FARADAY E A INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA: UMA PROPOSTA PARA A SALA DE AULA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36959 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 755 "inscrito_id" => 2697 "titulo" => "FARADAY E A INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA: UMA PROPOSTA PARA A SALA DE AULA" "resumo" => "O presente trabalho pretende relatar a experiência docente de alunos do curso de Licenciatura em Física da Universidade Estadual da Paraíba, que são bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Fazendo uso da História da Ciência e dos três momentos pedagógicos propostos por Demétrio Delizoicov (que são problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento) os bolsistas elaboraram e aplicaram uma proposta didática voltada a alunos de terceiro ano do ensino médio, cujo tema central foi Indução Eletromagnética. O trabalho desenvolvido subdivide-se em duas fases: planejamento e intervenção. No planejamento, os licenciandos realizaram pesquisas e leituras de materiais didáticos e históricos que atendessem seus objetivos para a realização da intervenção. A aplicação (intervenção) contou com três encontros. No primeiro, explorou-se o estudo do episódio histórico de Michael Faraday (1791-1867) e a realização de uma atividade experimental em grupo referente a indução eletromagnética, em que ao final do experimento cada equipe respondeu um questionário pertinente. O segundo encontro consistiu na análise das teorias atuais sobre o tema, ou seja, as leis de Faraday e Lenz. Em síntese, essas teorias afirmam, respectivamente, que a variação de um fluxo magnético através de uma espira induz nela uma corrente elétrica, e também que a corrente induzida tem sentido oposto ao sentido da variação do campo magnético que a gera. Para abordá-las em sala de aula foi feito um estudo através do livro didático que resultou na produção de um material específico para os alunos. O último encontro foi destinado à avaliação, que abrangeu a observação contínua e sistêmica da participação nas atividades e, de forma escrita, através de um desafio de resolução de um mapa conceitual com algumas informações-chave incompletas. O PIBID ao proporcionar esse contato direto entre o estudante de licenciatura em Física e a sala de aula, contribui para que os futuros professores estejam cada vez mais qualificados para lidar com situações reais da sala de aula, do processo de ensino-aprendizagem e da relação professor-aluno." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, HISTÓRIA DA CIÊNCIA, INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID2697_04092017161308.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "INGRID KELLY LAURA DOS SANTOS PINTO OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "INGRID" "autor_email" => "i.k.laurasantos@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36959 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 755 "inscrito_id" => 2697 "titulo" => "FARADAY E A INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA: UMA PROPOSTA PARA A SALA DE AULA" "resumo" => "O presente trabalho pretende relatar a experiência docente de alunos do curso de Licenciatura em Física da Universidade Estadual da Paraíba, que são bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Fazendo uso da História da Ciência e dos três momentos pedagógicos propostos por Demétrio Delizoicov (que são problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento) os bolsistas elaboraram e aplicaram uma proposta didática voltada a alunos de terceiro ano do ensino médio, cujo tema central foi Indução Eletromagnética. O trabalho desenvolvido subdivide-se em duas fases: planejamento e intervenção. No planejamento, os licenciandos realizaram pesquisas e leituras de materiais didáticos e históricos que atendessem seus objetivos para a realização da intervenção. A aplicação (intervenção) contou com três encontros. No primeiro, explorou-se o estudo do episódio histórico de Michael Faraday (1791-1867) e a realização de uma atividade experimental em grupo referente a indução eletromagnética, em que ao final do experimento cada equipe respondeu um questionário pertinente. O segundo encontro consistiu na análise das teorias atuais sobre o tema, ou seja, as leis de Faraday e Lenz. Em síntese, essas teorias afirmam, respectivamente, que a variação de um fluxo magnético através de uma espira induz nela uma corrente elétrica, e também que a corrente induzida tem sentido oposto ao sentido da variação do campo magnético que a gera. Para abordá-las em sala de aula foi feito um estudo através do livro didático que resultou na produção de um material específico para os alunos. O último encontro foi destinado à avaliação, que abrangeu a observação contínua e sistêmica da participação nas atividades e, de forma escrita, através de um desafio de resolução de um mapa conceitual com algumas informações-chave incompletas. O PIBID ao proporcionar esse contato direto entre o estudante de licenciatura em Física e a sala de aula, contribui para que os futuros professores estejam cada vez mais qualificados para lidar com situações reais da sala de aula, do processo de ensino-aprendizagem e da relação professor-aluno." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, HISTÓRIA DA CIÊNCIA, INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID2697_04092017161308.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "INGRID KELLY LAURA DOS SANTOS PINTO OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "INGRID" "autor_email" => "i.k.laurasantos@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }