SÁ, Lays Andrade De et al.. Serviço psicológico no ensino superior: um estudo descritivo. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/38612>. Acesso em: 23/12/2024 01:13
O ingresso no ensino superior é um marco significativo na vida dos jovens e, na maioria das vezes, acontece em um período do desenvolvimento marcado por mudanças importantes, que é o inicio da vida adulta. O conhecimento acerca da experiência universitária é primordial, pois permite identificar os fatores que podem gerar evasão ou dificuldades durante a graduação, como também aspectos relacionados ao desenvolvimento psicossocial do estudante. Este estudo, descritivo e documental, teve como objetivo delinear as principais queixas apresentadas dos estudantes que buscaram o serviço de apoio psicológico em uma instituição de ensino superior; bem como identificar algumas características importantes relacionadas a este serviço. Para a composição do presente estudo, foram analisadas as fichas de entrada para atendimento ao serviço psicológico de uma universidade pública federal da Paraíba em um período compreendido entre os meses de abril e setembro de 2017. Nestas fichas, havia informações como: mês de entrada; sexo; idade; curso; queixas principais; número de sessões; e como se deu a finalização do processo de intervenções. Os dados indicaram que os alunos os quais buscaram pelo serviço psicológico da universidade possuíam idades entre 17 e 51 anos; a maioria do sexo feminino (63,2%); com uma média de aproximadamente 3 sessões realizadas para cada um dos alunos. Sobre os cursos, Engenharia de Produção se destacou como o de maior procura, seguido por Agronomia e Engenharia Ambiental. Em relação às queixas, de uma maneira geral, a categoria “Ansiedade/insegurança/medo” foi a que mais constantemente apareceu, seguida de “Queixa escolar/aprendizagem/adaptação”. Este estudo pôde constatar a importância da investigação acerca da vulnerabilidade e bem-estar psicológicos em estudantes universitários; considerando que o sofrimento psicológico pode ter implicações consideráveis no processo de aprendizagem e formação do futuro profissional. Tal estudo subsidiou a implementação de mudanças nos serviços já existentes na instituição e a reflexão sobre novas estratégias para prevenção e intervenção em saúde mental no processo de ensino/aprendizagem do ensino superior.