Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FÁRMACOS: DESAFIO PARA PRÁTICA CLÍNICA DO ESTUDANTE DE ENFERMAGEM

Palavra-chaves: CLÍNICA MÉDICA, FÁRMACOS, ESTÁGIO ENFERMAGEM Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
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      Introdução: A administração de medicamentos é uma das grandes responsabilidades dos auxiliares e técnicos de enfermagem e exige do profissional conhecimento sobre farmacologia. A aprendizagem é entendida como um processo contínuo e acumulativo que é ampliado com a prática clínica do aluno, ao término das aulas teóricas os alunos do curso seguem para o campo de estágio cheios de incertezas e um pouco inseguros quanto a correta nomenclatura e utilização dos fármacos prescritos,visto que existe uma infinidade de nomes comercias, embora venham com toda bagagem teórica que possibilitará sua atuação na prática. Metodologia: Foi entregue uma lista com os principais fármacos utilizados em ambiente intra-hospitalar, em Clinica Médica, aos 12 alunos que formavam 2 grupos de estágio, então solicitado que acrescentássemos a essas informações os principais nomes comerciais, vias de administração e indicação das medicações. Após envio dos arquivos, foi criado um arquivo em PDF que passou a ser utilizado, baixado nos aparelhos celulares, durante o estágio.\r\n
      Resultados: Os alunos sentiram-se mais seguros quanto às prescrições e preparo dos referidos medicamentos, tornando a busca pela medicação ainda mais rápida visto que busca foi nominal. Durante o estágio de 10 encontros, não foi observado nenhum erro, quanto ao preparo e nem quanto administração, das drogas prescritas.
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      Introdução: A administração de medicamentos é uma das grandes responsabilidades dos auxiliares e técnicos de enfermagem e exige do profissional conhecimento sobre farmacologia. A aprendizagem é entendida como um processo contínuo e acumulativo que é ampliado com a prática clínica do aluno, ao término das aulas teóricas os alunos do curso seguem para o campo de estágio cheios de incertezas e um pouco inseguros quanto a correta nomenclatura e utilização dos fármacos prescritos,visto que existe uma infinidade de nomes comercias, embora venham com toda bagagem teórica que possibilitará sua atuação na prática. Metodologia: Foi entregue uma lista com os principais fármacos utilizados em ambiente intra-hospitalar, em Clinica Médica, aos 12 alunos que formavam 2 grupos de estágio, então solicitado que acrescentássemos a essas informações os principais nomes comerciais, vias de administração e indicação das medicações. Após envio dos arquivos, foi criado um arquivo em PDF que passou a ser utilizado, baixado nos aparelhos celulares, durante o estágio.\r\n
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este trabalho foi elaborado como proposta, da Preceptora de estágios, com a finalidade de auxiliar os alunos que iniciam seus estágios em Unidades Hospitalares, explicitando de forma clara e objetiva os principais fármacos, seus nomes comerciais, finalidade e via de administração mais utilizada em clínica médica. Introdução: A administração de medicamentos é uma das grandes responsabilidades dos auxiliares e técnicos de enfermagem e exige do profissional conhecimento sobre farmacologia. A aprendizagem é entendida como um processo contínuo e acumulativo que é ampliado com a prática clínica do aluno, ao término das aulas teóricas os alunos do curso seguem para o campo de estágio cheios de incertezas e um pouco inseguros quanto a correta nomenclatura e utilização dos fármacos prescritos,visto que existe uma infinidade de nomes comercias, embora venham com toda bagagem teórica que possibilitará sua atuação na prática. Metodologia: Foi entregue uma lista com os principais fármacos utilizados em ambiente intra-hospitalar, em Clinica Médica, aos 12 alunos que formavam 2 grupos de estágio, então solicitado que acrescentássemos a essas informações os principais nomes comerciais, vias de administração e indicação das medicações. Após envio dos arquivos, foi criado um arquivo em PDF que passou a ser utilizado, baixado nos aparelhos celulares, durante o estágio. Resultados: Os alunos sentiram-se mais seguros quanto às prescrições e preparo dos referidos medicamentos, tornando a busca pela medicação ainda mais rápida visto que busca foi nominal. Durante o estágio de 10 encontros, não foi observado nenhum erro, quanto ao preparo e nem quanto administração, das drogas prescritas.

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