REPETÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: QUEM É O RESPONSÁVEL?
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38560 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1332 "inscrito_id" => 6931 "titulo" => "REPETÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: QUEM É O RESPONSÁVEL?" "resumo" => "Este estudo aborda a repetência escolar no ensino fundamental, tem como objetivo analisar os responsáveis pelo fracasso escolar do estudante. Sabe-se que a repetência escolar é um tema que acompanha a realidade brasileira há tempos, envolve vários elementos da sociedade e principalmente na instituição escolar, onde todo o processo ocorre os agentes participativos são formados dentro das instituições educacionais. A repetência para alguns é vista como um método positivo de prática educativa, porém estudos na área comprovam que esse tipo de prática não traz benefício para o estudante, além disso, gera gastos públicos desnecessários, contribuindo com vários problemas futuros na vida do estudante, chegando em muito casos a evasão escolar, problemática persistente nas instituições educacionais brasileiras. Baseados em referenciais teóricos, buscou-se os fatores mais influenciadores nessa problemática educacional brasileira. Para complementação ao levantamento bibliográfico, realizou-se uma pesquisa de campo com aplicação de um questionário composto de alternativas com fatores que pudessem de alguma forma influenciar na repetência escolar, como: o sistema escolar, o professor, a infra-estrutura da escola, o material didático, a família e até o próprio estudante. Com as respostas obtidas dos estudantes realizou-se uma relação com estudos de alguns autores como Crahay(2007); Ribeiro (1991); Paulo Freire(2007); Rosa(2002) e Torres(2004). Diante dos dados levantados fez-se uma análise dos problemas encontrados. Destaca-se alguns que, entre eles:o problema da repetência não é visto como deveria, os alunos e os professores tem posições diferentes, não veem a repetência como causadora dos problemas internos e externos da escola e consideram como um método meramente punitivo.Ressalta-se que é necessário ser feita uma reflexão mais aprofundada pela comunidade escolar em busca de alternativas para elevar o desempenho acadêmico dos estudantes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "REPETÊNCIA, ENSINO FUNDAMENTAL, INFLUÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA5_ID6931_10092017125624.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARYSSA AMORIM SILVA" "autor_nome_curto" => "LARYSSA AMORIM" "autor_email" => "laryssa_amorim15@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38560 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1332 "inscrito_id" => 6931 "titulo" => "REPETÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: QUEM É O RESPONSÁVEL?" "resumo" => "Este estudo aborda a repetência escolar no ensino fundamental, tem como objetivo analisar os responsáveis pelo fracasso escolar do estudante. Sabe-se que a repetência escolar é um tema que acompanha a realidade brasileira há tempos, envolve vários elementos da sociedade e principalmente na instituição escolar, onde todo o processo ocorre os agentes participativos são formados dentro das instituições educacionais. A repetência para alguns é vista como um método positivo de prática educativa, porém estudos na área comprovam que esse tipo de prática não traz benefício para o estudante, além disso, gera gastos públicos desnecessários, contribuindo com vários problemas futuros na vida do estudante, chegando em muito casos a evasão escolar, problemática persistente nas instituições educacionais brasileiras. Baseados em referenciais teóricos, buscou-se os fatores mais influenciadores nessa problemática educacional brasileira. Para complementação ao levantamento bibliográfico, realizou-se uma pesquisa de campo com aplicação de um questionário composto de alternativas com fatores que pudessem de alguma forma influenciar na repetência escolar, como: o sistema escolar, o professor, a infra-estrutura da escola, o material didático, a família e até o próprio estudante. Com as respostas obtidas dos estudantes realizou-se uma relação com estudos de alguns autores como Crahay(2007); Ribeiro (1991); Paulo Freire(2007); Rosa(2002) e Torres(2004). Diante dos dados levantados fez-se uma análise dos problemas encontrados. Destaca-se alguns que, entre eles:o problema da repetência não é visto como deveria, os alunos e os professores tem posições diferentes, não veem a repetência como causadora dos problemas internos e externos da escola e consideram como um método meramente punitivo.Ressalta-se que é necessário ser feita uma reflexão mais aprofundada pela comunidade escolar em busca de alternativas para elevar o desempenho acadêmico dos estudantes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "REPETÊNCIA, ENSINO FUNDAMENTAL, INFLUÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA5_ID6931_10092017125624.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARYSSA AMORIM SILVA" "autor_nome_curto" => "LARYSSA AMORIM" "autor_email" => "laryssa_amorim15@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }