PAULA, Julia Audrey De. Estratégia lúdica no ensino de parasitologia. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/36868>. Acesso em: 22/11/2024 10:22
Atualmente, vários educadores têm relatado problemas no método de ensino tradicional, voltado para aulas expositivas centradas no professor. É questionado que tal metodologia diretiva gera um clima de desinteresse por parte dos alunos. Assim, com intuito de alterar ou completar esse sistema, metodologias inovadoras estão cada vez mais vigente como maneira de facilitar o enriquecimento da capacidade que cada aluno apresenta a respeito da aprendizagem. As atividades lúdicas vêm aumentando cada vez mais no ensino de Parasitologia, como estudo dirigido, estudo de caso, jogos. O presente estudo teve como objetivo elaborar um jogo como estratégia lúdica de aprendizagem para os alunos do curso de graduação em Farmácia-Bioquímica da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP (FCFRP-USP). Foram confeccionados dois tabuleiros com imagens de protozoários com base no jogo “Cara a Cara” (Estrela) e a atividade foi aplicada durante aula prática da disciplina em uma turma de 30 alunos. Os alunos foram separados em grupo e cada equipe deveria adivinhar espécie do parasito adversário, por meio da exclusão de características. Foram observadas as qualidades das perguntas e respostas, como também a dinâmica e interação entre os estudantes. A utilização do jogo tornou a aula mais dinâmica e estimulou a participação dos estudantes que demonstraram interesse pelo aprendizado resultando em assimilação de novos conteúdos e resgatando conhecimentos básicos propostos no plano da disciplina. Os resultados obtidos neste trabalho revelaram a importância das estratégias lúdicas no processo de ensino e aprendizagem como sendo uma notável ferramenta para o docente e para o desenvolvimento do aluno, estimulando a criatividade, motivação e dinamismo.