DESAFIOS CURRICULARES DO PEDAGOGO FRENTE À EDUCAÇÂO PARA O TRÂNSITO PARA A DIVERSIDADE HUMANA
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 139 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 822 "inscrito_id" => 51 "titulo" => "DESAFIOS CURRICULARES DO PEDAGOGO FRENTE À EDUCAÇÂO PARA O TRÂNSITO PARA A DIVERSIDADE HUMANA" "resumo" => "O artigo intitulado “Desafios curriculares do pedagogo frente à educação para o trânsito e diversidade humana” é parte integrante da monografia “Educação para o trânsito em prol da diversidade humana: um desafio para a escola de educação básica”, da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Os problemas do trânsito são muitos, tanto de ordem estrutural, como comportamental. Neste sentido, questiona-se: qual o papel da escola e dos professores frente ao estabelecimento de um currículo que contemple a educação para o trânsito na perspectiva da diversidade humana? Enquanto instituição e profissionais temos nos preparado para exercer este desiderato? O objetivo geral é demonstrar a possibilidade da educação para o trânsito e a diversidade humana realizar-se por meio do ensino transversal nas escolas de educação básica. O artigo é de cunho bibliográfico, documental e fundamenta-se na pesquisa qualitativa. Como referencial teórico básico, temos: Berticelli (1999); Filipouski (2002); Moreno (1998); Rozestraten (2004); Sacristán (1998); Vasconcellos (1998); Yus (1998). O artigo tem dois tópicos: 1) propõe uma ampla discussão sobre as relações entre educação, trânsito, currículo e diversidade; 2) incursões teóricas que revelam as possibilidades e desafios da educação para o trânsito para a diversidade realmente se conforme em tema transversal. A pesquisa é relevante por contribuir com reflexões acerca da importância da educação para o trânsito enquanto temática transversal e ainda por criar espaços dialéticos sobre o papel da escola e professores em suas práticas pedagógicas." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "01 - CURRÍCULO, FORMAÇÃO E CULTURA CONTEMPORÂNEA" "palavra_chave" => "Currículo, Educação, Trânsito, Diversidade, Transversalidade" "idioma" => "Português" "arquivo" => "ae902b5ab9e7506869fe070dbca31185_51.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAVI GLEIDSON MONTEIRO LOUREIRO" "autor_nome_curto" => "DAVI G. M. LOUREIRO" "autor_email" => "dgmloureiro@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 139 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 822 "inscrito_id" => 51 "titulo" => "DESAFIOS CURRICULARES DO PEDAGOGO FRENTE À EDUCAÇÂO PARA O TRÂNSITO PARA A DIVERSIDADE HUMANA" "resumo" => "O artigo intitulado “Desafios curriculares do pedagogo frente à educação para o trânsito e diversidade humana” é parte integrante da monografia “Educação para o trânsito em prol da diversidade humana: um desafio para a escola de educação básica”, da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Os problemas do trânsito são muitos, tanto de ordem estrutural, como comportamental. Neste sentido, questiona-se: qual o papel da escola e dos professores frente ao estabelecimento de um currículo que contemple a educação para o trânsito na perspectiva da diversidade humana? Enquanto instituição e profissionais temos nos preparado para exercer este desiderato? O objetivo geral é demonstrar a possibilidade da educação para o trânsito e a diversidade humana realizar-se por meio do ensino transversal nas escolas de educação básica. O artigo é de cunho bibliográfico, documental e fundamenta-se na pesquisa qualitativa. Como referencial teórico básico, temos: Berticelli (1999); Filipouski (2002); Moreno (1998); Rozestraten (2004); Sacristán (1998); Vasconcellos (1998); Yus (1998). O artigo tem dois tópicos: 1) propõe uma ampla discussão sobre as relações entre educação, trânsito, currículo e diversidade; 2) incursões teóricas que revelam as possibilidades e desafios da educação para o trânsito para a diversidade realmente se conforme em tema transversal. A pesquisa é relevante por contribuir com reflexões acerca da importância da educação para o trânsito enquanto temática transversal e ainda por criar espaços dialéticos sobre o papel da escola e professores em suas práticas pedagógicas." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "01 - CURRÍCULO, FORMAÇÃO E CULTURA CONTEMPORÂNEA" "palavra_chave" => "Currículo, Educação, Trânsito, Diversidade, Transversalidade" "idioma" => "Português" "arquivo" => "ae902b5ab9e7506869fe070dbca31185_51.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAVI GLEIDSON MONTEIRO LOUREIRO" "autor_nome_curto" => "DAVI G. M. LOUREIRO" "autor_email" => "dgmloureiro@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }