Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FARADAY E A INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA: UMA PROPOSTA PARA A SALA DE AULA

Palavra-chaves: ENSINO DE FÍSICA, HISTÓRIA DA CIÊNCIA, INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho pretende relatar a experiência docente de alunos do curso de Licenciatura em Física da Universidade Estadual da Paraíba, que são bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Fazendo uso da História da Ciência e dos três momentos pedagógicos propostos por Demétrio Delizoicov (que são problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento) os bolsistas elaboraram e aplicaram uma proposta didática voltada a alunos de terceiro ano do ensino médio, cujo tema central foi Indução Eletromagnética. O trabalho desenvolvido subdivide-se em duas fases: planejamento e intervenção. No planejamento, os licenciandos realizaram pesquisas e leituras de materiais didáticos e históricos que atendessem seus objetivos para a realização da intervenção. A aplicação (intervenção) contou com três encontros. No primeiro, explorou-se o estudo do episódio histórico de Michael Faraday (1791-1867) e a realização de uma atividade experimental em grupo referente a indução eletromagnética, em que ao final do experimento cada equipe respondeu um questionário pertinente. O segundo encontro consistiu na análise das teorias atuais sobre o tema, ou seja, as leis de Faraday e Lenz. Em síntese, essas teorias afirmam, respectivamente, que a variação de um fluxo magnético através de uma espira induz nela uma corrente elétrica, e também que a corrente induzida tem sentido oposto ao sentido da variação do campo magnético que a gera. Para abordá-las em sala de aula foi feito um estudo através do livro didático que resultou na produção de um material específico para os alunos. O último encontro foi destinado à avaliação, que abrangeu a observação contínua e sistêmica da participação nas atividades e, de forma escrita, através de um desafio de resolução de um mapa conceitual com algumas informações-chave incompletas. O PIBID ao proporcionar esse contato direto entre o estudante de licenciatura em Física e a sala de aula, contribui para que os futuros professores estejam cada vez mais qualificados para lidar com situações reais da sala de aula, do processo de ensino-aprendizagem e da relação professor-aluno.

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