SOUSA, Jaqueline Almeida. Professores da educação infantil: formação e/ou vocação?. Anais V FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2013. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/3700>. Acesso em: 20/11/2024 08:21
RESUMOEste artigo tem por objetivo refletir sobre os aspectos que caracterizam a profissão de professor da educação infantil, tomando como premissa a questão: ser professor da educação infantil é uma questão de formação e/ou vocação? , a partir de uma abordagem de ordem qualitativa tendo como ponto de partida uma revisão de literatura e uma pesquisa de campo, realizada por meio de entrevistas, onde procurou-se contemplar o tema em estudo a partir da investigação sobre a educação infantil no Brasil, o curso de pedagogia e a LDB, passando pelas questões do gênero da docência, juntamente com a análise das respostas obtidas na pesquisa realizada com uma turma de formandos em Pedagogia da UESB/Itapetinga. Como resultado deste estudo chegou-se a conclusão que a formação teórico-prática é importante na construção da identidade docente e na capacitação profissional.PALAVRAS-CHAVE: Pedagogia. Educação. Formação de professor.