Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APLICAÇÃO DE OFICINA PEDAGÓGICA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA DE CRIANÇAS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE PARINTINS-AM

Palavra-chaves: CRIANÇA, DESENHO, LINGUAGEM E ESCRITA Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2017-12-19 23:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35846
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3115
    "inscrito_id" => 4955
    "titulo" => "APLICAÇÃO DE OFICINA PEDAGÓGICA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA DE CRIANÇAS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE PARINTINS-AM"
    "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo analisar a linguagem escrita da criança, aproximando-a perspectiva da psicogênese da língua escrita. Assim como o pensamento infantil, através do desenho e da produção textual, trazendo uma proposta da criança como sujeito social. Este estudo fundamentou-se em autores como: Rodrigues (2007), Cohn (2005), Ariès (2006), Gil (2003) e Simas (2011). O objeto de pesquisa foi uma turma do 2° ano Ensino fundamental com 23 crianças do Centro Educacional Nossa Senhora das Graças. Os nomes dos sujeitos da pesquisa foram substituídos por nomes fictícios de flores. Os dados foram obtidos por meio de uma prática de campo, realizada por três acadêmicos do curso de Pedagogia do Quarto Período da Universidade do Estado do Amazonas, pólo Parintins/AM. O estudo baseia-se na aplicação de oficina com o intuito de coletar as diferentes escritas infantis e oferecer um aprendizado dinâmico. Como estratégia de aproximação com as crianças do referido educandário, intermediou-se a prática pedagógica com aplicação de oficina de desenho e produção textual a partir do tema gerador água, desenvolvida por três acadêmicos com auxilio da professora da classe. Espera-se por meio deste trabalho contribuir para a reflexão do processo ensino-aprendizagem, propondo uma nova concepção sobre a importância do pensamento infantil como protagonista de cultura e por meio da análise das produções de desenho e textos evidenciar os diferentes níveis de aprendizagens presente em sala de aula, pois é de grande valia a articulação entre teoria e prática, assim como a importância de propor uma aprendizagem dinâmica capaz de instigar a imaginação e a capacidade de reflexão da criança."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "CRIANÇA, DESENHO, LINGUAGEM E ESCRITA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID4955_05102017121140.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBERLAN MELO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ROBERLAN MELO"
    "autor_email" => "roberlan90@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35846
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3115
    "inscrito_id" => 4955
    "titulo" => "APLICAÇÃO DE OFICINA PEDAGÓGICA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA DE CRIANÇAS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE PARINTINS-AM"
    "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo analisar a linguagem escrita da criança, aproximando-a perspectiva da psicogênese da língua escrita. Assim como o pensamento infantil, através do desenho e da produção textual, trazendo uma proposta da criança como sujeito social. Este estudo fundamentou-se em autores como: Rodrigues (2007), Cohn (2005), Ariès (2006), Gil (2003) e Simas (2011). O objeto de pesquisa foi uma turma do 2° ano Ensino fundamental com 23 crianças do Centro Educacional Nossa Senhora das Graças. Os nomes dos sujeitos da pesquisa foram substituídos por nomes fictícios de flores. Os dados foram obtidos por meio de uma prática de campo, realizada por três acadêmicos do curso de Pedagogia do Quarto Período da Universidade do Estado do Amazonas, pólo Parintins/AM. O estudo baseia-se na aplicação de oficina com o intuito de coletar as diferentes escritas infantis e oferecer um aprendizado dinâmico. Como estratégia de aproximação com as crianças do referido educandário, intermediou-se a prática pedagógica com aplicação de oficina de desenho e produção textual a partir do tema gerador água, desenvolvida por três acadêmicos com auxilio da professora da classe. Espera-se por meio deste trabalho contribuir para a reflexão do processo ensino-aprendizagem, propondo uma nova concepção sobre a importância do pensamento infantil como protagonista de cultura e por meio da análise das produções de desenho e textos evidenciar os diferentes níveis de aprendizagens presente em sala de aula, pois é de grande valia a articulação entre teoria e prática, assim como a importância de propor uma aprendizagem dinâmica capaz de instigar a imaginação e a capacidade de reflexão da criança."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "CRIANÇA, DESENHO, LINGUAGEM E ESCRITA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID4955_05102017121140.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBERLAN MELO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ROBERLAN MELO"
    "autor_email" => "roberlan90@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar a linguagem escrita da criança, aproximando-a perspectiva da psicogênese da língua escrita. Assim como o pensamento infantil, através do desenho e da produção textual, trazendo uma proposta da criança como sujeito social. Este estudo fundamentou-se em autores como: Rodrigues (2007), Cohn (2005), Ariès (2006), Gil (2003) e Simas (2011). O objeto de pesquisa foi uma turma do 2° ano Ensino fundamental com 23 crianças do Centro Educacional Nossa Senhora das Graças. Os nomes dos sujeitos da pesquisa foram substituídos por nomes fictícios de flores. Os dados foram obtidos por meio de uma prática de campo, realizada por três acadêmicos do curso de Pedagogia do Quarto Período da Universidade do Estado do Amazonas, pólo Parintins/AM. O estudo baseia-se na aplicação de oficina com o intuito de coletar as diferentes escritas infantis e oferecer um aprendizado dinâmico. Como estratégia de aproximação com as crianças do referido educandário, intermediou-se a prática pedagógica com aplicação de oficina de desenho e produção textual a partir do tema gerador água, desenvolvida por três acadêmicos com auxilio da professora da classe. Espera-se por meio deste trabalho contribuir para a reflexão do processo ensino-aprendizagem, propondo uma nova concepção sobre a importância do pensamento infantil como protagonista de cultura e por meio da análise das produções de desenho e textos evidenciar os diferentes níveis de aprendizagens presente em sala de aula, pois é de grande valia a articulação entre teoria e prática, assim como a importância de propor uma aprendizagem dinâmica capaz de instigar a imaginação e a capacidade de reflexão da criança.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.