ALMEIDA, Aline Alves. Mulheres na ciência: o que a história não conta. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/37489>. Acesso em: 22/12/2024 21:05
É notório que quando se trata das mulheres na produção de saberes há uma diminuição da relevância de suas contribuições, especialmente no que se refere ao campo científico onde se é detectado um largo protagonismo masculino. Devido à ausência de discussões nas aulas do ensino básico sobre o impacto das mulheres na produção científica, o presente trabalho tem como objetivo discutir a presença feminina nos livros didáticos de Ciência Exatas - Matemática, Física - e as formas que tais assuntos se apresentam no cotidiano escolar, questões essas que tratam não apenas de gênero, mais também de aspectos socioculturais importantes para o desenvolvimento da atual sociedade, de forma a oferecer visibilidade as tantas mulheres que travaram lutas, venceram estereótipos, mas tiveram suas marcas apagadas pelo martelo patriarcal, desta forma romper com a invisibilidade das mulheres que contribuíram para a ciência. A escola exerce um papel importante na vida e formação dos cidadãos e não tem como desassociar as questões de gênero do âmbito escolar, pois se apresenta em todas as situações e é dever do docente saber lidar com a pluralidade de pensamentos e crenças, de forma a esclarecer dúvidas e sanar desigualdades. Há uma urgência em inserir temas em sala de aula que se preocupe com as concepções de igualdade e viabilize oportunidades de maneira uniforme alcançando todos sem distinções de gênero, etnia, raça, etc. É importante ressaltar as discussões de gênero no ensino de ciências, não apenas para que se atente a presença das mulheres na produção cientifica, mas para que se tenha uma educação que respeite as diferenças e promova valores de equidade. Dessa forma essa pesquisa tem como objetivo discutir o impacto das mulheres na produção científica e a ausência de discussões nas aulas e nos próprios livros didáticos das contribuições femininas para as áreas de ciências e de modo mais particular as exatas por meio da análise de livros didáticos utilizados numa escola de ensino médio da cidade de Patos – PB. Esse estudo evidenciou o silenciamento/omissão da contribuição feminina nas ciências, na escola e no livro didático de Matemática e Física.