Artigo Anais V FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

HISTORIOGRAFIA NOS ANNALES: DESAFIO EM LIDAR COM AS FONTES PARA A PRODUÇÃO DA PESQUISA EM HISTÓRIA

Palavra-chaves: HISTÓRIA, FONTES, PESQUISA EM HISTÓRIA Comunicação Oral(CO) GT 08 - ENSINO E PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
"2013-06-26 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 4001
    "edicao_id" => 12
    "trabalho_id" => 194
    "inscrito_id" => 1199
    "titulo" => "HISTORIOGRAFIA NOS ANNALES: DESAFIO EM LIDAR COM AS FONTES PARA A PRODUÇÃO DA PESQUISA EM HISTÓRIA"
    "resumo" => "Este estudo preocupa-se com a discussão acerca do papel do historiador da educação no cenáriodo avanço tecnológico, enfatizando a necessidade de reconhecimento e tratamento das fontesdocumentais virtuais. Insere-se no debate acerca da importância das fontes para o pesquisador dahistória da educação alagoana. Metodologicamente estudou-se tal temática, através de pesquisabibliográfica nos escritos dos autores Bloch (2001), Febvre (1989), Gondra (2005), Lombardi (2000)Marx (2010), Saviani (2006) entre outros. Os resultados encontrados serão disponibilizados no sitedo grupo de pesquisa Caminhos da Educação em Alagoas. Concluímos que: a compreensão acercada corrente filosófica dos Annales faz-se indiscutivelmente basilar aos pesquisadores das ciênciashumanas, assim como o entendimento do uso das fontes para a produção de pesquisa em educação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral(CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - ENSINO E PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "HISTÓRIA, FONTES, PESQUISA EM HISTÓRIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_1199_84b3da62e296d2b51e16ac897743e861.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:41:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA SÁTIRO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "VANESSA SÀTIRO"
    "autor_email" => "vanessasatiro82@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFAL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais V FIPED"
    "edicao_evento" => "V Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2013"
    "edicao_logo" => "5e49af3f279a5_16022020180815.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e4232e3f_22072020135010.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-06-26 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 4001
    "edicao_id" => 12
    "trabalho_id" => 194
    "inscrito_id" => 1199
    "titulo" => "HISTORIOGRAFIA NOS ANNALES: DESAFIO EM LIDAR COM AS FONTES PARA A PRODUÇÃO DA PESQUISA EM HISTÓRIA"
    "resumo" => "Este estudo preocupa-se com a discussão acerca do papel do historiador da educação no cenáriodo avanço tecnológico, enfatizando a necessidade de reconhecimento e tratamento das fontesdocumentais virtuais. Insere-se no debate acerca da importância das fontes para o pesquisador dahistória da educação alagoana. Metodologicamente estudou-se tal temática, através de pesquisabibliográfica nos escritos dos autores Bloch (2001), Febvre (1989), Gondra (2005), Lombardi (2000)Marx (2010), Saviani (2006) entre outros. Os resultados encontrados serão disponibilizados no sitedo grupo de pesquisa Caminhos da Educação em Alagoas. Concluímos que: a compreensão acercada corrente filosófica dos Annales faz-se indiscutivelmente basilar aos pesquisadores das ciênciashumanas, assim como o entendimento do uso das fontes para a produção de pesquisa em educação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral(CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - ENSINO E PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "HISTÓRIA, FONTES, PESQUISA EM HISTÓRIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_1199_84b3da62e296d2b51e16ac897743e861.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:41:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA SÁTIRO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "VANESSA SÀTIRO"
    "autor_email" => "vanessasatiro82@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFAL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais V FIPED"
    "edicao_evento" => "V Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2013"
    "edicao_logo" => "5e49af3f279a5_16022020180815.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e4232e3f_22072020135010.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-06-26 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de junho de 2013

Resumo

Este estudo preocupa-se com a discussão acerca do papel do historiador da educação no cenáriodo avanço tecnológico, enfatizando a necessidade de reconhecimento e tratamento das fontesdocumentais virtuais. Insere-se no debate acerca da importância das fontes para o pesquisador dahistória da educação alagoana. Metodologicamente estudou-se tal temática, através de pesquisabibliográfica nos escritos dos autores Bloch (2001), Febvre (1989), Gondra (2005), Lombardi (2000)Marx (2010), Saviani (2006) entre outros. Os resultados encontrados serão disponibilizados no sitedo grupo de pesquisa Caminhos da Educação em Alagoas. Concluímos que: a compreensão acercada corrente filosófica dos Annales faz-se indiscutivelmente basilar aos pesquisadores das ciênciashumanas, assim como o entendimento do uso das fontes para a produção de pesquisa em educação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.