COMO É VISTO O CURSO DE PEDAGOGIA NA MODALIDADE À DISTÂNCIA, NO ÂMBITO DA UAB NA PERCEPÇÃO DE TEÓRICOS, PESQUISADORES E EGRESSOS DE UM POLO DE MINAS GERAIS
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36169 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4879 "inscrito_id" => 8590 "titulo" => "COMO É VISTO O CURSO DE PEDAGOGIA NA MODALIDADE À DISTÂNCIA, NO ÂMBITO DA UAB NA PERCEPÇÃO DE TEÓRICOS, PESQUISADORES E EGRESSOS DE UM POLO DE MINAS GERAIS" "resumo" => "A relevância da discussão da formação docente, a partir da revisão bibliográfica, do diálogo entre o que dizem as pesquisas sobre as políticas públicas docentes e da formação docente inicial a partir da percepção de egressos do curso de pedagogia na modalidade à distância, adotando um olhar atento para o que dizem os pesquisadores e teóricos, acerca da temática apresentada, aponta grande importância do quanto os cursos de formação de professores necessitam repensar suas ações que contemplem reflexões sobre o trabalho efetivo nas escolas, a partir de um aporte teórico aliado a práticas de estágios que, efetivamente, subsidiem atuarem, autonomamente, na sala de aula e no cotidiano das escolas. Adotar um olhar atento para o que dizem os pesquisadores e teóricos, acerca da temática investigada é muito importante para o êxito da pesquisa, no entanto as vozes dos egressos tornam-se vitais, sendo estes os protagonistas de uma caminhada bem sucedida ou não, a partir de sua trajetória formativa. Investigar a realidade de egressos do curso de pedagogia UFOP – UAB constitui-se em um olhar importante para o repensar das políticas de formação docente que atenda, de fato, às demandas da escola contemporânea. Sendo a UAB idealizada para democratizar o ensino público superior para formação docente, acredita-se na relevância da pesquisa para conhecimento do perfil de seus envolvidos e o que têm a dizer acerca do curso. Para tanto, a questão que norteou esta investigação foi: “Qual é a percepção dos egressos sobre o curso de pedagogia UAB/UFOP?”. A Pesquisa, de caráter exploratório, partiu do levantamento e análise de trabalhos científicos acerca de política de Formação Docente, na modalidade à distância e a UAB, por meio da legislação pertinente. Inicialmente foi feito levantamento no site da Capes/Dissertações e Teses, utlizando-se os descritores “Egressos”, “UAB”, “Formação Docente” e “Pedagogia”. Foram selecionadas e analisadas 25 pesquisas, sendo 19 Dissertações e 06 Teses. Contemplou, também, a revisão bibliográfica acerca da temática, por meio de leitura de artigos de autores/pesquisadores consagrados, que se dedicam, exaustivamente, a estudar, por anos, o tema em questão, como é o caso de Libâneo, Mizukami e Gatti. A partir da análise das 25 pesquisas de mestrado e doutorado, categorias foram identificadas para análise e problematização que possam subsidiar pesquisas futuras. Foram consideradas respostas de 24 egressos com relação à possiblidade de melhoria do curso pela Universidade Federal de Ouro Preto que oferece o curso de pedagogia. Percebe-se que tanto os teóricos, quanto os pesquisadores e egressos apontam pontos positivos e questões a serem revistas no sentido de que a proposta de formação inicial à distância alcance o objetivo para o qual foi idealizado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "CURSO DE PEDAGOGIA, UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID8590_17102017125900.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARGARET REGINA DE ASSIS ISAAC" "autor_nome_curto" => "MARGARET ASSIS" "autor_email" => "maggiepedagoga@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO (UFOP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36169 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 4879 "inscrito_id" => 8590 "titulo" => "COMO É VISTO O CURSO DE PEDAGOGIA NA MODALIDADE À DISTÂNCIA, NO ÂMBITO DA UAB NA PERCEPÇÃO DE TEÓRICOS, PESQUISADORES E EGRESSOS DE UM POLO DE MINAS GERAIS" "resumo" => "A relevância da discussão da formação docente, a partir da revisão bibliográfica, do diálogo entre o que dizem as pesquisas sobre as políticas públicas docentes e da formação docente inicial a partir da percepção de egressos do curso de pedagogia na modalidade à distância, adotando um olhar atento para o que dizem os pesquisadores e teóricos, acerca da temática apresentada, aponta grande importância do quanto os cursos de formação de professores necessitam repensar suas ações que contemplem reflexões sobre o trabalho efetivo nas escolas, a partir de um aporte teórico aliado a práticas de estágios que, efetivamente, subsidiem atuarem, autonomamente, na sala de aula e no cotidiano das escolas. Adotar um olhar atento para o que dizem os pesquisadores e teóricos, acerca da temática investigada é muito importante para o êxito da pesquisa, no entanto as vozes dos egressos tornam-se vitais, sendo estes os protagonistas de uma caminhada bem sucedida ou não, a partir de sua trajetória formativa. Investigar a realidade de egressos do curso de pedagogia UFOP – UAB constitui-se em um olhar importante para o repensar das políticas de formação docente que atenda, de fato, às demandas da escola contemporânea. Sendo a UAB idealizada para democratizar o ensino público superior para formação docente, acredita-se na relevância da pesquisa para conhecimento do perfil de seus envolvidos e o que têm a dizer acerca do curso. Para tanto, a questão que norteou esta investigação foi: “Qual é a percepção dos egressos sobre o curso de pedagogia UAB/UFOP?”. A Pesquisa, de caráter exploratório, partiu do levantamento e análise de trabalhos científicos acerca de política de Formação Docente, na modalidade à distância e a UAB, por meio da legislação pertinente. Inicialmente foi feito levantamento no site da Capes/Dissertações e Teses, utlizando-se os descritores “Egressos”, “UAB”, “Formação Docente” e “Pedagogia”. Foram selecionadas e analisadas 25 pesquisas, sendo 19 Dissertações e 06 Teses. Contemplou, também, a revisão bibliográfica acerca da temática, por meio de leitura de artigos de autores/pesquisadores consagrados, que se dedicam, exaustivamente, a estudar, por anos, o tema em questão, como é o caso de Libâneo, Mizukami e Gatti. A partir da análise das 25 pesquisas de mestrado e doutorado, categorias foram identificadas para análise e problematização que possam subsidiar pesquisas futuras. Foram consideradas respostas de 24 egressos com relação à possiblidade de melhoria do curso pela Universidade Federal de Ouro Preto que oferece o curso de pedagogia. Percebe-se que tanto os teóricos, quanto os pesquisadores e egressos apontam pontos positivos e questões a serem revistas no sentido de que a proposta de formação inicial à distância alcance o objetivo para o qual foi idealizado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "CURSO DE PEDAGOGIA, UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID8590_17102017125900.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARGARET REGINA DE ASSIS ISAAC" "autor_nome_curto" => "MARGARET ASSIS" "autor_email" => "maggiepedagoga@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO (UFOP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }