O seguinte texto tem como objetivo expandir o conhecimento dos profissionais de educação, facilitando sua compreensão sobre as novas concepções do ensino de historia, utilizadas para formar alunos criativos e questionadores. Realizamos nossa pesquisa em uma escola da rede pública, observando as aulas no ensino fundamental; entrevistando funcionários e compondo um diário de campo onde descrevemos nossas ideias a respeito do assunto em questão. Concluímos que apesar da evolução dos métodos educacionais, ainda existem professores extremamente tradicionais que acabam por perpetuar uma sociedade que aceita o que lhes é imposta sem questionar ou reinvidicar por melhores situações, sendo apenas reprodutores do sistema em que estão inseridos. É necessária ainda a inserção de um grande numero de docentes capazes de criar situações onde as crianças possam refletir e questionar sobre os fatos que transcorreram na historia e seu impacto na atualidade, buscando propostas que inovem a práxis do ensino de historia, criando oportunidades que alem de contribuírem com a formação de cidadão críticos, igualmente estimulem o apresso dos discentes pelos acontecimentos marcantes da historia da humanidade e seus reflexos na sociedade em que atuam cotidianamente.