SOARES, Maria Elba. Formação continuada: de quem, para quem?. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/36999>. Acesso em: 05/11/2024 05:38
RESUMO Este artigo tem sua gênese no conjunto de experiências vividas por docentes que atuam do Ensino Fundamental, anos finais, em relação ao processo formativo. Vivemos em um mundo imerso na informação globalizada e, nessa rede de conhecimentos, há saberes coerentes e outros sem veracidade, mas que são de fácil acesso e circulam rapidamente. Neste contexto, a educação tem papel fundamental para o enfrentamento desse tipo de situação e, principalmente o professor, precisa estar preparado. Neste sentido entendemos que a formação continuada pode consistir um mecanismo importante, capaz de permitir aos docentes o desenvolvimento de uma nova mentalidade, com práticas docentes inovadoras. Desse modo, pretendemos, apresentar as compreensões dos docentes acerca do valor e das suas aprendizagens em seu processo de formação continuada, junto a uma reflexão teórica. A investigação sobre a formação continuada dos docentes in lócu objetivou, perceber a compreensão de formação continuada de docentes do Ensino Fundamental, anos finais, refletindo sobre o que revelam de suas conquistas e dificuldades no percurso desta formação continuada. A pesquisa teve a abordagem qualitativa, utilizando técnicas da entrevista semiestruturada e questionários, aplicados a docentes que atuam no 6º, 7º e 8º ano do Ensino Fundamental, series finais. As entrevistas evidenciam as narrativas dos docentes e os questionários foram complementares e importantes para a coleta de percepções específicas A discussão ancora-se teoricamente nos recorrentes debates e produções sobre o tema, presentes em congressos, pesquisas acadêmicas e artigos. Dessa forma em nosso estudo enxergamos que esse caminho exerce um ganho individual e coletivo na geração de novas atitudes e aprendizagens docentes.