Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JOGOS MATEMÁTICOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGENS NOS ANOS INICIAIS E SEUS REBATIMENTOS NA FORMAÇÃO DO DOCENTE

Palavra-chaves: DOCENTE, DISCENTE, APRENDIZAGEM, MATEMÁTICA, MATEMÁTICA Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este artigo teve como propósito defender as contribuições dos jogos matemáticos no processo de ensino e aprendizagens nos anos inicias e os rebatimentos na formação docente. Visto que, o ensino de matemática e sua importância enquanto parte integrante do currículo escolar da Educação Básica destaca-se por ser uma ciência difícil de ser ensinada e compreendida, por outro lado ela se torna indispensável para desenvolvimento humano. A realização desta pesquisa deu-se por um estudo de natureza qualitativa, que para Minayo (2015) é uma abordagem que lida com o universo dos significados, conjunto de fenômeno que parte da realidade social com a responsabilidade de responder detalhadamente as informações e especificar a realidade vivida. E ainda foram usadas pesquisas bibliográficas, abordagem qualitativa e como instrumento de coleta de dados o questionário que foram aplicados para quatro professoras dos anos iniciais. Após alguns estudos realizados foi possível considerar que o jogo é enriquecedor e quanto a sua utilização é benéfica para o aluno, seu uso facilita a compreensão, concentração e o raciocínio lógico passando assimilar melhor o conteúdo que está sendo abordado. Também foram observados que apesar das professoras concordarem com uso do concreto na sala de aula, as mesmas apresentavam uma certa resistência para aplicação dos jogos nas aulas de matemática, devido as diversas situações existentes do dia – a – dia. É sabido que o jogo quando bem trabalhado adquire alguns princípios e uma das primeiras mais importante é autonomia, a partir do momento em que o aluno passar a ter contato com o concreto ele vai aperfeiçoando suas habilidades e desenvolvendo o raciocínio lógico-matemático, se sentem mais confiantes e críticos, criando assim, um vínculo entre a disciplina e quebrando as barreiras existentes, mas tudo isso só é possível se o professor como mediador dessa aprendizagem propor atividades que traga o máximo de situações que envolva os jogos. Outra dimensão importante é satisfação que o aluno terá quando estiver manuseando o jogo, certamente aprenderá matemática de forma prazerosa.

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