Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INFÂNCIA HOJE: DESAFIOS PARA O TRABALHO DOS PEDAGOGOS

Palavra-chaves: INFÂNCIAS, EDUCAÇÃO INFANTIL, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, DIVERSIDADE CULTURAL Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2017-12-20 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35393
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4387
    "inscrito_id" => 4700
    "titulo" => "A INFÂNCIA HOJE: DESAFIOS PARA O TRABALHO DOS PEDAGOGOS"
    "resumo" => "Em pleno século XXI, a sociedade contemporânea vem desfrutando de profundas modificações em seu contexto sociocultural, trazendo como consequência imediata modificações na estrutura familiar, que agora tem que acompanhar e se adequar as mudanças tecnológicas, científicas, econômicas, religiosas, sociais e políticas, produzindo um novo estilo de vida, que vai refletir diretamente sobre as crianças. O ambiente escolar é considerado um espaço de formação e aperfeiçoamento do ser humano, no qual convivem vários profissionais encarregados de estimular a aprendizagem de conteúdos e também a formação do cidadão, dentre esses profissionais destaca-se o pedagogo. A educação e o processo formativo do educador requerem a consideração de que o seu campo de interesse está circunscrito ao entendimento de que o contexto mais geral da sociedade e as mudanças nele operadas são humanamente produzidos. Esse artigo vai tentar compreender o desafio da educação infantil que é tentar inicialmente compreender as multiplicidades das concepções de infâncias que se apresentam na sociedade, para que possam educar e cuidar dessas crianças, diante da diversidade cultural que se acentua na medida em que as crianças ingressam no ambiente da educação infantil. O trabalho possui um caráter descritivo, pois, teve a finalidade de descrever o objeto de estudo, o trabalho do pedagogo na educação infantil, enfatizando suas características e os problemas/desafios que são impostos sobre ele na atual sociedade. Os procedimentos metodológicos utilizados foram uma pesquisa bibliográfica baseada principalmente nos autores Barbosa (2009), Buber (2001), Libâneo (2004), Sarmento (2007), Silva (2005) e Souza (2009) e uma pesquisa documental baseada na Lei de Diretrizes Básicas da Educação Nacional, nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia, Sarmento (2007 no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e no Plano Nacional da Educação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "INFÂNCIAS, EDUCAÇÃO INFANTIL, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, DIVERSIDADE CULTURAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID4700_16102017211824.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAIS MARIA DOS SANTOS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "THAIS MARIA"
    "autor_email" => "thaishmaria@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35393
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4387
    "inscrito_id" => 4700
    "titulo" => "A INFÂNCIA HOJE: DESAFIOS PARA O TRABALHO DOS PEDAGOGOS"
    "resumo" => "Em pleno século XXI, a sociedade contemporânea vem desfrutando de profundas modificações em seu contexto sociocultural, trazendo como consequência imediata modificações na estrutura familiar, que agora tem que acompanhar e se adequar as mudanças tecnológicas, científicas, econômicas, religiosas, sociais e políticas, produzindo um novo estilo de vida, que vai refletir diretamente sobre as crianças. O ambiente escolar é considerado um espaço de formação e aperfeiçoamento do ser humano, no qual convivem vários profissionais encarregados de estimular a aprendizagem de conteúdos e também a formação do cidadão, dentre esses profissionais destaca-se o pedagogo. A educação e o processo formativo do educador requerem a consideração de que o seu campo de interesse está circunscrito ao entendimento de que o contexto mais geral da sociedade e as mudanças nele operadas são humanamente produzidos. Esse artigo vai tentar compreender o desafio da educação infantil que é tentar inicialmente compreender as multiplicidades das concepções de infâncias que se apresentam na sociedade, para que possam educar e cuidar dessas crianças, diante da diversidade cultural que se acentua na medida em que as crianças ingressam no ambiente da educação infantil. O trabalho possui um caráter descritivo, pois, teve a finalidade de descrever o objeto de estudo, o trabalho do pedagogo na educação infantil, enfatizando suas características e os problemas/desafios que são impostos sobre ele na atual sociedade. Os procedimentos metodológicos utilizados foram uma pesquisa bibliográfica baseada principalmente nos autores Barbosa (2009), Buber (2001), Libâneo (2004), Sarmento (2007), Silva (2005) e Souza (2009) e uma pesquisa documental baseada na Lei de Diretrizes Básicas da Educação Nacional, nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia, Sarmento (2007 no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e no Plano Nacional da Educação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "INFÂNCIAS, EDUCAÇÃO INFANTIL, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, DIVERSIDADE CULTURAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID4700_16102017211824.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAIS MARIA DOS SANTOS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "THAIS MARIA"
    "autor_email" => "thaishmaria@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

Em pleno século XXI, a sociedade contemporânea vem desfrutando de profundas modificações em seu contexto sociocultural, trazendo como consequência imediata modificações na estrutura familiar, que agora tem que acompanhar e se adequar as mudanças tecnológicas, científicas, econômicas, religiosas, sociais e políticas, produzindo um novo estilo de vida, que vai refletir diretamente sobre as crianças. O ambiente escolar é considerado um espaço de formação e aperfeiçoamento do ser humano, no qual convivem vários profissionais encarregados de estimular a aprendizagem de conteúdos e também a formação do cidadão, dentre esses profissionais destaca-se o pedagogo. A educação e o processo formativo do educador requerem a consideração de que o seu campo de interesse está circunscrito ao entendimento de que o contexto mais geral da sociedade e as mudanças nele operadas são humanamente produzidos. Esse artigo vai tentar compreender o desafio da educação infantil que é tentar inicialmente compreender as multiplicidades das concepções de infâncias que se apresentam na sociedade, para que possam educar e cuidar dessas crianças, diante da diversidade cultural que se acentua na medida em que as crianças ingressam no ambiente da educação infantil. O trabalho possui um caráter descritivo, pois, teve a finalidade de descrever o objeto de estudo, o trabalho do pedagogo na educação infantil, enfatizando suas características e os problemas/desafios que são impostos sobre ele na atual sociedade. Os procedimentos metodológicos utilizados foram uma pesquisa bibliográfica baseada principalmente nos autores Barbosa (2009), Buber (2001), Libâneo (2004), Sarmento (2007), Silva (2005) e Souza (2009) e uma pesquisa documental baseada na Lei de Diretrizes Básicas da Educação Nacional, nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia, Sarmento (2007 no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e no Plano Nacional da Educação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo

Infelizmente, não conseguimos localizar o arquivo para download. Mas não se preocupe, nossa equipe já foi notificada do problema e já estamos trabalhando para a resolução! Tente novamente mais tarde!

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.