Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

AS TICS NA FORMAÇÃO DAS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE ANGICOS

Palavra-chaves: Tecnologia, Educação Infantil, Professoras, Proinfo Comunicação Oral 02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 487
    "inscrito_id" => 2543
    "titulo" => "AS TICS NA FORMAÇÃO DAS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE ANGICOS"
    "resumo" => "A informática na formação básica das professoras da Educação infantil de Angicos.Este trabalho constata que a evolução das novas tecnologias de informação e comunicação as (TICs), tem surgido e migrado para o universo de novas apropriações de saberes, e entre elas se encontram supostamente o desejo das professoras de educação infantil em atualizarem os seus conhecimentos no que concerne ao universo digital. Diante dessa informação o nosso trabalho está pautado em identificar e descrever as manifestações dessas professoras da Educação Infantil em relação a um curso básico de informática oferecido pelo proinfo na cidade de Angicos, tentando responder as seguintes questões: O que as professoras da EI buscam nesse curso básico de informática? O que esse curso representará para o seu trabalho enquanto docente? Que possibilidades esperam encontrar durante e após esse curso? Essas questões buscam compreender a importância de um curso de informática na formação continuada de professoras da EI, bem como as contribuições que um curso dessa natureza pode proporcionar na valorização profissional das mesmas. Como fundamentação teórica, será estudado Bernard Charlot (2000), Magda Soares (2002) e Chartier (1998). Para  alcançar os objetivos, utilizamos a observação participante e a entrevista semi-estruturada, com a colaboração dessas professoras da EI de Angicos. Assim, os dados da nossa pesquisa constatam que o curso segundo essas professoras aconteceu no momento oportuno, oferecendo conhecimentos para a inovação de suas práticas, pois elas apontam os alunos como principais incentivadores de sua participação e adesão a esse curso.  Palavras Chave: Tecnologia, professoras, Educação Infantil."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "palavra_chave" => "Tecnologia, Educação infantil, Professoras, Proinfo"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "1b113258af3968aaf3969ca67e744ff8.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLINEIDE JUSTINA DA SILVA ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "CARLINEIDE ALMEIDA"
    "autor_email" => "carlaalmeida_rn@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UFERSA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 487
    "inscrito_id" => 2543
    "titulo" => "AS TICS NA FORMAÇÃO DAS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE ANGICOS"
    "resumo" => "A informática na formação básica das professoras da Educação infantil de Angicos.Este trabalho constata que a evolução das novas tecnologias de informação e comunicação as (TICs), tem surgido e migrado para o universo de novas apropriações de saberes, e entre elas se encontram supostamente o desejo das professoras de educação infantil em atualizarem os seus conhecimentos no que concerne ao universo digital. Diante dessa informação o nosso trabalho está pautado em identificar e descrever as manifestações dessas professoras da Educação Infantil em relação a um curso básico de informática oferecido pelo proinfo na cidade de Angicos, tentando responder as seguintes questões: O que as professoras da EI buscam nesse curso básico de informática? O que esse curso representará para o seu trabalho enquanto docente? Que possibilidades esperam encontrar durante e após esse curso? Essas questões buscam compreender a importância de um curso de informática na formação continuada de professoras da EI, bem como as contribuições que um curso dessa natureza pode proporcionar na valorização profissional das mesmas. Como fundamentação teórica, será estudado Bernard Charlot (2000), Magda Soares (2002) e Chartier (1998). Para  alcançar os objetivos, utilizamos a observação participante e a entrevista semi-estruturada, com a colaboração dessas professoras da EI de Angicos. Assim, os dados da nossa pesquisa constatam que o curso segundo essas professoras aconteceu no momento oportuno, oferecendo conhecimentos para a inovação de suas práticas, pois elas apontam os alunos como principais incentivadores de sua participação e adesão a esse curso.  Palavras Chave: Tecnologia, professoras, Educação Infantil."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "palavra_chave" => "Tecnologia, Educação infantil, Professoras, Proinfo"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "1b113258af3968aaf3969ca67e744ff8.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLINEIDE JUSTINA DA SILVA ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "CARLINEIDE ALMEIDA"
    "autor_email" => "carlaalmeida_rn@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UFERSA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

A informática na formação básica das professoras da Educação infantil de Angicos.Este trabalho constata que a evolução das novas tecnologias de informação e comunicação as (TICs), tem surgido e migrado para o universo de novas apropriações de saberes, e entre elas se encontram supostamente o desejo das professoras de educação infantil em atualizarem os seus conhecimentos no que concerne ao universo digital. Diante dessa informação o nosso trabalho está pautado em identificar e descrever as manifestações dessas professoras da Educação Infantil em relação a um curso básico de informática oferecido pelo proinfo na cidade de Angicos, tentando responder as seguintes questões: O que as professoras da EI buscam nesse curso básico de informática? O que esse curso representará para o seu trabalho enquanto docente? Que possibilidades esperam encontrar durante e após esse curso? Essas questões buscam compreender a importância de um curso de informática na formação continuada de professoras da EI, bem como as contribuições que um curso dessa natureza pode proporcionar na valorização profissional das mesmas. Como fundamentação teórica, será estudado Bernard Charlot (2000), Magda Soares (2002) e Chartier (1998). Para alcançar os objetivos, utilizamos a observação participante e a entrevista semi-estruturada, com a colaboração dessas professoras da EI de Angicos. Assim, os dados da nossa pesquisa constatam que o curso segundo essas professoras aconteceu no momento oportuno, oferecendo conhecimentos para a inovação de suas práticas, pois elas apontam os alunos como principais incentivadores de sua participação e adesão a esse curso. Palavras Chave: Tecnologia, professoras, Educação Infantil.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.