Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

“O CICLO DA ÁGUA”: USO DO LÚDICO COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA NA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA JOÃO CUSTÓDIO PERES DA COMUNIDADE INDÍGENA ANARO, AMAJARI/RR

Palavra-chaves: LÚDICO, CICLO DA ÁGUA, ESCOLA INDÍGENA, ENSINO FUNDAMENTAL, ENSINO FUNDAMENTAL Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38925
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3236
    "inscrito_id" => 9315
    "titulo" => "“O CICLO DA ÁGUA”: USO DO LÚDICO COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA NA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA JOÃO CUSTÓDIO PERES DA COMUNIDADE INDÍGENA ANARO, AMAJARI/RR"
    "resumo" => "O jogo tem uma função imprescindível no processo de ensino, especialmente os jogos pedagógicos. Apesar de se conhecer a importância do uso dos jogos na aprendizagem, a escola muitas vezes tem muitas dificuldades devido à falta de recursos. Não diferente dessa realidade estão as escolas indígenas que precisam utilizar materiais alternativos em suas aulas, e ainda somarem às propostas o aspecto cultural e linguístico de seu povo. Este estudo teve como objetivo a introdução do tema “O Ciclo da Água” nas turmas do 4º e 5º ano do Fundamental, de forma lúdica e prazerosa. A atividade de proposta pedagógica teve como tema “O ciclo da água”, e foi desenvolvida na Escola Estadual Indígena João Custódio Peres, comunidade indígena Anaro, localizada Município de Amajari no Estado de Roraima, nos dias 31 de outubro, 01 e 03 de novembro de 2016 com os alunos do 4° e 5° ano do fundamental. Este estudo foi dividido na seguinte sequência didática: apresentação da proposta para os alunos; estudo sobre a água, seus estados físicos, e as mudanças de estados físicos; atividade com perguntas e respostas; elaboração de cartazes sobre o ciclo da água; ilustração dos estados físicos da água; dinâmica “Caixinha do Ciclo da Água”; e realização do bingo do ciclo da água. A proposta pedagógica realizada foi bastante proveitosa, dinâmica e positiva. Os alunos realmente conseguiram compreender o que foi proposto nas atividades realizadas, houve envolvimento e colaboração, principalmente com a realização das atividades “caixinha do Ciclo da Água” e “Bingo do Ciclo da Água”, que de uma forma lúdica tornou a aula muito mais fácil de ser compreendida, pois o tema Ciclo da Água é um conteúdo complexo e de difícil compreensão, principalmente nas séries iniciais, mas de uma forma diferente contribuiu para o ensino e aprendizagem dos alunos. Atualmente os jogos vem sendo utilizado por crianças de outras turmas da mesma escola."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "LÚDICO, CICLO DA ÁGUA, ESCOLA INDÍGENA, ENSINO FUNDAMENTAL, ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID9315_09102017105811.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CILENE PADILHA PERES"
    "autor_nome_curto" => "CILENE PERES"
    "autor_email" => "Cilenepadilha22@yahoo.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38925
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3236
    "inscrito_id" => 9315
    "titulo" => "“O CICLO DA ÁGUA”: USO DO LÚDICO COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA NA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA JOÃO CUSTÓDIO PERES DA COMUNIDADE INDÍGENA ANARO, AMAJARI/RR"
    "resumo" => "O jogo tem uma função imprescindível no processo de ensino, especialmente os jogos pedagógicos. Apesar de se conhecer a importância do uso dos jogos na aprendizagem, a escola muitas vezes tem muitas dificuldades devido à falta de recursos. Não diferente dessa realidade estão as escolas indígenas que precisam utilizar materiais alternativos em suas aulas, e ainda somarem às propostas o aspecto cultural e linguístico de seu povo. Este estudo teve como objetivo a introdução do tema “O Ciclo da Água” nas turmas do 4º e 5º ano do Fundamental, de forma lúdica e prazerosa. A atividade de proposta pedagógica teve como tema “O ciclo da água”, e foi desenvolvida na Escola Estadual Indígena João Custódio Peres, comunidade indígena Anaro, localizada Município de Amajari no Estado de Roraima, nos dias 31 de outubro, 01 e 03 de novembro de 2016 com os alunos do 4° e 5° ano do fundamental. Este estudo foi dividido na seguinte sequência didática: apresentação da proposta para os alunos; estudo sobre a água, seus estados físicos, e as mudanças de estados físicos; atividade com perguntas e respostas; elaboração de cartazes sobre o ciclo da água; ilustração dos estados físicos da água; dinâmica “Caixinha do Ciclo da Água”; e realização do bingo do ciclo da água. A proposta pedagógica realizada foi bastante proveitosa, dinâmica e positiva. Os alunos realmente conseguiram compreender o que foi proposto nas atividades realizadas, houve envolvimento e colaboração, principalmente com a realização das atividades “caixinha do Ciclo da Água” e “Bingo do Ciclo da Água”, que de uma forma lúdica tornou a aula muito mais fácil de ser compreendida, pois o tema Ciclo da Água é um conteúdo complexo e de difícil compreensão, principalmente nas séries iniciais, mas de uma forma diferente contribuiu para o ensino e aprendizagem dos alunos. Atualmente os jogos vem sendo utilizado por crianças de outras turmas da mesma escola."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "LÚDICO, CICLO DA ÁGUA, ESCOLA INDÍGENA, ENSINO FUNDAMENTAL, ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID9315_09102017105811.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CILENE PADILHA PERES"
    "autor_nome_curto" => "CILENE PERES"
    "autor_email" => "Cilenepadilha22@yahoo.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O jogo tem uma função imprescindível no processo de ensino, especialmente os jogos pedagógicos. Apesar de se conhecer a importância do uso dos jogos na aprendizagem, a escola muitas vezes tem muitas dificuldades devido à falta de recursos. Não diferente dessa realidade estão as escolas indígenas que precisam utilizar materiais alternativos em suas aulas, e ainda somarem às propostas o aspecto cultural e linguístico de seu povo. Este estudo teve como objetivo a introdução do tema “O Ciclo da Água” nas turmas do 4º e 5º ano do Fundamental, de forma lúdica e prazerosa. A atividade de proposta pedagógica teve como tema “O ciclo da água”, e foi desenvolvida na Escola Estadual Indígena João Custódio Peres, comunidade indígena Anaro, localizada Município de Amajari no Estado de Roraima, nos dias 31 de outubro, 01 e 03 de novembro de 2016 com os alunos do 4° e 5° ano do fundamental. Este estudo foi dividido na seguinte sequência didática: apresentação da proposta para os alunos; estudo sobre a água, seus estados físicos, e as mudanças de estados físicos; atividade com perguntas e respostas; elaboração de cartazes sobre o ciclo da água; ilustração dos estados físicos da água; dinâmica “Caixinha do Ciclo da Água”; e realização do bingo do ciclo da água. A proposta pedagógica realizada foi bastante proveitosa, dinâmica e positiva. Os alunos realmente conseguiram compreender o que foi proposto nas atividades realizadas, houve envolvimento e colaboração, principalmente com a realização das atividades “caixinha do Ciclo da Água” e “Bingo do Ciclo da Água”, que de uma forma lúdica tornou a aula muito mais fácil de ser compreendida, pois o tema Ciclo da Água é um conteúdo complexo e de difícil compreensão, principalmente nas séries iniciais, mas de uma forma diferente contribuiu para o ensino e aprendizagem dos alunos. Atualmente os jogos vem sendo utilizado por crianças de outras turmas da mesma escola.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.