POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A CONTENÇÃO DA EVASÃO E RETENÇÃO ESCOLAR NOS INSTITUTOS FEDERAIS – COM FOCO NO IFSERTÃO-PE – CAMPUS SALGUEIRO
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Para as discussões sobre evasão escolar, nos apoiamos nas ideias de Dore et al (2014); Dore e Lüscher (2011); Arroyo (1993; 2010; 2011); Pacheco (2011); entre outros. O estudo foi realizado em um dos Campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, utilizando como espaço amostral do fenômeno da evasão escolar os cursos técnicos de nível médio na modalidade integrada, compreendidos pelos cursos técnicos de Agropecuária, Edificações e Informática, no período de 2011 a 2016. Para levantamento dos dados da evasão, utilizou-se como espaço amostral os cursos técnicos de nível médio na modalidade integrada, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano Campus Salgueiro – IFSertão-PE Campus Salgueiro. 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