Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DO FORMULÁRIO DO GOOGLE DRIVE NA GESTÃO PEDAGÓGICA DO IFPB – CAMPUS SOUSA

Palavra-chaves: GESTÃO PEDAGÓGICA, GOOGLE DRIVE, INTERAÇÃO, ALUNOS Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
0 of 0
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37998 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1689 "inscrito_id" => 3496 "titulo" => "O USO DO FORMULÁRIO DO GOOGLE DRIVE NA GESTÃO PEDAGÓGICA DO IFPB – CAMPUS SOUSA" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo analisar a contribuição do formulário do Google Drive como ferramenta de comunicação entre a gestão pedagógica e os estudantes dos Cursos Técnicos Integrados do IFPB – Campus Sousa. O tema surgiu a partir de discussões realizadas no decorrer da disciplina Novas Tecnologias Aplicadas ao Ensino, do Programa de Pós-Graduação em Ensino, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – Campus de Pau dos Ferros. Para tanto, as autoras elaboraram um formulário para cada uma das séries de cada curso técnico, com seções que vislumbram: infraestrutura e manutenção das instalações, metodologias de ensino, expectativas de seguir na área de atuação, avaliação dos setores da gestão e uma autoavaliação do desempenho do aluno. Essa pesquisa foi realizada no ano de 2016 e tinha como público alvo 170 (cento e setenta) alunos dos cursos de agroindústria, agropecuária, meio ambiente e informática, no entanto, apenas 100 (cem) se prontificaram a participar e responderam de forma espontânea o questionário formulado. Como embasamento teórico foram apresentadas discussões de Moran (1997), (2001), Gonzales (2005) e Libâneo (2004). Foi observado que a participação dos alunos é fundamental no levantamento dos desafios e possibilidades de melhoria do processo educacional e para tal, o formulário permitiu uma interação dinâmica no levantamento de dados, possibilitando aos alunos serem sujeitos de sua própria história, podendo opinar, argumentar e participar. Contudo, através dessa pesquisa foi possível socializar os resultados com a comunidade escolar através de relatórios gerados em gráficos e tabelas pela própria ferramenta, e a partir disso, promover discussões e encaminhamentos nas reuniões pedagógicas e de gestão.O presente trabalho tem como objetivo analisar a contribuição do formulário do Google Drive como ferramenta de comunicação entre a gestão pedagógica e os estuda" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "GESTÃO PEDAGÓGICA, GOOGLE DRIVE, INTERAÇÃO, ALUNOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID3496_11092017083650.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA DE ANDRADE ROCHA ARNAUD" "autor_nome_curto" => "ANA PAULA ROCHA" "autor_email" => "rocha_anapaula@hotmail.co" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37998 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1689 "inscrito_id" => 3496 "titulo" => "O USO DO FORMULÁRIO DO GOOGLE DRIVE NA GESTÃO PEDAGÓGICA DO IFPB – CAMPUS SOUSA" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo analisar a contribuição do formulário do Google Drive como ferramenta de comunicação entre a gestão pedagógica e os estudantes dos Cursos Técnicos Integrados do IFPB – Campus Sousa. O tema surgiu a partir de discussões realizadas no decorrer da disciplina Novas Tecnologias Aplicadas ao Ensino, do Programa de Pós-Graduação em Ensino, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – Campus de Pau dos Ferros. Para tanto, as autoras elaboraram um formulário para cada uma das séries de cada curso técnico, com seções que vislumbram: infraestrutura e manutenção das instalações, metodologias de ensino, expectativas de seguir na área de atuação, avaliação dos setores da gestão e uma autoavaliação do desempenho do aluno. Essa pesquisa foi realizada no ano de 2016 e tinha como público alvo 170 (cento e setenta) alunos dos cursos de agroindústria, agropecuária, meio ambiente e informática, no entanto, apenas 100 (cem) se prontificaram a participar e responderam de forma espontânea o questionário formulado. Como embasamento teórico foram apresentadas discussões de Moran (1997), (2001), Gonzales (2005) e Libâneo (2004). Foi observado que a participação dos alunos é fundamental no levantamento dos desafios e possibilidades de melhoria do processo educacional e para tal, o formulário permitiu uma interação dinâmica no levantamento de dados, possibilitando aos alunos serem sujeitos de sua própria história, podendo opinar, argumentar e participar. Contudo, através dessa pesquisa foi possível socializar os resultados com a comunidade escolar através de relatórios gerados em gráficos e tabelas pela própria ferramenta, e a partir disso, promover discussões e encaminhamentos nas reuniões pedagógicas e de gestão.O presente trabalho tem como objetivo analisar a contribuição do formulário do Google Drive como ferramenta de comunicação entre a gestão pedagógica e os estuda" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "GESTÃO PEDAGÓGICA, GOOGLE DRIVE, INTERAÇÃO, ALUNOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID3496_11092017083650.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:23" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA DE ANDRADE ROCHA ARNAUD" "autor_nome_curto" => "ANA PAULA ROCHA" "autor_email" => "rocha_anapaula@hotmail.co" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar a contribuição do formulário do Google Drive como ferramenta de comunicação entre a gestão pedagógica e os estudantes dos Cursos Técnicos Integrados do IFPB – Campus Sousa. O tema surgiu a partir de discussões realizadas no decorrer da disciplina Novas Tecnologias Aplicadas ao Ensino, do Programa de Pós-Graduação em Ensino, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – Campus de Pau dos Ferros. Para tanto, as autoras elaboraram um formulário para cada uma das séries de cada curso técnico, com seções que vislumbram: infraestrutura e manutenção das instalações, metodologias de ensino, expectativas de seguir na área de atuação, avaliação dos setores da gestão e uma autoavaliação do desempenho do aluno. Essa pesquisa foi realizada no ano de 2016 e tinha como público alvo 170 (cento e setenta) alunos dos cursos de agroindústria, agropecuária, meio ambiente e informática, no entanto, apenas 100 (cem) se prontificaram a participar e responderam de forma espontânea o questionário formulado. Como embasamento teórico foram apresentadas discussões de Moran (1997), (2001), Gonzales (2005) e Libâneo (2004). Foi observado que a participação dos alunos é fundamental no levantamento dos desafios e possibilidades de melhoria do processo educacional e para tal, o formulário permitiu uma interação dinâmica no levantamento de dados, possibilitando aos alunos serem sujeitos de sua própria história, podendo opinar, argumentar e participar. Contudo, através dessa pesquisa foi possível socializar os resultados com a comunidade escolar através de relatórios gerados em gráficos e tabelas pela própria ferramenta, e a partir disso, promover discussões e encaminhamentos nas reuniões pedagógicas e de gestão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.