Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO PARA MELHORIA DA ABSORÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE ANOMALIAS CROMOSSÔMICAS

Palavra-chaves: ENSINO DA BIOLOGIA, METODOLOGIA LÚDICA, ANOMALIAS CROMOSSÔMICAS, DIDÁTICA Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36421
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4811
    "inscrito_id" => 842
    "titulo" => "DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO PARA MELHORIA DA ABSORÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE ANOMALIAS CROMOSSÔMICAS"
    "resumo" => "A deficiência na aquisição e fixação de conhecimentos nas Instituições de Ensino é uma preocupação constante entre pesquisadores da área de educação, uma vez que as estratégias utilizadas nas aulas ainda são consideradas limitadas, o que torna o processo de ensino-aprendizagem defasado. Diante a preocupação frente à formação do conhecimento e visando suprir essa deficiência nas redes de ensino. Diante do exposto, este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento e aplicação de um jogo didático para melhoria da absorção do conhecimento sobre anomalias cromossômicas. A metodologia foi aplicada na Escola Estadual Dr. Joaquim Correia em Vicência-PE, na turma de 3°ano do ensino médio em uma sala com 13 alunos. Inicialmente, foi ministrada uma aula expositiva dialogada sobre anomalias cromossômicas, em seguida foi aplicado um questionário com 10 questões de múltiplas escolhas. Posteriormente, foi trabalhada a atividade lúdica como estratégia didática complementar; Em seguida, foi aplicada novamente a mesma atividade de múltiplas escolhas, porém, desta vez com a ordem de questões e alternativas trocadas. Após a correção dos questionários, os resultados foram analisados, e foi observada uma melhoria considerável no desempenho dos estudantes. Diante dos resultados, observa-se que a aplicação da atividade lúdica é uma estratégia pedagógica eficiente no processo de ensino aprendizagem, permitindo resultados satisfatórios após a sua realização. Juntamente com a aula expositiva o lúdico contribui significantemente para o processo de construção do conhecimento, facilitou a aprendizagem, motivou e, contribuiu para o desenvolvimento cognitivo do corpo discente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DA BIOLOGIA, METODOLOGIA LÚDICA, ANOMALIAS CROMOSSÔMICAS, DIDÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID842_17102017000640.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAGNO JOSE DOS SANTOS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MAGNO JOSÉ"
    "autor_email" => "magno-j2011@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36421
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4811
    "inscrito_id" => 842
    "titulo" => "DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO PARA MELHORIA DA ABSORÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE ANOMALIAS CROMOSSÔMICAS"
    "resumo" => "A deficiência na aquisição e fixação de conhecimentos nas Instituições de Ensino é uma preocupação constante entre pesquisadores da área de educação, uma vez que as estratégias utilizadas nas aulas ainda são consideradas limitadas, o que torna o processo de ensino-aprendizagem defasado. Diante a preocupação frente à formação do conhecimento e visando suprir essa deficiência nas redes de ensino. Diante do exposto, este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento e aplicação de um jogo didático para melhoria da absorção do conhecimento sobre anomalias cromossômicas. A metodologia foi aplicada na Escola Estadual Dr. Joaquim Correia em Vicência-PE, na turma de 3°ano do ensino médio em uma sala com 13 alunos. Inicialmente, foi ministrada uma aula expositiva dialogada sobre anomalias cromossômicas, em seguida foi aplicado um questionário com 10 questões de múltiplas escolhas. Posteriormente, foi trabalhada a atividade lúdica como estratégia didática complementar; Em seguida, foi aplicada novamente a mesma atividade de múltiplas escolhas, porém, desta vez com a ordem de questões e alternativas trocadas. Após a correção dos questionários, os resultados foram analisados, e foi observada uma melhoria considerável no desempenho dos estudantes. Diante dos resultados, observa-se que a aplicação da atividade lúdica é uma estratégia pedagógica eficiente no processo de ensino aprendizagem, permitindo resultados satisfatórios após a sua realização. Juntamente com a aula expositiva o lúdico contribui significantemente para o processo de construção do conhecimento, facilitou a aprendizagem, motivou e, contribuiu para o desenvolvimento cognitivo do corpo discente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DA BIOLOGIA, METODOLOGIA LÚDICA, ANOMALIAS CROMOSSÔMICAS, DIDÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID842_17102017000640.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAGNO JOSE DOS SANTOS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MAGNO JOSÉ"
    "autor_email" => "magno-j2011@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A deficiência na aquisição e fixação de conhecimentos nas Instituições de Ensino é uma preocupação constante entre pesquisadores da área de educação, uma vez que as estratégias utilizadas nas aulas ainda são consideradas limitadas, o que torna o processo de ensino-aprendizagem defasado. Diante a preocupação frente à formação do conhecimento e visando suprir essa deficiência nas redes de ensino. Diante do exposto, este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento e aplicação de um jogo didático para melhoria da absorção do conhecimento sobre anomalias cromossômicas. A metodologia foi aplicada na Escola Estadual Dr. Joaquim Correia em Vicência-PE, na turma de 3°ano do ensino médio em uma sala com 13 alunos. Inicialmente, foi ministrada uma aula expositiva dialogada sobre anomalias cromossômicas, em seguida foi aplicado um questionário com 10 questões de múltiplas escolhas. Posteriormente, foi trabalhada a atividade lúdica como estratégia didática complementar; Em seguida, foi aplicada novamente a mesma atividade de múltiplas escolhas, porém, desta vez com a ordem de questões e alternativas trocadas. Após a correção dos questionários, os resultados foram analisados, e foi observada uma melhoria considerável no desempenho dos estudantes. Diante dos resultados, observa-se que a aplicação da atividade lúdica é uma estratégia pedagógica eficiente no processo de ensino aprendizagem, permitindo resultados satisfatórios após a sua realização. Juntamente com a aula expositiva o lúdico contribui significantemente para o processo de construção do conhecimento, facilitou a aprendizagem, motivou e, contribuiu para o desenvolvimento cognitivo do corpo discente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.