Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PROJETO TEABRAÇO NO MUNICÍPIO DE APODI-RN

Palavra-chaves: AUTISMO, INCLUSÃO ESCOLAR, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
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      RESUMO: Este trabalho tem como objetivo apresentar uma visão geral sobre o " Projeto TEAbraço" projeto esse idealizado pela coordenadora Técnica de Educação Inclusiva Denilde Fernandes que integra o quadro do apoio pedagógico da  Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Apodi-RN, com o objetivo de conscientizar a população de forma geral sobre os sintomas e limitações da sociedade em entender e lidar com o  TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA). O projeto tem como  intuito falar mais sobre o autismo e apresentar metodologias  para ajudar os professores das escolas do município a trabalhar a inclusão de crianças autistas, sabendo que existem muito a ser feito pelo autista, sendo a inclusão o principal. O projeto busca firmar o propósito de acreditar que a criança autista tem potencial para aprender, e saber que ele enxerga o mundo de forma diferente, mas vive no nosso próprio mundo. E ainda despertar na sociedade o interesse em conhecer mais sobre o autismo e co-responsabilizarmos em garantir sua inserção na escola e convívio social. Tendo em vista, que o fato de ser uma criança especial, não pode privar o mesmo, a família, os profissionais que passarão pelo seu caminho uma visão diferenciada para lidar com a diferença e condição física e mental dessas crianças. Este convívio dinâmico permeado por trocas de saberes e experiências, propicia a transformação de rotas estabelecidas anteriormente nos métodos tradicionais de inclusão em algo desafiador, capacitando todos envolvidos para novo desafio da inclusão. Portanto, diante deste paradigma, faz se mister ressaltar a importância da capacitação dos profissionais envolvidos no processo de inclusão, isto tendo em vista as especificidades que permea todo este contexto. \r\n
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

RESUMO: Este trabalho tem como objetivo apresentar uma visão geral sobre o " Projeto TEAbraço" projeto esse idealizado pela coordenadora Técnica de Educação Inclusiva Denilde Fernandes que integra o quadro do apoio pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Apodi-RN, com o objetivo de conscientizar a população de forma geral sobre os sintomas e limitações da sociedade em entender e lidar com o TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA). O projeto tem como intuito falar mais sobre o autismo e apresentar metodologias para ajudar os professores das escolas do município a trabalhar a inclusão de crianças autistas, sabendo que existem muito a ser feito pelo autista, sendo a inclusão o principal. O projeto busca firmar o propósito de acreditar que a criança autista tem potencial para aprender, e saber que ele enxerga o mundo de forma diferente, mas vive no nosso próprio mundo. E ainda despertar na sociedade o interesse em conhecer mais sobre o autismo e co-responsabilizarmos em garantir sua inserção na escola e convívio social. Tendo em vista, que o fato de ser uma criança especial, não pode privar o mesmo, a família, os profissionais que passarão pelo seu caminho uma visão diferenciada para lidar com a diferença e condição física e mental dessas crianças. Este convívio dinâmico permeado por trocas de saberes e experiências, propicia a transformação de rotas estabelecidas anteriormente nos métodos tradicionais de inclusão em algo desafiador, capacitando todos envolvidos para novo desafio da inclusão. Portanto, diante deste paradigma, faz se mister ressaltar a importância da capacitação dos profissionais envolvidos no processo de inclusão, isto tendo em vista as especificidades que permea todo este contexto. Palavras Chave: Autismo, Inclusão Escolar, Aprendizagem.

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