O presente estudo é parte integrante da pesquisa de Mestrado em Educação, defendida em 2014 pela UNIOESTE – Campus de Francisco Beltrão. Este recorte da pesquisa tem por objetivo compreender a organização das escolas primárias rurais multisseriadas em Francisco Beltrão entre os anos de 1948 e 1981, considerando o trabalho realizado nas mesmas em suas diferentes formas. As escolas organizadas de forma multisseriadas e unidocentes, ou seja, que possuíam apenas uma sala de aula com um único professor para o atendimento de turmas de 1ª a 4ª, se constituíram no município como forma mais viável para se chegar à educação primária as comunidades mais isoladas. Desta forma, na maioria das vezes quem lecionava nestas escolas era um morador da comunidade, leigo e que havia estudado na maioria das vezes até a 4ª série. Este era escolhido pelos demais membros da comunidade, atribuindo-lhe a responsabilidade educacional. Na ausência de uma pessoa apta na comunidade, este professor vinha de outras comunidades ou até municípios, e o município construía casa anexa à escola para sua morada. Quanto ao trabalho desenvolvido nas escolas multisseriadas, além do atendimento didático-pedagógico feito pelo professor à classe, também competia a este, a responsabilidade sobre o trabalho administrativo: de matrícula e organização burocrática da vida escolar; também estava sob sua responsabilidade o trabalho na cozinha: fazer a merenda; e os serviços gerais: que se caracterizavam pela limpeza geral do prédio e do pátio. Desta forma, o estudo tem como apontamentos, que o trabalho desenvolvido pelos professores nas escolas multisseriadas rurais não era apenas pedagógico, mas burocrático/administrativo e de serviços gerais, compreendendo de forma totalizante a escola em sua função e necessidades. Atualmente, não existem mais escolas primárias no município de Francisco Beltrão no formato multisseriado e unidocente. A partir da década de 1981, quando o município assume formalmente a responsabilidade pelas mesmas, estas passaram pelo processo de nuclearização, ou seja, foram reunidas em núcleos seriados (em um único estabelecimento de ensino). Para tanto, a pesquisa esta articulada metodologicamente por meio de análise de documentos da época, relatos orais dos professores, dados históricos e bibliografias.