ENERGIA SUSTENTÁVEL: TRABALHANDO A TEMÁTICA ENERGIA SOLAR EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE PARNAÍBA-PI
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36718 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2536 "inscrito_id" => 5644 "titulo" => "ENERGIA SUSTENTÁVEL: TRABALHANDO A TEMÁTICA ENERGIA SOLAR EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE PARNAÍBA-PI" "resumo" => "O presente trabalho teve por objetivo sensibilizar os discentes do 9o. ano da U.E. Profª Raquel Magalhães, de Parnaíba-PI, acerca da temática energia sustentável com ênfase na energia solar, envolvendo os mesmos na prática e montagem de um fogão solar. A pesquisa foi realizada na Unidade Escolar Professora Raquel Magalhães, situada no município de Parnaíba, PI, contemplando 19 alunos do nono ano. A metodologia usada foi a aplicação de dois questionários (antes e após), a fim de avaliar o conhecimento dos alunos em relação a energia solar. Posteriormente, em sala de aula foi realizado uma palestra por bolsistas do PIBID, na qual foi exposto o tema: Energias renováveis, explanando sobre a utilização e aplicabilidade no dia a dia da sociedade, de forma a instigar a curiosidade dos alunos para a importância da energia solar. Após familiarizar os alunos sobre a temática, foi lançado a ideia da montagem de um fogão solar, que foi prontamente aceita. Os materiais utilizados foram recolhidos pelos próprios alunos em suas residências, por trata-se de materiais facilmente encontrados em casa. Os encontros para a montagem ocorreram sob a orientação dos bolsistas do PIBID, no período do contra turno das aulas, uma vez por semana durante um mês. Foram usadas duas caixas de papelão como estrutura principal para o fogão. A parte interna das caixas foi envolvida com isopor, por possuir a função de isolante térmico; na base interna da caixa foi colocado uma placa de metal, a qual funciona na absorção e concentração de calor. A caixa foi toda revestida de papel alumínio. Para direcionar os raios solares sobre a caixa foi montada uma tampa de papelão também revestida de papel alumínio. Após o término da montagem o fogão solar foi exposto na escola em uma amostra para os demais alunos e professores. Para concluir o questionário inicial foi reaplicado para a análise dos resultados. Com o intuito de compreender o que pensam os alunos acerca da temática proposta, aplicamos e analisamos 19 questionários pré-exposição e 19 questionários pós-exposição a realização das atividades. Com base nas respostas dos alunos, constatamos que eles reconhecem a importância de fontes de energia sustentável para a manutenção das atividades no planeta. No decorrer do trabalho, pode-se concluir que os discentes disseminaram seus conhecimentos com todo o colegiado, assim como com os familiares, onde foi possível observar grande desenvoltura dos mesmos quando demonstraram facilidade em expor sobre a energia solar, explicando e tirando dúvidas dos ouvintes. Na análise dos questionários aplicados antes e após as atividades, foi evidente o saber adquirido pelos alunos, tornando possível afirmar que trabalhos extra sala de aula são ferramentas excelentes que envolve e instiga os alunos a participarem ativamente das atividades, revelando bom rendimento no aprendizado." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENERGIAS RENOVÁVEIS, VIVÊNCIAS, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID5644_12092017183629.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALERIA LOUHANY MARQUES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "VALERIA LOUHANY" "autor_email" => "val_louhany@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36718 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 2536 "inscrito_id" => 5644 "titulo" => "ENERGIA SUSTENTÁVEL: TRABALHANDO A TEMÁTICA ENERGIA SOLAR EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE PARNAÍBA-PI" "resumo" => "O presente trabalho teve por objetivo sensibilizar os discentes do 9o. ano da U.E. Profª Raquel Magalhães, de Parnaíba-PI, acerca da temática energia sustentável com ênfase na energia solar, envolvendo os mesmos na prática e montagem de um fogão solar. A pesquisa foi realizada na Unidade Escolar Professora Raquel Magalhães, situada no município de Parnaíba, PI, contemplando 19 alunos do nono ano. A metodologia usada foi a aplicação de dois questionários (antes e após), a fim de avaliar o conhecimento dos alunos em relação a energia solar. Posteriormente, em sala de aula foi realizado uma palestra por bolsistas do PIBID, na qual foi exposto o tema: Energias renováveis, explanando sobre a utilização e aplicabilidade no dia a dia da sociedade, de forma a instigar a curiosidade dos alunos para a importância da energia solar. Após familiarizar os alunos sobre a temática, foi lançado a ideia da montagem de um fogão solar, que foi prontamente aceita. Os materiais utilizados foram recolhidos pelos próprios alunos em suas residências, por trata-se de materiais facilmente encontrados em casa. Os encontros para a montagem ocorreram sob a orientação dos bolsistas do PIBID, no período do contra turno das aulas, uma vez por semana durante um mês. Foram usadas duas caixas de papelão como estrutura principal para o fogão. A parte interna das caixas foi envolvida com isopor, por possuir a função de isolante térmico; na base interna da caixa foi colocado uma placa de metal, a qual funciona na absorção e concentração de calor. A caixa foi toda revestida de papel alumínio. Para direcionar os raios solares sobre a caixa foi montada uma tampa de papelão também revestida de papel alumínio. Após o término da montagem o fogão solar foi exposto na escola em uma amostra para os demais alunos e professores. Para concluir o questionário inicial foi reaplicado para a análise dos resultados. Com o intuito de compreender o que pensam os alunos acerca da temática proposta, aplicamos e analisamos 19 questionários pré-exposição e 19 questionários pós-exposição a realização das atividades. Com base nas respostas dos alunos, constatamos que eles reconhecem a importância de fontes de energia sustentável para a manutenção das atividades no planeta. No decorrer do trabalho, pode-se concluir que os discentes disseminaram seus conhecimentos com todo o colegiado, assim como com os familiares, onde foi possível observar grande desenvoltura dos mesmos quando demonstraram facilidade em expor sobre a energia solar, explicando e tirando dúvidas dos ouvintes. Na análise dos questionários aplicados antes e após as atividades, foi evidente o saber adquirido pelos alunos, tornando possível afirmar que trabalhos extra sala de aula são ferramentas excelentes que envolve e instiga os alunos a participarem ativamente das atividades, revelando bom rendimento no aprendizado." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENERGIAS RENOVÁVEIS, VIVÊNCIAS, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID5644_12092017183629.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALERIA LOUHANY MARQUES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "VALERIA LOUHANY" "autor_email" => "val_louhany@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }