SOUZA, Lucrécia Gomes et al.. Perspectivas e desafios da formação do professor de história. Anais IV FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2012. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/370>. Acesso em: 27/12/2024 08:10
O estudo Perspectivas e Desafios da Formação do Professor de História , com base teórica em Circe Bittencourt na formação da história social. A formação do professor de história oscila devido à existência de clivagens e conflitos inerentes ao currículo proativo, instituído pelo poder educacional e o currículo interativo, praticado na sala de aula.Nesta perspectiva, considerando os limites dessa abordagem, a metodologia utilizada é a pesquisa ação com observação participativa em aulas, fazendo uma análise dialética das mudanças e continuidades do conhecimento histórico escolar contido nos documentos oriundos do poder educacional e nas reais articulações com o currículo interativo, vivenciados por professores e alunos em seu cotidiano escolar. Observamos atenção destacada às disciplinas teóricas em detrimento das disciplinas referente às práticas pedagógicas. Há necessidade de um diálogo coerente da formação do professor de História com o Ensino de História, uma vez que existem poucas pesquisas voltadas ao Ensino de História, por parte daqueles que constroem a historiografia. É importante que o Ensino de História seja um inserido no campo da História, sendo mais um domínio dentre tantos explorados pela historiografia nacional e regional para a formação do profissional de História, diminuindo o distanciamento da formação inicial com a prática do ensino de História. O estudo está em andamento, é importante continuar as observações da prática pedagógica para desenvolver uma discussão construtiva das práticas pedagógicas aplicáveis ao Ensino de História hoje, desenvolvendo, além da análise documental das ementas, objetivos e referências propostas para as disciplinas e Planos de Curso.