O presente trabalho tem por objetivo analisar a linguagem escrita da criança, aproximando-a perspectiva da psicogênese da língua escrita. Assim como o pensamento infantil, através do desenho e da produção textual, trazendo uma proposta da criança como sujeito social. Este estudo fundamentou-se em autores como: Rodrigues (2007), Cohn (2005), Ariès (2006), Gil (2003) e Simas (2011). O objeto de pesquisa foi uma turma do 2° ano Ensino fundamental com 23 crianças do Centro Educacional Nossa Senhora das Graças. Os nomes dos sujeitos da pesquisa foram substituídos por nomes fictícios de flores. Os dados foram obtidos por meio de uma prática de campo, realizada por três acadêmicos do curso de Pedagogia do Quarto Período da Universidade do Estado do Amazonas, pólo Parintins/AM. O estudo baseia-se na aplicação de oficina com o intuito de coletar as diferentes escritas infantis e oferecer um aprendizado dinâmico. Como estratégia de aproximação com as crianças do referido educandário, intermediou-se a prática pedagógica com aplicação de oficina de desenho e produção textual a partir do tema gerador água, desenvolvida por três acadêmicos com auxilio da professora da classe. Espera-se por meio deste trabalho contribuir para a reflexão do processo ensino-aprendizagem, propondo uma nova concepção sobre a importância do pensamento infantil como protagonista de cultura e por meio da análise das produções de desenho e textos evidenciar os diferentes níveis de aprendizagens presente em sala de aula, pois é de grande valia a articulação entre teoria e prática, assim como a importância de propor uma aprendizagem dinâmica capaz de instigar a imaginação e a capacidade de reflexão da criança.