SILVA, Thais Maria Dos Santos. A infância hoje: desafios para o trabalho dos pedagogos. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/35393>. Acesso em: 05/11/2024 03:56
Em pleno século XXI, a sociedade contemporânea vem desfrutando de profundas modificações em seu contexto sociocultural, trazendo como consequência imediata modificações na estrutura familiar, que agora tem que acompanhar e se adequar as mudanças tecnológicas, científicas, econômicas, religiosas, sociais e políticas, produzindo um novo estilo de vida, que vai refletir diretamente sobre as crianças. O ambiente escolar é considerado um espaço de formação e aperfeiçoamento do ser humano, no qual convivem vários profissionais encarregados de estimular a aprendizagem de conteúdos e também a formação do cidadão, dentre esses profissionais destaca-se o pedagogo. A educação e o processo formativo do educador requerem a consideração de que o seu campo de interesse está circunscrito ao entendimento de que o contexto mais geral da sociedade e as mudanças nele operadas são humanamente produzidos. Esse artigo vai tentar compreender o desafio da educação infantil que é tentar inicialmente compreender as multiplicidades das concepções de infâncias que se apresentam na sociedade, para que possam educar e cuidar dessas crianças, diante da diversidade cultural que se acentua na medida em que as crianças ingressam no ambiente da educação infantil. O trabalho possui um caráter descritivo, pois, teve a finalidade de descrever o objeto de estudo, o trabalho do pedagogo na educação infantil, enfatizando suas características e os problemas/desafios que são impostos sobre ele na atual sociedade. Os procedimentos metodológicos utilizados foram uma pesquisa bibliográfica baseada principalmente nos autores Barbosa (2009), Buber (2001), Libâneo (2004), Sarmento (2007), Silva (2005) e Souza (2009) e uma pesquisa documental baseada na Lei de Diretrizes Básicas da Educação Nacional, nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia, Sarmento (2007 no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e no Plano Nacional da Educação.