PEPE, Cristiane Marcela. Escola da terra alagoas: territórios, sujeitos e culturas. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/36800>. Acesso em: 22/11/2024 06:47
Esse relato de experiência aborda o Programa Escola da Terra em Alagoas, que é desenvolvido em parceria entre a Universidade Federal de Alagoas, a Secretaria Estadual de Educação, municípios e MEC/SECADI. A primeira edição foi realizada em 2015, em forma de projeto piloto e ofertou 100 vagas para professores em exercício em escolas multisseriadas do campo. Contamos inicialmente com 10 municípios da região metropolitana de Maceió, Alagoas, que ficaram reduzidos a 7, por conta de desistências por parte dos municípios, por alegarem falta de condições financeiras de arcar com sua contrapartida na parceria, que consiste em retirar os professores de sala de aula nos períodos da formação e arcar com seu deslocamento e alimentação. A formação é realizada em regime de alternância pedagógica, com tempo universidade e tempo comunidade, e possui seis módulos de formação, que abordam desde alfabetização e letramento, políticas da educação do campo, etno matemática, até economia solidária. Nossa base teórica está fundada no conceito de que território não é só terra, mas terra e relações sociais e com base nesse fundamento temos tentado ofertar um curso de formação continuada que valorize o campo e seus sujeitos, mesmo com todas as forças em contrário, que busca o fechamento das escolas do campo e um novo êxodo rural no Estado.