Este trabalho é produto das vivencias e experiências dos discentes do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba Campus IV – Litoral Norte, a cerca da disciplina curricular Estagio supervisionado III – Educação Infantil. A perspectiva dessas experiências e vivencia é concentrada na implementação da literatura na Educação Infantil, tendo assim um maior aprofundamento teórico e prático dos assuntos acadêmico e, auxiliando o processo de formação docente. Esta proposta de experiência e vivencia tem como embasamento o recurso literário na educação infantil como prática lúdica e pedagógica, com a finalidade de aprimorar o desenvolvimento das crianças conforme suas necessidades e especificidades. Difundindo assim, o gosto prazeroso pela leitura nos pequeninos. O desenvolvimento da pesquisa sucedeu de forma qualitativa pelo fato de que tem o ambiente natural como a fonte prática dos dados e o pesquisador como instrumento principal do seu progresso. A pesquisa em questão ocorreu na sala de aula da Educação Infantil (Pré-escola I) da Escola Municipal Professora Severina Coutinho, localizada no município de Rio Tinto – PB. Os dados foram coletados a partir de observações e intervenções realizadas no espaço escolar e construídos no desenvolvimento do subprojeto da disciplinar curricular Estágio Supervisionado; dentre seus instrumentos estão: relatório de observações de campo, construção de intervenção pedagógica e discussões didático-pedagógicas em sala de aula da UFPB.