Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BIOMONITORAMENTO: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL 9° ANO DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR ARLINDO FERNANDES DE OLIVEIRA DO MUNICÍPIO DE CAXIAS-MA

Palavra-chaves: BIOMONITORAMENTO, ENSINO DE CIÊNCIAS, BIOINDICADORES Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A água é sem dúvida, o bem natural mais importante para a sobrevivência das diversas espécies terrestres, porém a qualidade da água pode ser diminuída à medida que há o aumento do desenvolvimento industrial e crescimento populacional, modificando a composição da biodiversidade aquática, o que pode ocasionar a degradação desse ambiente. Existem diversos métodos de verificação da qualidade da água, dentre eles estar o uso de bioindicadores no qual se faz o uso sistemático das respostas de organismos vivos para avaliar as mudanças ocorridas no ambiente, geralmente causadas por ações antropogênicas, e hoje é considerada fundamental para o gerenciamento sustentável dos recursos hídricos no mundo, pois permite verificar os efeitos das ações degradadoras nesses ecossistemas. Dentre as diversas ferramentas de biomoniotramento da qualidade de riachos temos o índice EPT, onde verificamos a quantidade de certos organismos que possuem diferentes níveis de tolerância à poluição, esse índice é calculado através do quociente entre a abundância das ordens Ephemeroptera, Plecoptera e Trichoptera, onde há uma comparação da quantidade de cada grupo que foi obtido da amostra. Jovens e crianças apresentam grande potencial para tal estudo, por estarem em condições ideais para a absorção de novas críticas e conceitos em torno de problemas e questões ambientais. Por isso, tornam-se público ideal para se trabalhar com o biomonitoramento e enfatizar preocupações ambientais acerca da qualidade da água. Trabalhos com a inserção da educação ambiental em meio escolar mostraram-se satisfatórios tanto que diz respeito à aprendizagem como na quebra de intrames, que ainda insistem em permear o meio escolar quando se refere à educação ambiental. Neste sentido, a escola torna-se um local propício para abordar questões ecológicas, principalmente aquelas que surgem do cotidiano, como, por exemplo, o biomonitoramento da qualidade da água. O estudo teve como objetivo a análise da percepção ambiental e prática de Educação Ambiental com alunos do Ensino Fundamental da escola Municipal Professor Arlindo Fernandes de Oliveira através da utilização do biomonitoramento de ecossistemas aquáticos com macroinvertebrados bentônicos e aplicação de questionário. Os resultados apontaram, um grande déficit do conhecimento e compreensão dos alunos em relação aos insetos aquáticos, utilizados como biomonitoramento da qualidade da água e, saúde ambiental como todo. Diante desse cenário, percebe-se da grande necessidade da inserção da EA nas escolas de Ensino Fundamental e, series inicias uma vez que a mesma aproxima do problema ambiental da realidade vivenciada pelo estudante. Neste sentido, o educando se torna parte do processo educativo vivo, dinâmico e prazeroso.

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