EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PROJETO TEABRAÇO NO MUNICÍPIO DE APODI-RN
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 36646 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1645 "inscrito_id" => 6061 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PROJETO TEABRAÇO NO MUNICÍPIO DE APODI-RN" "resumo" => """ RESUMO: Este trabalho tem como objetivo apresentar uma visão geral sobre o " Projeto TEAbraço" projeto esse idealizado pela coordenadora Técnica de Educação Inclusiva Denilde Fernandes que integra o quadro do apoio pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Apodi-RN, com o objetivo de conscientizar a população de forma geral sobre os sintomas e limitações da sociedade em entender e lidar com o TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA). O projeto tem como intuito falar mais sobre o autismo e apresentar metodologias para ajudar os professores das escolas do município a trabalhar a inclusão de crianças autistas, sabendo que existem muito a ser feito pelo autista, sendo a inclusão o principal. O projeto busca firmar o propósito de acreditar que a criança autista tem potencial para aprender, e saber que ele enxerga o mundo de forma diferente, mas vive no nosso próprio mundo. E ainda despertar na sociedade o interesse em conhecer mais sobre o autismo e co-responsabilizarmos em garantir sua inserção na escola e convívio social. Tendo em vista, que o fato de ser uma criança especial, não pode privar o mesmo, a família, os profissionais que passarão pelo seu caminho uma visão diferenciada para lidar com a diferença e condição física e mental dessas crianças. Este convívio dinâmico permeado por trocas de saberes e experiências, propicia a transformação de rotas estabelecidas anteriormente nos métodos tradicionais de inclusão em algo desafiador, capacitando todos envolvidos para novo desafio da inclusão. Portanto, diante deste paradigma, faz se mister ressaltar a importância da capacitação dos profissionais envolvidos no processo de inclusão, isto tendo em vista as especificidades que permea todo este contexto. \r\n Palavras Chave: Autismo, Inclusão Escolar, Aprendizagem. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "AUTISMO, INCLUSÃO ESCOLAR, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA11_ID6061_11092017014111.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO EMERSON DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "EMERSON MEDEIRO" "autor_email" => "emersonmedeiros01@hotmail" "autor_ies" => "FACULDADE EVOLUÇÃO ALTO OESTE POTIGUAR (FACEP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 36646 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 1645 "inscrito_id" => 6061 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PROJETO TEABRAÇO NO MUNICÍPIO DE APODI-RN" "resumo" => """ RESUMO: Este trabalho tem como objetivo apresentar uma visão geral sobre o " Projeto TEAbraço" projeto esse idealizado pela coordenadora Técnica de Educação Inclusiva Denilde Fernandes que integra o quadro do apoio pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Apodi-RN, com o objetivo de conscientizar a população de forma geral sobre os sintomas e limitações da sociedade em entender e lidar com o TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA). O projeto tem como intuito falar mais sobre o autismo e apresentar metodologias para ajudar os professores das escolas do município a trabalhar a inclusão de crianças autistas, sabendo que existem muito a ser feito pelo autista, sendo a inclusão o principal. O projeto busca firmar o propósito de acreditar que a criança autista tem potencial para aprender, e saber que ele enxerga o mundo de forma diferente, mas vive no nosso próprio mundo. E ainda despertar na sociedade o interesse em conhecer mais sobre o autismo e co-responsabilizarmos em garantir sua inserção na escola e convívio social. Tendo em vista, que o fato de ser uma criança especial, não pode privar o mesmo, a família, os profissionais que passarão pelo seu caminho uma visão diferenciada para lidar com a diferença e condição física e mental dessas crianças. Este convívio dinâmico permeado por trocas de saberes e experiências, propicia a transformação de rotas estabelecidas anteriormente nos métodos tradicionais de inclusão em algo desafiador, capacitando todos envolvidos para novo desafio da inclusão. Portanto, diante deste paradigma, faz se mister ressaltar a importância da capacitação dos profissionais envolvidos no processo de inclusão, isto tendo em vista as especificidades que permea todo este contexto. \r\n Palavras Chave: Autismo, Inclusão Escolar, Aprendizagem. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "AUTISMO, INCLUSÃO ESCOLAR, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA11_ID6061_11092017014111.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:21" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO EMERSON DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "EMERSON MEDEIRO" "autor_email" => "emersonmedeiros01@hotmail" "autor_ies" => "FACULDADE EVOLUÇÃO ALTO OESTE POTIGUAR (FACEP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }