Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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A RELEVÂNCIA DA MONITORIA COMO INCENTIVO A DOCÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: MONITORIA, DOCÊNCIA, ENSINO, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 17 – Ensino e suas interseções

Resumo

A prática de monitória é muito significativo nas universidades públicas e particulares, vem crescendo cada vez mais devido aos grandes resultados positivos que são gradativamente observados tanto pelo corpo docente e discente. Monitoria é um serviço prestado por um aluno para uma determinada disciplina que visando assim o incentivo a docência, auxiliando o professor em diversas atividades. Essas atividades normalmente são realizadas em horário que não coincidem com as aulas, devendo ser respeitado o número de horas proposto. O aluno monitor torna-se um agente que necessita de assistência continua para que possa contribuir de maneira produtiva no processo de ensino aprendizagem, esta função favorece a prática do docente, pois o monitor irá enriquecer seus conhecimentos por meio da interação entre a teoria e a prática, oportunizando –o refletir e analisar determinadas situações seja na vida acadêmica ou profissional. Portanto, a monitoria atua com uma prática bastante significativa para a formação do acadêmico ao se caracterizar como uma atividade de iniciação a docência. O exercício de monitoria tem como objetivo abrir novas oportunidades no que diz respeito a práxis e ao planejamento do profissional do ensino superior. É de suma importância destacar que o fator diferenciador do programa de monitoria para com os demais programas existentes no PPP da universidade é exatamente de que a monitoria relaciona-se diretamente com a formação inicial da docência, assim o monitor vai adquirindo experiências valiosas em sala de aula, no planejamento das aulas, nas correções de atividades, entre outras. O projeto de monitoria procura assistir a aprendizagem e retomar as competências de cada aluno, deixando-os mas operantes e autoconfiantes nesse método de aprendizagem, que auxilia no seu desenvolvimento acadêmico. A proporção em que são trabalhados os exercícios de monitoria tem-se um planejamento diferenciado, pois, o acadêmico desenvolve aptidões e experiências de caráter imprescindível para o exercício de sala de aula. Dado o exposto, é seminal o programa de monitoria, pois, favorece o aprofundamento dos conhecimentos o acadêmico em processo de formação.

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