ENTRE OS ENREDOS E TRAMAS DO SABER ESCOLAR E AS TESSITURAS DAS REDES DIGITAIS: RELIGIOSIDADE AFRO-BRASILEIRA NA SALA DE AULA, EDUCANDO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS Kaline Ferreira Costa (UEPB) 1Patrícia Cristina de Aragão Araújo (UEPB) 2Jadson Pereira Vieira (UEPB) 3O conflito/confronto entre culturas, sobretudo no campo religioso, é significativo à pesquisa histórica, no sentido de identificar como os sujeitos históricos se posicionam frente às questões do sagrado, sobretudo, como esta pode ser notabilizada a partir da interface com a escola, enredando as tramas e fios que elaboram olhares sobre a História. Assim, diante das discussões no âmbito da História Cultural, juntamente com as novas perspectivas educacionais, não há como negligenciar a importância e a necessidade de um ensino voltado para o conhecimento e afirmação das culturas africana e afro-brasileira. O presente artigo debate acerca da relação entre religiosidade afro-brasileira e educação. Este estudo faz parte de um projeto de Iniciação Cientifica (PIBIC) articulado ao projeto PROPESQ/UEPB, cujo foco de análise encontra-se centrado nas culturas africanas e afro-brasileiras na contextura da educação. Neste estudo, nossas análises têm como aporte as questões em torno da religiosidade articuladas ao modo de educar e às redes sociais, notabilizando as discussões em torno das representações construídas pelos alunos/as de uma escola pública da rede estadual de ensino sobre este viés religioso, observando como estes, em seus saberes cotidianos, consubstanciam a religião de matriz africana na escola e como, no contexto das redes sociais, sobretudo em comunidades de Orkut a religiosidade afro-brasileira é descortinada.Palavras-chave: Religiosidade afro-brasileira. Relações Étnico-Raciais. Educação. 1 Graduanda em História. Pesquisadora PIBIC/CNPQ. E-mail: kferreira@gmail.com 2 Professora de História. Doutora em Educação. PROPESQ/UEPB. E-mail: cristina-aragao21@hotmail.com3 Graduando em História. PROPESQ/UEPB. E-mail: jadsonpv@gmail.com