela (2007) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996). Além disso, dos aprendizados adquiridos ao longo das disciplinas de Estágio Supervisionado em Geografia I, II, III e IV, que foram construídos através de discussões na academia, da observação in loco e atuação na E. E. E. F. M. Monsenhor José Paulino e E. E. E. F. Anésio Deodônio Moreno, localizadas no município de Arara-PB. Entre o primeiro semestre de 2016 e o primeiro semestre de 2017, nas modalidades do Ensino Fundamental (I e II) e no Ensino Médio Regular. Foram expostos diversos pontos acerca da formação do professor de Geografia, durante as aulas de estágio. Entre eles a relevância do estágio para a formação docente, a percepção em que próprio graduando tem de escola, antes e após, da vivencia e o exercício da docência. Sem contar também, a percepção entre a teoria construída na academia, com a prática docente na Educação Básica. Pôde-se constatar que o estágio é de extrema relevância para o futuro professor de Geografia, pois o possibilita uma formação mais adequada e que atenda as necessidades do mundo globalizado. Unindo teoria e prática, o estágio mostra ao graduando em Geografia que o espaço escolar não é um lugar cheio de perfeição e maravilha. Mas também de dificuldades, que precisam ser superadas cada vez mais com o passar do tempo. Obstáculos que por um lado, mostra a realidade da Educação Básica como um todo e, por outro, auxilia na formação docente. Haja vista que as dificuldades vivenciadas pelos mesmos os fazem superá-las e sair muitas das vezes do comodismo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA, ESTÁGIO, EDUCAÇÃO BÁSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID2137_11092017210558.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS ANTÔNIO DOS SANTOS ALVES" "autor_nome_curto" => "MARCOS SANTOS" "autor_email" => "marcos-santos44@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37028 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2336 "inscrito_id" => 2137 "titulo" => "FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA: A TEORIA, VIVÊNCIA E PRÁTICA EM SINTONIA NAS AULAS DE ESTÁGIO" "resumo" => "O presente artigo se objetiva a discutir sobre a formação do professor de Geografia durante as aulas de estágio, mais especificamente sobre o conhecimento teórico construído na universidade, a vivência e prática docente, na Educação Básica. Por meio de um levantamento teórico/ou bibliográfico de algumas obras, como as Buriolla (2014), Bondía (2002), Silva et al (2014), Santos & Varela (2007) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996). Além disso, dos aprendizados adquiridos ao longo das disciplinas de Estágio Supervisionado em Geografia I, II, III e IV, que foram construídos através de discussões na academia, da observação in loco e atuação na E. E. E. F. M. Monsenhor José Paulino e E. E. E. F. Anésio Deodônio Moreno, localizadas no município de Arara-PB. Entre o primeiro semestre de 2016 e o primeiro semestre de 2017, nas modalidades do Ensino Fundamental (I e II) e no Ensino Médio Regular. Foram expostos diversos pontos acerca da formação do professor de Geografia, durante as aulas de estágio. Entre eles a relevância do estágio para a formação docente, a percepção em que próprio graduando tem de escola, antes e após, da vivencia e o exercício da docência. Sem contar também, a percepção entre a teoria construída na academia, com a prática docente na Educação Básica. Pôde-se constatar que o estágio é de extrema relevância para o futuro professor de Geografia, pois o possibilita uma formação mais adequada e que atenda as necessidades do mundo globalizado. Unindo teoria e prática, o estágio mostra ao graduando em Geografia que o espaço escolar não é um lugar cheio de perfeição e maravilha. Mas também de dificuldades, que precisam ser superadas cada vez mais com o passar do tempo. Obstáculos que por um lado, mostra a realidade da Educação Básica como um todo e, por outro, auxilia na formação docente. Haja vista que as dificuldades vivenciadas pelos mesmos os fazem superá-las e sair muitas das vezes do comodismo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA, ESTÁGIO, EDUCAÇÃO BÁSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID2137_11092017210558.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS ANTÔNIO DOS SANTOS ALVES" "autor_nome_curto" => "MARCOS SANTOS" "autor_email" => "marcos-santos44@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }