PERES, Cilene Padilha et al.. . Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/38925>. Acesso em: 05/11/2024 05:38
O jogo tem uma função imprescindível no processo de ensino, especialmente os jogos pedagógicos. Apesar de se conhecer a importância do uso dos jogos na aprendizagem, a escola muitas vezes tem muitas dificuldades devido à falta de recursos. Não diferente dessa realidade estão as escolas indígenas que precisam utilizar materiais alternativos em suas aulas, e ainda somarem às propostas o aspecto cultural e linguístico de seu povo. Este estudo teve como objetivo a introdução do tema “O Ciclo da Água” nas turmas do 4º e 5º ano do Fundamental, de forma lúdica e prazerosa. A atividade de proposta pedagógica teve como tema “O ciclo da água”, e foi desenvolvida na Escola Estadual Indígena João Custódio Peres, comunidade indígena Anaro, localizada Município de Amajari no Estado de Roraima, nos dias 31 de outubro, 01 e 03 de novembro de 2016 com os alunos do 4° e 5° ano do fundamental. Este estudo foi dividido na seguinte sequência didática: apresentação da proposta para os alunos; estudo sobre a água, seus estados físicos, e as mudanças de estados físicos; atividade com perguntas e respostas; elaboração de cartazes sobre o ciclo da água; ilustração dos estados físicos da água; dinâmica “Caixinha do Ciclo da Água”; e realização do bingo do ciclo da água. A proposta pedagógica realizada foi bastante proveitosa, dinâmica e positiva. Os alunos realmente conseguiram compreender o que foi proposto nas atividades realizadas, houve envolvimento e colaboração, principalmente com a realização das atividades “caixinha do Ciclo da Água” e “Bingo do Ciclo da Água”, que de uma forma lúdica tornou a aula muito mais fácil de ser compreendida, pois o tema Ciclo da Água é um conteúdo complexo e de difícil compreensão, principalmente nas séries iniciais, mas de uma forma diferente contribuiu para o ensino e aprendizagem dos alunos. Atualmente os jogos vem sendo utilizado por crianças de outras turmas da mesma escola.