A RELEVÂNCIA DA MONITORIA COMO INCENTIVO A DOCÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 35589 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1672 "inscrito_id" => 2246 "titulo" => "A RELEVÂNCIA DA MONITORIA COMO INCENTIVO A DOCÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "A prática de monitória é muito significativo nas universidades públicas e particulares, vem crescendo cada vez mais devido aos grandes resultados positivos que são gradativamente observados tanto pelo corpo docente e discente. Monitoria é um serviço prestado por um aluno para uma determinada disciplina que visando assim o incentivo a docência, auxiliando o professor em diversas atividades. Essas atividades normalmente são realizadas em horário que não coincidem com as aulas, devendo ser respeitado o número de horas proposto. O aluno monitor torna-se um agente que necessita de assistência continua para que possa contribuir de maneira produtiva no processo de ensino aprendizagem, esta função favorece a prática do docente, pois o monitor irá enriquecer seus conhecimentos por meio da interação entre a teoria e a prática, oportunizando –o refletir e analisar determinadas situações seja na vida acadêmica ou profissional. Portanto, a monitoria atua com uma prática bastante significativa para a formação do acadêmico ao se caracterizar como uma atividade de iniciação a docência. O exercício de monitoria tem como objetivo abrir novas oportunidades no que diz respeito a práxis e ao planejamento do profissional do ensino superior. É de suma importância destacar que o fator diferenciador do programa de monitoria para com os demais programas existentes no PPP da universidade é exatamente de que a monitoria relaciona-se diretamente com a formação inicial da docência, assim o monitor vai adquirindo experiências valiosas em sala de aula, no planejamento das aulas, nas correções de atividades, entre outras. O projeto de monitoria procura assistir a aprendizagem e retomar as competências de cada aluno, deixando-os mas operantes e autoconfiantes nesse método de aprendizagem, que auxilia no seu desenvolvimento acadêmico. A proporção em que são trabalhados os exercícios de monitoria tem-se um planejamento diferenciado, pois, o acadêmico desenvolve aptidões e experiências de caráter imprescindível para o exercício de sala de aula. Dado o exposto, é seminal o programa de monitoria, pois, favorece o aprofundamento dos conhecimentos o acadêmico em processo de formação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "MONITORIA, DOCÊNCIA, ENSINO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID2246_11092017070829.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCIANA REGINA DA SILVA SALES" "autor_nome_curto" => "MARCIANA SALES" "autor_email" => "marcianareginadasilva@gma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 35589 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1672 "inscrito_id" => 2246 "titulo" => "A RELEVÂNCIA DA MONITORIA COMO INCENTIVO A DOCÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "A prática de monitória é muito significativo nas universidades públicas e particulares, vem crescendo cada vez mais devido aos grandes resultados positivos que são gradativamente observados tanto pelo corpo docente e discente. Monitoria é um serviço prestado por um aluno para uma determinada disciplina que visando assim o incentivo a docência, auxiliando o professor em diversas atividades. Essas atividades normalmente são realizadas em horário que não coincidem com as aulas, devendo ser respeitado o número de horas proposto. O aluno monitor torna-se um agente que necessita de assistência continua para que possa contribuir de maneira produtiva no processo de ensino aprendizagem, esta função favorece a prática do docente, pois o monitor irá enriquecer seus conhecimentos por meio da interação entre a teoria e a prática, oportunizando –o refletir e analisar determinadas situações seja na vida acadêmica ou profissional. Portanto, a monitoria atua com uma prática bastante significativa para a formação do acadêmico ao se caracterizar como uma atividade de iniciação a docência. O exercício de monitoria tem como objetivo abrir novas oportunidades no que diz respeito a práxis e ao planejamento do profissional do ensino superior. É de suma importância destacar que o fator diferenciador do programa de monitoria para com os demais programas existentes no PPP da universidade é exatamente de que a monitoria relaciona-se diretamente com a formação inicial da docência, assim o monitor vai adquirindo experiências valiosas em sala de aula, no planejamento das aulas, nas correções de atividades, entre outras. O projeto de monitoria procura assistir a aprendizagem e retomar as competências de cada aluno, deixando-os mas operantes e autoconfiantes nesse método de aprendizagem, que auxilia no seu desenvolvimento acadêmico. A proporção em que são trabalhados os exercícios de monitoria tem-se um planejamento diferenciado, pois, o acadêmico desenvolve aptidões e experiências de caráter imprescindível para o exercício de sala de aula. Dado o exposto, é seminal o programa de monitoria, pois, favorece o aprofundamento dos conhecimentos o acadêmico em processo de formação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "MONITORIA, DOCÊNCIA, ENSINO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID2246_11092017070829.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:20" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCIANA REGINA DA SILVA SALES" "autor_nome_curto" => "MARCIANA SALES" "autor_email" => "marcianareginadasilva@gma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }