Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PERFIL DO PROFISSIONAL DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NUMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL EM MOSSORÓ-RN.

Palavra-chaves: AEE, INCLUSÃO, DOCENTE Pôster (PO) GT 10 - Educação Especial
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37857
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3718
    "inscrito_id" => 9251
    "titulo" => "O PERFIL DO PROFISSIONAL DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NUMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL EM MOSSORÓ-RN."
    "resumo" => "A atuação no Atendimento Educacional Especializado (AEE) exige que o professor tenha como base em sua formação, inicial e continuada, conhecimentos gerais e específicos para trabalhar com o desenvolvimento de habilidades dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). Assim, além de estar apto para o exercício da docência e conhecimentos específicos da área, há necessidade também de uma atitude sensível para acolhimento das diferenças. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo identificar o perfil do profissional que realiza o Atendimento Educacional Especializado na Sala de Recursos Multifuncional (SRM). Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico e uma entrevista semiestruturada com perguntas abertas, tendo como direcionamento os seguintes pontos: práticas pedagógicas do professor; envolvimento nas decisões escolares e relações com professores da sala regular. Também foi feita uma observação da rotina de uma professora do AEE, a fim de sistematizarmos o estudo. Os resultados indicam que este serviço entrou em vigor desde 2008, nas normas, e apresenta um direcionamento para o apoio à inclusão dos alunos com deficiência no ensino regular. A literatura ressalta a relevância da mediação docente para o processo de escolarização dos referidos alunos. Já as informações advindas da entrevista dizem acerca da importância da função ser exercida junto com os demais funcionários da escola. Ainda, foi possível descrever o papel e perfil da docente do AEE, bem como apresentar algumas de suas dificuldades."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "AEE, INCLUSÃO, DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA10_ID9251_15102017192511.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARESSA FILGUEIRA DE SOUZA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MARESSA"
    "autor_email" => "mare_mel@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37857
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3718
    "inscrito_id" => 9251
    "titulo" => "O PERFIL DO PROFISSIONAL DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NUMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL EM MOSSORÓ-RN."
    "resumo" => "A atuação no Atendimento Educacional Especializado (AEE) exige que o professor tenha como base em sua formação, inicial e continuada, conhecimentos gerais e específicos para trabalhar com o desenvolvimento de habilidades dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). Assim, além de estar apto para o exercício da docência e conhecimentos específicos da área, há necessidade também de uma atitude sensível para acolhimento das diferenças. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo identificar o perfil do profissional que realiza o Atendimento Educacional Especializado na Sala de Recursos Multifuncional (SRM). Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico e uma entrevista semiestruturada com perguntas abertas, tendo como direcionamento os seguintes pontos: práticas pedagógicas do professor; envolvimento nas decisões escolares e relações com professores da sala regular. Também foi feita uma observação da rotina de uma professora do AEE, a fim de sistematizarmos o estudo. Os resultados indicam que este serviço entrou em vigor desde 2008, nas normas, e apresenta um direcionamento para o apoio à inclusão dos alunos com deficiência no ensino regular. A literatura ressalta a relevância da mediação docente para o processo de escolarização dos referidos alunos. Já as informações advindas da entrevista dizem acerca da importância da função ser exercida junto com os demais funcionários da escola. Ainda, foi possível descrever o papel e perfil da docente do AEE, bem como apresentar algumas de suas dificuldades."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "AEE, INCLUSÃO, DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA10_ID9251_15102017192511.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARESSA FILGUEIRA DE SOUZA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MARESSA"
    "autor_email" => "mare_mel@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A atuação no Atendimento Educacional Especializado (AEE) exige que o professor tenha como base em sua formação, inicial e continuada, conhecimentos gerais e específicos para trabalhar com o desenvolvimento de habilidades dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). Assim, além de estar apto para o exercício da docência e conhecimentos específicos da área, há necessidade também de uma atitude sensível para acolhimento das diferenças. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo identificar o perfil do profissional que realiza o Atendimento Educacional Especializado na Sala de Recursos Multifuncional (SRM). Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico e uma entrevista semiestruturada com perguntas abertas, tendo como direcionamento os seguintes pontos: práticas pedagógicas do professor; envolvimento nas decisões escolares e relações com professores da sala regular. Também foi feita uma observação da rotina de uma professora do AEE, a fim de sistematizarmos o estudo. Os resultados indicam que este serviço entrou em vigor desde 2008, nas normas, e apresenta um direcionamento para o apoio à inclusão dos alunos com deficiência no ensino regular. A literatura ressalta a relevância da mediação docente para o processo de escolarização dos referidos alunos. Já as informações advindas da entrevista dizem acerca da importância da função ser exercida junto com os demais funcionários da escola. Ainda, foi possível descrever o papel e perfil da docente do AEE, bem como apresentar algumas de suas dificuldades.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.