O referido trabalho trata-se de um projeto executivo, resultante da interseção entre duas disciplinas – Temas Tecnológicos em Design de Mobiliário e Projeto de Mobiliário –, do Curso de Design de Interiores da Unifavip/DeVry. Este projeto de Mobiliário tem como objetivo criar uma cama infantil para crianças a partir de 3 anos de idade, independente de gênero, que estimule o desenvolvimento sensorial, intelectual e o aprendizado das cores. Assim, buscou-se construir um mobiliário que estimulasse o aprendizado intelectual e cognitivo, através da relação direta entre a criança e o produto. Em sua elaboração estética, buscou-se como princípio o movimento holandês de arte chamado De Stijl, que surgiu no período Pós Primeira Guerra Mundial. Com ele, buscou-se um equilíbrio entre o mundo externo e interno através da arte, diante daquele contexto trágico que se findava. A composição artística dos artistas desse movimento se estruturavam, em sua maioria, pela presença marcante de linhas verticais e horizontais e cores vibrantes, ou seja, pela predominância de uma “grade preta”, sobre uma tela branca, com composições retangulares coloridas, geralmente nas cores primárias ou cinzas (FRAMPTON, 2003). Além disso, usou-se como base teórica os conceitos da Psicologia do Desenvolvimento de Jean Piaget, bem como, da Pedagogia Infantil de Maria Montessori, ambos que consideraram a infância como um momento crucial para o desenvolvimento da inteligência, da autonomia e subjetivação, sendo seus conceitos utilizados para atenderem às necessidades funcionais do produto. Em relação à metodologia aplicada, teve como base os métodos de projeto de Bernd Lobach (2001), que se refere à importância da Análise do Problema, da Geração de Alternativas, da Avaliação das Alternativas e da Realização da Solução do Problema, enquanto fases basilares para a execução de produtos inovadores e que sejam configurados com recursos pertinentes para solução de determinada problemática suscitada. Por fim, ressalta-se que o movimento De Stijl, com suas formas e cores, unidos aos conceitos primordiais das Teorias do Desenvolvimento de Piaget e Montessori, possibilitaram que fosse elaborada esta pesquisa. Sendo assim, objetiva-se que a efetivação final do mobiliário satisfaça, prioritariamente, as demandas do usuário em questão, no que se refere ao processo de ensino/aprendizagem.