Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PALESTRA DE CONSCIENTIZAÇÃO E ALERTA: BULLYING NÃO É BRINCADEIRA

Palavra-chaves: VÍTIMA, AGRESSÃO, PREVENÇÃO Pôster (PO) GT 18 - Educação Emocional
"2017-12-19 23:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38138
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2063
    "inscrito_id" => 2916
    "titulo" => "PALESTRA DE CONSCIENTIZAÇÃO E ALERTA: BULLYING NÃO É BRINCADEIRA"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Piauí Campus Ministro Reis Velloso, trabalha com atividades envolvendo o âmbito escolar e desenvolveu uma atividade por meio de uma palestra em uma escola pública da cidade de Parnaíba, para conscientizar os alunos sobre o perigo do bullying. O objetivo dessa atividade foi o de sensibilizar os alunos sobre como a prática do bullying pode ofender e machucar os colegas, contribuir com a criação de um ambiente favorável à aprendizagem e à convivência harmônica entre os indivíduos e conscientizar sobre as consequências do bullying para quem sofre com essa violência. Para que fosse feita a exposição desse assunto, foram ministradas palestras abordando a temática do bullying. Foram utilizados recursos de mídia visual e mídia audiovisual. A abordagem do assunto ocorreu de forma a instigar e incentivar a participação dos alunos esclarecendo sobre os tipos de bullying, o perfil dos agressores e dos agredidos, as suas consequências e destacou ainda a importância da denúncia dos praticantes. Alguns dos alunos participaram durante a palestra fazendo questionamentos, dando sua opinião e relatando suas experiências. No decorrer da atividade, pode-se perceber reações distintas entre os alunos quando foram expostos os diferentes tipos de bullying. A maioria dos estudantes acreditava que a prática do bullying era restrita a agressões físicas e morais, demonstrando a falta de conhecimento sobre o assunto. Embora esse tema seja ainda muito desconhecido e pouco tratado pelos adolescentes, ele é muito comum e faz parte da realidade de muitos estudantes. Durante a discussão do tema, foi visualizada a aversão por parte de alguns alunos sobre a denúncia dos praticantes do bullying (Bullies). Foi possível perceber também que alguns alunos se expressaram em relação ao assunto em tom de zombaria e deboche, demonstrando a falta de respeito com os colegas, o que foi considerado como um dos motivos para a falta de delação desses Bullies. O ambiente escolar e as ações desenvolvidas dentro dele podem e devem estimular a compreensão de temas que envolvem a sociedade e incitar a prática da tolerância e respeito aos demais. O bullying é um problema social que deve ser tratado com seriedade pelas escolas, famílias e comunidade em geral. É importante que as escolas adotem medidas de prevenção e conscientização do bullying, além de oferecer à equipe pedagógica a instrução necessária para a identificação e combate das diversas formas de violência."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => "VÍTIMA, AGRESSÃO, PREVENÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA18_ID2916_11092017165704.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GIOVANNA AGUIAR TRÉVIA  SALGADO"
    "autor_nome_curto" => "GIOVANNA TRÉVIA"
    "autor_email" => "giovanna-salgado@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38138
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2063
    "inscrito_id" => 2916
    "titulo" => "PALESTRA DE CONSCIENTIZAÇÃO E ALERTA: BULLYING NÃO É BRINCADEIRA"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Piauí Campus Ministro Reis Velloso, trabalha com atividades envolvendo o âmbito escolar e desenvolveu uma atividade por meio de uma palestra em uma escola pública da cidade de Parnaíba, para conscientizar os alunos sobre o perigo do bullying. O objetivo dessa atividade foi o de sensibilizar os alunos sobre como a prática do bullying pode ofender e machucar os colegas, contribuir com a criação de um ambiente favorável à aprendizagem e à convivência harmônica entre os indivíduos e conscientizar sobre as consequências do bullying para quem sofre com essa violência. Para que fosse feita a exposição desse assunto, foram ministradas palestras abordando a temática do bullying. Foram utilizados recursos de mídia visual e mídia audiovisual. A abordagem do assunto ocorreu de forma a instigar e incentivar a participação dos alunos esclarecendo sobre os tipos de bullying, o perfil dos agressores