O ensino de química vem se aperfeiçoando ao longo dos anos, tem-se conhecimento que a disciplina é difícil para os alunos, principalmente, no que se refere à compreensão e assimilação de assuntos e na forma como é abordada em sala de aula. O experimento em sala de aula além de provocar a curiosidade dos alunos também aumenta o seu interesse pela disciplina, ou seja, o aluno se torna mais motivado, uma vez que os experimentos são realizados em sala os alunos conseguem ver os experimentos como uma forma dinâmica de se aprender os conteúdos. Diante disto, apresenta-se uma metodologia na qual os alunos possam compreender os assuntos da Química, através de experimentos em sala de aula. Esta pesquisa objetiva investigar a utilização de experimentos em sala de aula contribuindo para o melhor entendimento dos conceitos nela trabalhados. A pesquisa foi desenvolvida no C.E. Santos Dumont, no município de Caxias – MA, em uma turma de 2º ano do Ensino Médio. A metodologia utilizada tem caráter bibliográfico e de campo, para a coleta de dados foi utilizado um questionário aos alunos, sendo que este foi aplicado depois da aula prática, com perguntas abertas e fechadas para os alunos como acompanhamento do grau de assimilação dos conteúdos em relação à teoria trabalhada em sala. Com os resultados obtidos, foi possível comprovar que o uso dessa metodologia em sala de aula, se torna relevante para o processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, a pesquisa se torna relevante por que terá como centro a investigação do uso de atividades experimentais mantendo-se a ideia de que esta metodologia favorece no processo de construção do conhecimento.