SILVA, Laryssa Amorim et al.. Repetência no ensino fundamental: quem é o responsável?. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/38560>. Acesso em: 21/11/2024 23:17
Este estudo aborda a repetência escolar no ensino fundamental, tem como objetivo analisar os responsáveis pelo fracasso escolar do estudante. Sabe-se que a repetência escolar é um tema que acompanha a realidade brasileira há tempos, envolve vários elementos da sociedade e principalmente na instituição escolar, onde todo o processo ocorre os agentes participativos são formados dentro das instituições educacionais. A repetência para alguns é vista como um método positivo de prática educativa, porém estudos na área comprovam que esse tipo de prática não traz benefício para o estudante, além disso, gera gastos públicos desnecessários, contribuindo com vários problemas futuros na vida do estudante, chegando em muito casos a evasão escolar, problemática persistente nas instituições educacionais brasileiras. Baseados em referenciais teóricos, buscou-se os fatores mais influenciadores nessa problemática educacional brasileira. Para complementação ao levantamento bibliográfico, realizou-se uma pesquisa de campo com aplicação de um questionário composto de alternativas com fatores que pudessem de alguma forma influenciar na repetência escolar, como: o sistema escolar, o professor, a infra-estrutura da escola, o material didático, a família e até o próprio estudante. Com as respostas obtidas dos estudantes realizou-se uma relação com estudos de alguns autores como Crahay(2007); Ribeiro (1991); Paulo Freire(2007); Rosa(2002) e Torres(2004). Diante dos dados levantados fez-se uma análise dos problemas encontrados. Destaca-se alguns que, entre eles:o problema da repetência não é visto como deveria, os alunos e os professores tem posições diferentes, não veem a repetência como causadora dos problemas internos e externos da escola e consideram como um método meramente punitivo.Ressalta-se que é necessário ser feita uma reflexão mais aprofundada pela comunidade escolar em busca de alternativas para elevar o desempenho acadêmico dos estudantes.