O intento deste trabalho permeou os campos dos registros docente na perspectiva da formação reflexiva das atuações diárias da prática pedagógica do professor, como protagonista das relações produtivas das interações de saberes na Educação Infantil, primeira etapa do ensino básico. Para tanto, utilizamos como forma de apropriação deste estudo a formação continuada em serviço, tendo como referência os registros das professoras que atuam em turmas de educação infantil das Creches a Pré Escola na rede municipal de Igarassu - PE. Analisamos as concepções das profissionais através das indagações, registros e socialização de experiências vivenciadas a partir das temáticas abordadas nas formações continuadas. Os instrumentos/registros docentes foram utilizados em suas práticas profissionais através da construção de um memorial/portfólio como forma devolutiva das experiências vividas a partir do movimento teoria e prática, na apropriação das respostas as inquietações e partilha das vivências dos encontros de formações. Disponibilizamos um momento de socialização dos registros e exposição das experiências externadas, como um campo de estudo e aprendizado coletivo. Constatamos que a partir dos registros e socialização das docentes oportunizamos um significativo momento reflexivos de relatos autorais, no contexto das relações entre a reflexão em ação ou reflexão sobre a ação. Os resultados também apontaram para o processo formativo docente, perpassando pela o caráter narrativo da própria prática pedagógica, percebemos como estes aspectos consolidaram um rico momento de formação entre educadores, com possibilidades, construções e reconstruções no cotidiano das relações das práticas pedagógicas das professoras da Educação Infantil do Município de Igarassu - PE.