e dos agredidos, as suas consequências e destacou ainda a importância da denúncia dos praticantes. Alguns dos alunos participaram durante a palestra fazendo questionamentos, dando sua opinião e relatando suas experiências. No decorrer da atividade, pode-se perceber reações distintas entre os alunos quando foram expostos os diferentes tipos de bullying. A maioria dos estudantes acreditava que a prática do bullying era restrita a agressões físicas e morais, demonstrando a falta de conhecimento sobre o assunto. Embora esse tema seja ainda muito desconhecido e pouco tratado pelos adolescentes, ele é muito comum e faz parte da realidade de muitos estudantes. Durante a discussão do tema, foi visualizada a aversão por parte de alguns alunos sobre a denúncia dos praticantes do bullying (Bullies). Foi possível perceber também que alguns alunos se expressaram em relação ao assunto em tom de zombaria e deboche, demonstrando a falta de respeito com os colegas, o que foi considerado como um dos motivos para a falta de delação desses Bullies. O ambiente escolar e as ações desenvolvidas dentro dele podem e devem estimular a compreensão de temas que envolvem a sociedade e incitar a prática da tolerância e respeito aos demais. O bullying é um problema social que deve ser tratado com seriedade pelas escolas, famílias e comunidade em geral. É importante que as escolas adotem medidas de prevenção e conscientização do bullying, além de oferecer à equipe pedagógica a instrução necessária para a identificação e combate das diversas formas de violência."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => "VÍTIMA, AGRESSÃO, PREVENÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA18_ID2916_11092017165704.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GIOVANNA AGUIAR TRÉVIA  SALGADO"
    "autor_nome_curto" => "GIOVANNA TRÉVIA"
    "autor_email" => "giovanna-salgado@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Piauí Campus Ministro Reis Velloso, trabalha com atividades envolvendo o âmbito escolar e desenvolveu uma atividade por meio de uma palestra em uma escola pública da cidade de Parnaíba, para conscientizar os alunos sobre o perigo do bullying. O objetivo dessa atividade foi o de sensibilizar os alunos sobre como a prática do bullying pode ofender e machucar os colegas, contribuir com a criação de um ambiente favorável à aprendizagem e à convivência harmônica entre os indivíduos e conscientizar sobre as consequências do bullying para quem sofre com essa violência. Para que fosse feita a exposição desse assunto, foram ministradas palestras abordando a temática do bullying. Foram utilizados recursos de mídia visual e mídia audiovisual. A abordagem do assunto ocorreu de forma a instigar e incentivar a participação dos alunos esclarecendo sobre os tipos de bullying, o perfil dos agressores e dos agredidos, as suas consequências e destacou ainda a importância da denúncia dos praticantes. Alguns dos alunos participaram durante a palestra fazendo questionamentos, dando sua opinião e relatando suas experiências. No decorrer da atividade, pode-se perceber reações distintas entre os alunos quando foram expostos os diferentes tipos de bullying. A maioria dos estudantes acreditava que a prática do bullying era restrita a agressões físicas e morais, demonstrando a falta de conhecimento sobre o assunto. Embora esse tema seja ainda muito desconhecido e pouco tratado pelos adolescentes, ele é muito comum e faz parte da realidade de muitos estudantes. Durante a discussão do tema, foi visualizada a aversão por parte de alguns alunos sobre a denúncia dos praticantes do bullying (Bullies). Foi possível perceber também que alguns alunos se expressaram em relação ao assunto em tom de zombaria e deboche, demonstrando a falta de respeito com os colegas, o que foi considerado como um dos motivos para a falta de delação desses Bullies. O ambiente escolar e as ações desenvolvidas dentro dele podem e devem estimular a compreensão de temas que envolvem a sociedade e incitar a prática da tolerância e respeito aos demais. O bullying é um problema social que deve ser tratado com seriedade pelas escolas, famílias e comunidade em geral. É importante que as escolas adotem medidas de prevenção e conscientização do bullying, além de oferecer à equipe pedagógica a instrução necessária para a identificação e combate das diversas formas de violência.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.