Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENERGIA SUSTENTÁVEL: TRABALHANDO A TEMÁTICA ENERGIA SOLAR EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE PARNAÍBA-PI

Palavra-chaves: ENERGIAS RENOVÁVEIS, VIVÊNCIAS, ENSINO Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36718
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2536
    "inscrito_id" => 5644
    "titulo" => "ENERGIA SUSTENTÁVEL: TRABALHANDO A TEMÁTICA ENERGIA SOLAR EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE PARNAÍBA-PI"
    "resumo" => "O presente trabalho teve por objetivo sensibilizar os discentes do 9o. ano da U.E. Profª Raquel Magalhães, de Parnaíba-PI, acerca da temática energia sustentável com ênfase na energia solar, envolvendo os mesmos na prática e montagem de um fogão solar. A pesquisa foi realizada na Unidade Escolar Professora Raquel Magalhães, situada no município de Parnaíba, PI, contemplando 19 alunos do nono ano. A metodologia usada foi a aplicação de dois questionários (antes e após), a fim de avaliar o conhecimento dos alunos em relação a energia solar. Posteriormente, em sala de aula foi realizado uma palestra por bolsistas do PIBID, na qual foi exposto o tema: Energias renováveis, explanando sobre a utilização e aplicabilidade no dia a dia da sociedade, de forma a instigar a curiosidade dos alunos para a importância da energia solar. Após familiarizar os alunos sobre a temática, foi lançado a ideia da montagem de um fogão solar, que foi prontamente aceita. Os materiais utilizados foram recolhidos pelos próprios alunos em suas residências, por trata-se de materiais facilmente encontrados em casa. Os encontros para a montagem ocorreram sob a orientação dos bolsistas do PIBID, no período do contra turno das aulas, uma vez por semana durante um mês. Foram usadas duas caixas de papelão como estrutura principal para o fogão. A parte interna das caixas foi envolvida com isopor, por possuir a função de isolante térmico; na base interna da caixa foi colocado uma placa de metal, a qual funciona na absorção e concentração de calor. A caixa foi toda revestida de papel alumínio. Para direcionar os raios solares sobre a caixa foi montada uma tampa de papelão também revestida de papel alumínio. Após o término da montagem o fogão solar foi exposto na escola em uma amostra para os demais alunos e professores. Para concluir o questionário inicial foi reaplicado para a análise dos resultados. Com o intuito de compreender o que pensam os alunos acerca da temática proposta, aplicamos e analisamos 19 questionários pré-exposição e 19 questionários pós-exposição a realização das atividades. Com base nas respostas dos alunos, constatamos que eles reconhecem a importância de fontes de energia sustentável para a manutenção das atividades no planeta. No decorrer do trabalho, pode-se concluir que os discentes disseminaram seus conhecimentos com todo o colegiado, assim como com os familiares, onde foi possível observar grande desenvoltura dos mesmos quando demonstraram facilidade em expor sobre a energia solar, explicando e tirando dúvidas dos ouvintes. Na análise dos questionários aplicados antes e após as atividades, foi evidente o saber adquirido pelos alunos, tornando possível afirmar que trabalhos extra sala de aula são ferramentas excelentes que envolve e instiga os alunos a participarem ativamente das atividades, revelando bom rendimento no aprendizado."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENERGIAS RENOVÁVEIS, VIVÊNCIAS, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID5644_12092017183629.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALERIA LOUHANY MARQUES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "VALERIA LOUHANY"
    "autor_email" => "val_louhany@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36718
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2536
    "inscrito_id" => 5644
    "titulo" => "ENERGIA SUSTENTÁVEL: TRABALHANDO A TEMÁTICA ENERGIA SOLAR EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE PARNAÍBA-PI"
    "resumo" => "O presente trabalho teve por objetivo sensibilizar os discentes do 9o. ano da U.E. Profª Raquel Magalhães, de Parnaíba-PI, acerca da temática energia sustentável com ênfase na energia solar, envolvendo os mesmos na prática e montagem de um fogão solar. A pesquisa foi realizada na Unidade Escolar Professora Raquel Magalhães, situada no município de Parnaíba, PI, contemplando 19 alunos do nono ano. A metodologia usada foi a aplicação de dois questionários (antes e após), a fim de avaliar o conhecimento dos alunos em relação a energia solar. Posteriormente, em sala de aula foi realizado uma palestra por bolsistas do PIBID, na qual foi exposto o tema: Energias renováveis, explanando sobre a utilização e aplicabilidade no dia a dia da sociedade, de forma a instigar a curiosidade dos alunos para a importância da energia solar. Após familiarizar os alunos sobre a temática, foi lançado a ideia da montagem de um fogão solar, que foi prontamente aceita. Os materiais utilizados foram recolhidos pelos próprios alunos em suas residências, por trata-se de materiais facilmente encontrados em casa. Os encontros para a montagem ocorreram sob a orientação dos bolsistas do PIBID, no período do contra turno das aulas, uma vez por semana durante um mês. Foram usadas duas caixas de papelão como estrutura principal para o fogão. A parte interna das caixas foi envolvida com isopor, por possuir a função de isolante térmico; na base interna da caixa foi colocado uma placa de metal, a qual funciona na absorção e concentração de calor. A caixa foi toda revestida de papel alumínio. Para direcionar os raios solares sobre a caixa foi montada uma tampa de papelão também revestida de papel alumínio. Após o término da montagem o fogão solar foi exposto na escola em uma amostra para os demais alunos e professores. Para concluir o questionário inicial foi reaplicado para a análise dos resultados. Com o intuito de compreender o que pensam os alunos acerca da temática proposta, aplicamos e analisamos 19 questionários pré-exposição e 19 questionários pós-exposição a realização das atividades. Com base nas respostas dos alunos, constatamos que eles reconhecem a importância de fontes de energia sustentável para a manutenção das atividades no planeta. No decorrer do trabalho, pode-se concluir que os discentes disseminaram seus conhecimentos com todo o colegiado, assim como com os familiares, onde foi possível observar grande desenvoltura dos mesmos quando demonstraram facilidade em expor sobre a energia solar, explicando e tirando dúvidas dos ouvintes. Na análise dos questionários aplicados antes e após as atividades, foi evidente o saber adquirido pelos alunos, tornando possível afirmar que trabalhos extra sala de aula são ferramentas excelentes que envolve e instiga os alunos a participarem ativamente das atividades, revelando bom rendimento no aprendizado."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENERGIAS RENOVÁVEIS, VIVÊNCIAS, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID5644_12092017183629.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALERIA LOUHANY MARQUES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "VALERIA LOUHANY"
    "autor_email" => "val_louhany@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo sensibilizar os discentes do 9o. ano da U.E. Profª Raquel Magalhães, de Parnaíba-PI, acerca da temática energia sustentável com ênfase na energia solar, envolvendo os mesmos na prática e montagem de um fogão solar. A pesquisa foi realizada na Unidade Escolar Professora Raquel Magalhães, situada no município de Parnaíba, PI, contemplando 19 alunos do nono ano. A metodologia usada foi a aplicação de dois questionários (antes e após), a fim de avaliar o conhecimento dos alunos em relação a energia solar. Posteriormente, em sala de aula foi realizado uma palestra por bolsistas do PIBID, na qual foi exposto o tema: Energias renováveis, explanando sobre a utilização e aplicabilidade no dia a dia da sociedade, de forma a instigar a curiosidade dos alunos para a importância da energia solar. Após familiarizar os alunos sobre a temática, foi lançado a ideia da montagem de um fogão solar, que foi prontamente aceita. Os materiais utilizados foram recolhidos pelos próprios alunos em suas residências, por trata-se de materiais facilmente encontrados em casa. Os encontros para a montagem ocorreram sob a orientação dos bolsistas do PIBID, no período do contra turno das aulas, uma vez por semana durante um mês. Foram usadas duas caixas de papelão como estrutura principal para o fogão. A parte interna das caixas foi envolvida com isopor, por possuir a função de isolante térmico; na base interna da caixa foi colocado uma placa de metal, a qual funciona na absorção e concentração de calor. A caixa foi toda revestida de papel alumínio. Para direcionar os raios solares sobre a caixa foi montada uma tampa de papelão também revestida de papel alumínio. Após o término da montagem o fogão solar foi exposto na escola em uma amostra para os demais alunos e professores. Para concluir o questionário inicial foi reaplicado para a análise dos resultados. Com o intuito de compreender o que pensam os alunos acerca da temática proposta, aplicamos e analisamos 19 questionários pré-exposição e 19 questionários pós-exposição a realização das atividades. Com base nas respostas dos alunos, constatamos que eles reconhecem a importância de fontes de energia sustentável para a manutenção das atividades no planeta. No decorrer do trabalho, pode-se concluir que os discentes disseminaram seus conhecimentos com todo o colegiado, assim como com os familiares, onde foi possível observar grande desenvoltura dos mesmos quando demonstraram facilidade em expor sobre a energia solar, explicando e tirando dúvidas dos ouvintes. Na análise dos questionários aplicados antes e após as atividades, foi evidente o saber adquirido pelos alunos, tornando possível afirmar que trabalhos extra sala de aula são ferramentas excelentes que envolve e instiga os alunos a participarem ativamente das atividades, revelando bom rendimento no aprendizado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.