Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTUDO SOBRE A QUALIDADE DOS ALIMENTOS: INTERAÇÃO INTERDISCIPLINAR ENTRE ACADÊMICOS DE LICENCIATURA E ALUNOS DO ENSINO MÉDIO.

Palavra-chaves: QUALIDADE, ALIMENTOS, EDUCAÇÃO Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-20 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1638
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36900
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 509
    "inscrito_id" => 6071
    "titulo" => "ESTUDO SOBRE A QUALIDADE DOS ALIMENTOS: INTERAÇÃO INTERDISCIPLINAR ENTRE ACADÊMICOS DE LICENCIATURA E ALUNOS DO ENSINO MÉDIO."
    "resumo" => "Este trabalho consistiu em duas partes, a primeira etapa foi uma análise qualitativa do armazenamento, tempo de duração e o manuseio das hortaliças. A coleta de dados se deu por meio de visita de campo, onde foram aplicados questionários aos vendedores e consumidores do Mercado Central de Caxias-MA. O questionário, composto de 5 questões, foi utilizado para estimativa das informações proposta neste trabalho. Nesta analise foram avaliadas as condições do ambiente, verificando a temperatura em diferentes horários em que são comercializadas as hortaliças, a forma de armazenamento e o tempo de vida útil das hortaliças no mercado. A segunda etapa consistiu na socialização desses dados para os alunos do ensino médio do Instituto, onde primeiramente foi aplicado um questionário para medir o conhecimento prévio dos alunos, posteriormente ouve a exposição dialogada da temática e por fim um questionário final para avaliar a relevância da atuação. Percebeu-se a relevância de se socializar pesquisas realizadas por estudante de graduação para os estudantes de ensino médio, pois traz informações científicas relevantes para os alunos, permite que ele venha conhecer e se inteirar do meio acadêmico, instiga a vontade de pesquisar e agrega valores na sua formação cidadã que refletirá então na sua vida em sociedade. Além do mais, a ciência é voltada para a melhoria da sociedade, portanto a socialização cientifica no ambiente escolar é uma forma de irradiar essas informações."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "QUALIDADE, ALIMENTOS, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID6071_23082017160017.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA VIRGINIA DO NASCIMENTO ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA ARAÚJO"
    "autor_email" => "jhullyvir1995@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36900
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 509
    "inscrito_id" => 6071
    "titulo" => "ESTUDO SOBRE A QUALIDADE DOS ALIMENTOS: INTERAÇÃO INTERDISCIPLINAR ENTRE ACADÊMICOS DE LICENCIATURA E ALUNOS DO ENSINO MÉDIO."
    "resumo" => "Este trabalho consistiu em duas partes, a primeira etapa foi uma análise qualitativa do armazenamento, tempo de duração e o manuseio das hortaliças. A coleta de dados se deu por meio de visita de campo, onde foram aplicados questionários aos vendedores e consumidores do Mercado Central de Caxias-MA. O questionário, composto de 5 questões, foi utilizado para estimativa das informações proposta neste trabalho. Nesta analise foram avaliadas as condições do ambiente, verificando a temperatura em diferentes horários em que são comercializadas as hortaliças, a forma de armazenamento e o tempo de vida útil das hortaliças no mercado. A segunda etapa consistiu na socialização desses dados para os alunos do ensino médio do Instituto, onde primeiramente foi aplicado um questionário para medir o conhecimento prévio dos alunos, posteriormente ouve a exposição dialogada da temática e por fim um questionário final para avaliar a relevância da atuação. Percebeu-se a relevância de se socializar pesquisas realizadas por estudante de graduação para os estudantes de ensino médio, pois traz informações científicas relevantes para os alunos, permite que ele venha conhecer e se inteirar do meio acadêmico, instiga a vontade de pesquisar e agrega valores na sua formação cidadã que refletirá então na sua vida em sociedade. Além do mais, a ciência é voltada para a melhoria da sociedade, portanto a socialização cientifica no ambiente escolar é uma forma de irradiar essas informações."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "QUALIDADE, ALIMENTOS, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID6071_23082017160017.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA VIRGINIA DO NASCIMENTO ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA ARAÚJO"
    "autor_email" => "jhullyvir1995@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de dezembro de 2017

Resumo

Este trabalho consistiu em duas partes, a primeira etapa foi uma análise qualitativa do armazenamento, tempo de duração e o manuseio das hortaliças. A coleta de dados se deu por meio de visita de campo, onde foram aplicados questionários aos vendedores e consumidores do Mercado Central de Caxias-MA. O questionário, composto de 5 questões, foi utilizado para estimativa das informações proposta neste trabalho. Nesta analise foram avaliadas as condições do ambiente, verificando a temperatura em diferentes horários em que são comercializadas as hortaliças, a forma de armazenamento e o tempo de vida útil das hortaliças no mercado. A segunda etapa consistiu na socialização desses dados para os alunos do ensino médio do Instituto, onde primeiramente foi aplicado um questionário para medir o conhecimento prévio dos alunos, posteriormente ouve a exposição dialogada da temática e por fim um questionário final para avaliar a relevância da atuação. Percebeu-se a relevância de se socializar pesquisas realizadas por estudante de graduação para os estudantes de ensino médio, pois traz informações científicas relevantes para os alunos, permite que ele venha conhecer e se inteirar do meio acadêmico, instiga a vontade de pesquisar e agrega valores na sua formação cidadã que refletirá então na sua vida em sociedade. Além do mais, a ciência é voltada para a melhoria da sociedade, portanto a socialização cientifica no ambiente escolar é uma forma de irradiar essas informações.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.