UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AS INTERSEÇÕES ENTRE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO NO BAIRRO DO MUTIRÃO EM CAMPINA GRANDE
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38772 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1026 "inscrito_id" => 5123 "titulo" => "UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AS INTERSEÇÕES ENTRE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO NO BAIRRO DO MUTIRÃO EM CAMPINA GRANDE" "resumo" => "O relato de experiência que aqui se expõe se deu sobre a relação psicologia e educação no bairro do Mutirão de Campina Grande propõe, ao se inserir no movimento social, através da aplicação de atividades psicossociais com crianças e pré-adolescentes no Clube de Oficiais da Polícia Militar e Bombeiros. Ações educativas se dão na medida em que profissionais ou estudantes do ensino superior podem levar atividades que sejam complementares às da sala de aula. O conjunto de atividades foi realizado no período de abril de 2017 a maio de 2017. Os participantes das intervenções foram crianças, pré-adolescentes e adolescentes, na faixa etária de 08 anos de idade até os 14 anos, do bairro do Mutirão (N= 53) que se reuniam no Clube de Oficiais da Polícia Militar e Bombeiros com a equipe de estudantes do curso de psicologia da Faculdade Maurício de Nassau (unidade Campina Grande). Os objetivos do trabalho foram: - que os usuários reflitam melhor sobre as diversas condições do seu contexto social; melhorem auto percepção de si mesmo; -estabeleçam boas relações consigo e com os outros pares não somente da escola, mas também do bairro; e desenvolvam um maior senso critico sobre seus comportamentos no meio social. No que diz respeito ao aspecto metodológico, foram realizados inicialmente 4 encontros onde em cada um deles, estavam pré-estabelecidas, 5 dinâmicas de grupo voltadas à consecução dos objetivos supracitados, embora se tenham realizado outras. Afora isto foi realizada a partir do estabelecimento de uma lista de necessidades psicossociais junto aos gestores das famílias dos usuários e dos gestores do Clube de Oficiais da Polícia Militar e Bombeiros e uma investigação sobre processos históricos e pessoais vivenciados pelas crianças, pré-adolescentes e adolescentes a fim de dar maiores subsídios às intervenções. Por fim, como conclusão pode-se pensar que houve a reavaliação do contexto sociocultural pelos usuários e ressignificação dos processos históricos do Mutirão de Campina Grande. Assim, as intervenções psicossociais contribuíram com a possibilidade de mostrar melhorias para o desenvolvimento integral (biopsicossocial) deles em seus diversos processos de transformação, autoconhecimento e percepção mais aguçada, entendendo que o Ser é sujeito e agente do meio, sujeito as modificações que fazem parte da vida." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "PSICOLOGIA, EDUCAÇÃO, INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID5123_08092017143012.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA MARIA DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "ANA MARIA" "autor_email" => "anamayre21@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU DE CAMPINA GRANDE (FMN CG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38772 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1026 "inscrito_id" => 5123 "titulo" => "UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AS INTERSEÇÕES ENTRE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO NO BAIRRO DO MUTIRÃO EM CAMPINA GRANDE" "resumo" => "O relato de experiência que aqui se expõe se deu sobre a relação psicologia e educação no bairro do Mutirão de Campina Grande propõe, ao se inserir no movimento social, através da aplicação de atividades psicossociais com crianças e pré-adolescentes no Clube de Oficiais da Polícia Militar e Bombeiros. Ações educativas se dão na medida em que profissionais ou estudantes do ensino superior podem levar atividades que sejam complementares às da sala de aula. O conjunto de atividades foi realizado no período de abril de 2017 a maio de 2017. Os participantes das intervenções foram crianças, pré-adolescentes e adolescentes, na faixa etária de 08 anos de idade até os 14 anos, do bairro do Mutirão (N= 53) que se reuniam no Clube de Oficiais da Polícia Militar e Bombeiros com a equipe de estudantes do curso de psicologia da Faculdade Maurício de Nassau (unidade Campina Grande). Os objetivos do trabalho foram: - que os usuários reflitam melhor sobre as diversas condições do seu contexto social; melhorem auto percepção de si mesmo; -estabeleçam boas relações consigo e com os outros pares não somente da escola, mas também do bairro; e desenvolvam um maior senso critico sobre seus comportamentos no meio social. No que diz respeito ao aspecto metodológico, foram realizados inicialmente 4 encontros onde em cada um deles, estavam pré-estabelecidas, 5 dinâmicas de grupo voltadas à consecução dos objetivos supracitados, embora se tenham realizado outras. Afora isto foi realizada a partir do estabelecimento de uma lista de necessidades psicossociais junto aos gestores das famílias dos usuários e dos gestores do Clube de Oficiais da Polícia Militar e Bombeiros e uma investigação sobre processos históricos e pessoais vivenciados pelas crianças, pré-adolescentes e adolescentes a fim de dar maiores subsídios às intervenções. Por fim, como conclusão pode-se pensar que houve a reavaliação do contexto sociocultural pelos usuários e ressignificação dos processos históricos do Mutirão de Campina Grande. Assim, as intervenções psicossociais contribuíram com a possibilidade de mostrar melhorias para o desenvolvimento integral (biopsicossocial) deles em seus diversos processos de transformação, autoconhecimento e percepção mais aguçada, entendendo que o Ser é sujeito e agente do meio, sujeito as modificações que fazem parte da vida." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "PSICOLOGIA, EDUCAÇÃO, INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID5123_08092017143012.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA MARIA DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "ANA MARIA" "autor_email" => "anamayre21@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU DE CAMPINA GRANDE (FMN CG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }